Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Quando eu era novinha, tinha muita dificuldade em fazer amigos. No começo, achavam que eu era tímida – e acho que eu comprei essa ideia também. Depois de um tempo, comecei a entender que eu não era exatamente tímida, só não sabia muito bem o que dizer, e passei a treinar o tal do ‘puxar assunto’.

Corta a cena e a vida adulta me mostrou que não é todo mundo que sabe fazer amigos – ou mantê-los – e que talvez eu não tenha praticado tanto assim quando era adolescente. Verdade seja dita, fazer amigos é assustador, porque mesmo que você descubra como fazê-los, é difícil entender como transformar o ‘oi, tudo bem?’ em uma amizade.

Então, acho que com toda essa experiência, existem algumas coisas que eu entendi sobre fazer amigos e que a gente não fala tão abertamente assim:

1.Manter uma amizade exige contato

Tudo bem, você passou do primeiro passo, conseguiu conhecer alguém novo. Agora vem a parte mais complicada: manter essa pessoa como sua amiga. A questão é que um laço de amizade não se forma se não houver interesse das duas partes: por exemplo, se vocês começam a conversar, mas não têm assunto e não sentem vontade de continuar conversando, obviamente a amizade não vai para frente. Ou seja, você precisa manter um contato com essa pessoa e se interessar por ela. Faz sentido, certo?

2.Forçar a barra não funciona

Todo mundo já teve esse momento: você conhece alguém por causa de um assunto X e aí vocês ficam encontrando motivos relacionados a esse assunto para puxarem assunto uma com a outra. Por mais que isso funcione por um tempo, fica com uma cara de forçar uma barra mais para frente. Fazer amigos significa que você se interessa por essa pessoa ao ponto de incluí-la na sua vida. Esse vínculo só será criado quando você mostrar uma vontade de genuína de conhecer essa pessoa além de um único assunto ou gosto. Por exemplo: se você gosta de pop coreano e ela também, é legal começarem uma amizade com base nisso, mas falar só sobre esse tema vai tornar a relação superficial e vazia.

3.O contato também tem que ser ao vivo

O bom da internet é que ela permite que esse contato com uma amiga seja mais frequente, afinal, todo mundo está à uma mensagem no Whatsapp de distância. Mas é mais do que isso. A gente precisa de contato ao vivo, sabe? Encontrar com os seus amigos é importante por muitos motivos, mas o principal é porque aquele laço que a gente comentou nos itens acima fica ainda mais firmado – e vocês começam a perceber que é legal sair junto, aproveitar uma tarde conversando e tomando café, ir ao cinema e fazer outras atividades. Com isso, aquele ‘climão’ do começo da amizade é substituído por parceria.

4.Honestidade é chave

É a mesma coisa que manter um namoro: se você não é 100% honesta com o que sente, uma hora ou outra esse ressentimento vai bater a sua porta. Fingir ser alguma coisa diferente do que você é só para manter uma amizade não é saudável – pelo contrário, gera raiva e frustração, é cansativo. Então, seja honesta: com você mesma e com a outra pessoa, essa honestidade é o que torna uma relação verdadeira – você não precisa mentir para ser aceita. Falando nisso…

5.É um exercício de aceitação

Fazer amigos dá medo porque a gente vive em busca de aceitação – e faz o que pode para ser um pouquinho mais aceita a cada passar de dia, para se encaixar no que as pessoas chamam de ‘normal’. Mas esse ‘normal’ não existe, ele é fabricado. E quando a gente tenta se encaixar nisso, acaba não sendo honesta consigo mesma e com os outros (como a gente comentou acima), e isso tem muitas consequências. A principal é que nos sentimos mentirosas e frustradas. Nesse contexto, o amor próprio é muito importante, porque nós aprendemos através deles que já somos aceitas, sempre, e que o mais importante é ter ao nosso redor pessoas que acrescentam e que estão na mesma frequência que a gente.

Foto de capa: Reprodução / Quatro Amigas e um Jeans Viajante


Você tem alguma dica sobre como fazer amigos? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.

@ load more