Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O fim de ano chega e parece automático já fazer planos e definir metas para o ano que se aproxima. Esse sentimento de renovação é muito útil e benéfico, mas quantas pessoas você conhece que, de fato, cumprem as suas metas de ano novo?

Esse dilema faz parte da vida da maioria das pessoas e tornam uma situação positiva em motivo de frustração quando dezembro se aproxima… isso se a sua lista de metas não ficar esquecida ao longo do ano e você nem lembrar mais do que desejou.

Se para algumas pessoas fazer uma lista de resoluções de ano novo pode parecer uma bobagem, para outras pode ser um ótimo direcionamento de coisas que se deseja cumprir ao longo dos próximos 12 meses. Para isso, nesse artigo eu vou te dar 6 dicas para que suas metas de ano novo se tornem realidade de maneira mais fácil do que você imagina:

Dicas para cumprir suas metas de ano novo em 2020:

1. Defina metas objetivas

Metas vagas sempre vão dar margem para interpretações e dificilmente você vai conseguir materializar o objetivo ou o caminho para atingir o resultado esperado.

Por exemplo, em vez da sua meta ser “vou começar a correr em 2020”, ela pode ser “vou completar uma corrida de 5km em 2020”. Ter um objetivo mais claro e definido facilita a sua visão do caminho a ser percorrido.

2. Dilua essa meta em 12 meses

Você fez o passo anterior e agora tudo parece mais claro na sua mente? Agora é hora de quebrar essa meta em mini metas ao longo do ano.

Isso ajuda a sua mente a entender que o objetivo não será alcançado de uma hora para outra e que dar pequenos passos diários te levarão a riscar a sua meta do papel, senão você corre o risco de chegar em outubro e ver que nem começou a trabalhar no seu objetivo.

Por exemplo, a sua meta é “vou completar uma corrida de 5km em 2020”. Você pode diluir isso em:

  • Janeiro: vou marcar um médico para fazer um check up e ver se estou apta a correr
  • Fevereiro: vou me matricular em uma academia/achar um grupo de corrida
  • Março: vou correr meu primeiro 1km . E assim por diante…

3. Não jogue a meta na gaveta

Montou o planejamento anual e agora está empolgada para começar? Para manter esse ânimo ao longo do ano, é interessante deixar os seus objetivos sempre à mostra.

Vale colar no espelho do banheiro, marcar na agenda, tirar uma foto e colocar no fundo de tela do celular… o importante é que você olhe para suas metas de ano novo diariamente para se lembrar do que prometeu a si mesma.

Pode parecer uma cobrança insistente no início, mas isso continua a dar clareza para a sua mente sobre o que você deseja que seja conquistado.

4. Mude a rota se for necessário

Quando fazemos nossa lista de resoluções de ano novo, estamos levando em consideração o momento que vivemos e as metas parecem fazer sentido nesse contexto.

Porém sabemos que imprevistos acontecem, nossas prioridades mudam e, com isso, novas metas podem surgir ao longo do ano e outras terão que ser substituídas… e tudo bem!

Os passos acima continuarão a te ajudar a conquistar seus objetivos mesmo que sua lista de resoluções mude completamente de janeiro até dezembro. Mas preste bem atenção ao passo seguinte:

5. Faça uma auto-reflexão

Você definiu uma das suas metas de ano novo como “vou completar uma corrida de 5km em 2020”, certo? Mas aí o trabalho exigiu muito de você, fez hora extra, a academia é muito cara, o tempo esfriou… talvez você não consiga correr os 5km, mas a culpa não é sua, né? Melhor riscar essa meta da lista?

Quando fazemos uma lista de resoluções de ano novo a última coisa que queremos é falhar, então às vezes é mais fácil culpar fatores externos, riscar a meta do papel e fingir que não prometeu nada daquilo.

Porém é necessário criar responsabilidade pelas coisas que acontecem (ou não) nas nossas vidas e, nessa hora, uma auto-reflexão é muito válida e é importante que você seja honesta com você mesma: estou tirando esse objetivo da minha lista porque algo mais importante surgiu ou porque estou com medo de falhar.

6. Celebre suas pequenas conquistas

Imagine que você é uma pessoa sedentária e que definiu a meta de correr 5km em 2020. Agora imagine que para atingir esse objetivo, você passou a ir diariamente na academia e a correr no parque nos fins de semana.  É ou não uma vitória?

Se dividimos a nossa meta em mini metas, celebre suas mini conquistas. O legal da lista de resoluções de ano novo é ver que podemos dar pequenos passos diários para atingir algo grande, que no começo parece distante e difícil. A celebração de pequenos resultados vai te dar fôlego e ânimo durante todos os 12 meses!

Está pronta para criar sua lista de resoluções e ter um 2020 cheio de conquistas?

Imagem: Shutterstock

@ load more