Como combinar estampas sem dificuldade em 6 dicas
Eu falei no meu texto de estreia aqui no site da dificuldade que vejo em clientes e mulheres, em geral, de combinar cores. Porque esse é o elemento que mais chama atenção no look, e daí acaba despertando insegurança.
Hoje, quero abordar outro tema que também está carregado de cores, as estampas. Estampas têm muita informação visual, especialmente de cor, e quanto mais cores você coloca no seu look, mais informal ele fica. As mulheres brasileiras usam muito estampa e pudera, a nossa indústria têxtil tem expertise em estamparia. Temos as mais lindas. É difícil resistir.
Mas também, assim como as cores, rolam muitas dúvidas sobre como combinar estampas. Nem todas gostam de mix de estampas. Mas algumas não usam por não saber como. Outras por ficarem com medo de ousar.
Então, vou te dar opções e um guia rápido de como combinar estampas. É pra você ir testando, se aventurando e se permitir pra ver se é a sua ou qual das combinações você curte mais. Porque estilo é isso. Nem tudo é pra tudo mundo. Vem comigo nesse passo a passo que depois dele você vai ficar segura pra combinar (ou descombinar) sem medo.
Como combinar estampas:
1. Estampa com peça lisa não tem erro!
Peça estampada sempre dá certo com peça lisa. Observe as cores que estão na estampa e combine com uma peça lisa da mesma cor ou tom que está na estampa. Vai funcionar!
2. Juntando acessórios
Mix de estampas não se faz só com peças de roupas. Se faz com acessórios também. É um bom começo pra quem está com receio de ficar com muita informação visual. Interagimos com o mundo com o rosto então tudo que usamos, seja roupas ou acessórios, próximo a ele marca mais, tanto pra quem usa como para os que interagem conosco.
Então, pra quem quer começar a explorar o mundo das estampas ou ter um resultado discreto, inicie por partes de baixo que ocupem pouco espaço e estejam longe do rosto. O resultado será mais suave. Por exemplo: no mesmo look, você pode usar um lenço como cinto e sapatos em animal print.

3. Procure a cor em comum
Misturar duas estampas que tenham, pelo menos, uma cor em comum é um caminho que também funciona. Se tiver mais cores em comum será melhor ainda. Imagine coordenar, por exemplo, estampas em azul e verde e azul e rosa. O azul vai linkar essas estampas.
4. Estampa menor + estampa maior
Nesse caso, você deve observar o tamanho geral da estampa. É grande, média, pequena? Pra ter harmonia e menos chances de desafinar, as pequenas ficam bem com as médias, as médias ficam melhores com as grandes.
Estampa muito miudinha destoa se colocada próxima a uma gigante, entende? Mas vale sempre experimentar e ver se tem a ver com o seu estilo, se o resultado final te agrada porque é isso que conta.

5. Temas que combinam entre si
Outro jeito fácil e rápido é coordenar estampas por temas. Há aquelas temáticas clássicas que sempre funcionam juntas como florais, poás, listras, xadrezes, animal print. Mistura que vai dar certo!
Vale pensar também nas estampas localizadas como frases divertidas, logotipos, desenhos e personagens da cultura pop/rock que funcionam coordenadas com essas estampas temáticas citadas acima.

6. Misturando 3 (ou mais) estampas
Dá pra misturar três (ou mais) estampas, sim. Você pode ter um resultado mais ousado e colorido ou mais tranquilo. Aqui, quem manda são a imaginação, a criatividade e o estilo, claro.
Para um resultado mais suave, vale escolher uma das estampas num acessório como lenço, sapato ou bolsa. A dica é optar por duas estampas parecidas que coordenem entre si e a terceira fica mais livre pra ser como você quiser.


O bom do mix de estampas é que ele é um multiplicador de looks dos bons. Te dá variedade. E aprendendo a coordenar, você passa a ter domínio do resultado e entende as mensagens que transmite ao fazer certas opções. É pra sair do automático e escolher seus looks com intenção.
Imagem de capa: Unsplash