Como as redes sociais impactam em nossas vidas
Hoje em dia é muito difícil alguém não ter redes sociais e, mais difícil ainda, passar um dia sem o seu amado celular. Porém, quais são os impactos dessas interações em nossa vida? Você já se perguntou?
Precisamos de equilíbrio. Contudo, sem percebermos, gastamos mais de 4 horas olhando feeds e stories. Essas são horas preciosas que poderiam ser utilizadas em outras áreas da nossa vida.
Entretanto, as redes sociais e a internet no geral, se usadas da forma correta, podem trazer benefícios. Um exemplo é o acesso fácil à informação, possibilitando a conexão com qualquer pessoa independentemente da distância.
Pensando em tudo isso, vamos falar sobre alguns pontos positivos e negativos das redes sociais.
Com o que temos que tomar cuidado com relação à redes sociais?
Algumas pessoas estão vivendo mais virtualmente do que fisicamente, ou seja, estão se importando mais com o que postam do que realmente sentem e vivem. Isso é extremamente perigoso.
Por um lado, existe uma pessoa que posta de forma descontrolada a sua vida, em uma constante busca por aceitação e ego. Por outro lado existe uma pessoa que assiste esse comportamento e se questiona porque não está vivendo isso, ou por qual motivo não tem tantas curtidas, ou como ser igual e etc.
É um clico de pressão, estresse e cobrança. Uma competição silenciosa para ver quem é mais popular, feliz e bem sucedido, mesmo que na realidade tudo seja uma grande mentira.
Já estamos cansadas de ouvir que o número de pessoas com depressão e ansiedade só aumentam, principalmente entre os jovens e que uma das principais causas é o uso descontrolado das redes sociais.
Também há uma enorme procura por cirurgias plásticas, principalmente por mulheres. Elas querem ficar parecidas com os filtros, na vida real.
Para resumir, temos que tomar cuidado para não entrarmos nesse ciclo e não darmos prioridade para as redes sociais, é preciso viver a realidade. Outro ponto é blindar o emocional com informações e autoconhecimento, para não ficarmos fragilizados e tentados a repetir esses comportamentos destrutivos.
As Fake News
Assuntos voltados a política, economia e esportes são muito comuns nas redes sociais e as notícias falsas também. Algumas pessoas podem criar informações com o intuito de vangloriar algo ou alguém, ou até mesmo para prejudicar, e compartilhar com todos seus amigos e conhecidos.
Por isso antes de compartilharmos notícias, principalmente voltado para esses segmentos, devemos pesquisar e verificar a veracidade das informações.
Temos que fazer a nossa parte para melhorar o ambiente virtual e não colaborar com coisas falsas e negativas!
O ódio gratuito
Por não estar frente a frente no mundo físico a internet cria barreiras emocionais, fazendo com que as pessoas se sintam mais confortáveis para expor opiniões agressivas e tristes, muitas vezes com o intuito de prejudicar e manchar a imagem do outro(a).
Vemos isso o tempo todo no mundo dos famosos, mas você não precisa ter 1 milhão de seguidores para isso acontecer com você. Quase todo mundo já sofreu ataque de haters (odiadores).
Essa situação pode levar pessoas a automutilação e até mesmo ao suicídio. Então fique atenta, se você estiver passando por isso, comunique alguém de sua confiança e busque as leis voltadas para a internet e os responsáveis pela plataforma.
Conteúdos sexuais
Hoje em dia é muito comum as pessoas trocarem nudes (fotos nuas), gravações, ou até mesmo se exporem ao vivo. E também não é novidade que muitas dessas mensagens íntimas são extraviadas e publicadas para todos, causando uma enorme dor na vítima.
Além da exposição, a vítima sofrerá com comentários maldosos, e toda essa situação podem causa danos inimagináveis em seu emocional.
Por isso tome cuidado ao trocar esse tipo de mensagem, principalmente com pessoas que você conheceu em sites de relacionamento, ou com parceiro(as) que estão juntos a pouco tempo.
Pontos positivos das redes sociais
Não podemos ser radicais e apenas pensar e divulgar o lado negativo das coisas. Assim como tudo na vida, as redes sociais têm os seus ponto positivos!
- Elas aumentam a interação social e fazem o mundo parecer menor;
- Você consegue encontrar com mais facilidade pessoas com os mesmos gostos que o seu;
- Há muito conteúdo positivo nas redes sociais, basta seguir as pessoas certas;
- Você consegue ver dicas e aprender coisas novas;
- Podem promover a empatia;
- É possível conversar com pessoas que moram longe;
- Resgatar amizades da infância;
- Você pode se sentir menos sozinho;
- Pode promover a empatia e a união.
Esse são apenas alguns dos pontos positivos que as redes sociais causam na vida das pessoas. Para ter esses benefícios, use com moderação e responsabilidade.
Espero que esse artigo tenha te ajudado, pois todos nós estamos suscetíveis a encarar os pontos negativos e positivos das redes sociais. É preciso identificá-los e agir da maneira certa, sempre pensando em fazer o bem a si mesmo a aos outros!
Compartilhe com suas amigas.
Beijos…