Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A dica de hoje é pra quem quer se livrar ou pelo menos reduzir a retenção de líquido. Quem nunca sofreu com os sintomas dela? Aquela sensação de mal estar, como se um balão estivesse dentro da gente!

A retenção pode acontecer por inúmeros motivos, e afeta várias regiões do corpo. Combatê-la- vai além de motivos estéticos – é sinônimo de bem-estar.

O inchaço é apenas uma das formas em que a retenção de líquido se manifesta. Ela ocorre devido ao acúmulo de água entre as células do corpo e talvez, seja esse o sintoma mais incômodo da retenção. 

Ela pode ocorrer por inúmeros fatores: anticoncepcionais, ciclo menstrual, excesso de sal na dieta, uso de corticoide, antidepressivo e anti-histamínicos, além de muitas vezes o próprio organismo ser mais propenso à retenção. 

Independente do motivo pelo qual você está enfrentando isso, existem algumas formas de combater e amenizar os incômodos sintomas. E se você, sente que esse inchaço está começando a interferir demais na sua vida, nós temos 5 dicas pra te ajudar! 

Retenção de líquido: combatendo os sintomas

1. É hora do exercício físico 

retencao-liquido-superela

O exercício físico é um importante aliado no combate à retenção de líquido e consequentemente o inchaço. Não importa como você vai se exercitar: caminhada, corrida, esportes, academia. O importante é você se movimentar, pois isso ajuda e muito a circulação.

2. Sal em excesso: um verdadeiro vilão 

Se tem uma coisa que você precisa reduzir urgente no seu cardápio, é o sal! Aliás, alimentos ricos em sódio e condimentados são os que mais interferem, piorando a sensação de inchaço, e aumentando a retenção.

3. Hidrate-se: água é fundamental! 

A gente sempre ouviu da importância de uma boa hidratação para o nosso organismo. O consumo indicado é de 2l a 3l por dia! Fazer um consumo correto e constante de água, ajuda a diminuir o incômodo causado pela retenção. A água repõe os sais minerais necessários, além de desintoxicar o nosso corpo.

retencao-liquido-superela

4. Alimentos do Bem!

Nós podemos combater os sintomas que já existem, mas também conseguimos prevenir, com uma alimentação balanceada e seguindo uma vida saudável.

Alguns alimentos são muito eficientes nessa função: frutas e legumes que sejam ricos em água, auxiliam na hidratação. Sucos diuréticos também ajudam na desintoxicação e na eliminação de líquidos em excesso. Melancia e Abacaxi, por exemplo, são duas frutas perfeitas para turbinar a bebida! 

retencao-liquido-superela

5. Drenagem Linfática: uma aliada na retenção de líquido

Algumas vezes é necessário uma ajudinha extra, além do exercício e uma alimentação saudável. É aí que entra a drenagem linfática, extremamente poderosa para liberar toxinas e diminuir o inchaço.

A drenagem tem como finalidade estimular o sistema linfático, e os benefícios são muitos. Além de ser relaxante, a massagem – que deve ser feita por um profissional experiente – ativa a circulação sanguínea, impedindo que os líquidos fiquem retidos no nosso organismo, além de diminuir de maneira mais rápida e eficaz, o inchaço. Um verdadeiro detox! 

Imagem de capa: iStock

@ load more