Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já sentiu ansiedade à noite e ficou angustiada sem conseguir dormir? Então esse texto é pra você.

A ansiedade é um sintoma comum a todas as pessoas, em excesso pode virar um quadro psiquiátrico, por isso é considerada o mal do século. Chamada de várias formas como preocupação, angústia, nervosismo, agitação, inquietação, entre outros nomes, é uma reação do organismo em resposta á um medo excessivo de que algo aconteça.

O ansioso fica tão focado em um possível desastre futuro que acaba provocando um sofrimento desnecessário por algo, que na maioria das vezes, nem acontece.

Quando o indivíduo deixa de realizar suas atividades rotineiras ou se prejudica devido a este estado, deve procurar ajuda psicológica.

Não sendo um quadro patológico, as pessoas sofrem, em maior escala, ansiedade à noite, quando não há muitas tarefas e sobra tempo para pensar e remoer situações ansiogênicas. É neste período que surgem as maiores queixas de uma sensação de inquietação mental.

A ansiedade colocada em prática aparece através do comportamento, ou melhor, da compulsão. O comportamento compulsivo gera respostas e atitudes precipitadas, excessos na alimentação ou ingestão alcoólica ou até mesmo, no uso de cigarros, medicações e drogas ilícitas como forma de enfrentar e se anestesiar desse sentimento.

Se você é daquelas pessoas que se sente angustiada à noite, deve colocar em ação as cinco dicas que podem te ajudar a enfrentar este momento sem precisar recorrer a recursos que irão te causar ainda mais sofrimento e consequências ruins como: vícios, ganho de peso, brigas desnecessárias, compras online, entre outras atitudes nocivas na tentativa de aliviar algo que está dentro de você.

Dicas para diminuir a ansiedade à noite:

1. Não tente resolver seus problemas a noite

Independente da situação que estiver vivendo, nada mudará enquanto você dorme, descanse, durma bem e no dia seguinte pense as alternativas e coloque em ação. Os problemas do dia são para serem resolvidos de dia.

2. Interaja com a pessoa que você ama

Conte sobre seu dia e escute com interesse o dia dela, assim você pode escutar um conselho e também, tirar um pouco o foco da sua rotina. Além disto, o contato físico ajuda a baixar o estresse, afinal somos humanos e temos a necessidade de interação, assim como, a troca de carinho nos traz a sensação de que temos um porto seguro para superar as dificuldades.

3. Tenha um hobby

Faça algo que você gosta todos os dias, se permita ter um momento de prazer. Se for assistir TV ou ler procure por programas, livros ou filmes divertidos ou leves que provoquem sentimentos de paz, alegria e conforto, evite o que te causa preocupação, medo ou tristeza, pois, há uma grande chance de você sonhar sobre o assunto.

4. Faça alguma atividade física

O exercício é um relaxante natural, mas procure praticar mais cedo, pois ele te dará uma disposição que pode prejudicar sua hora de dormir. Tente fazer exercícios até 5 horas antes de ir para cama.

5. Deite e respire fundo

O quarto deve ser seu templo de descanso e recuperação. Não tenha o hábito de trabalhar na cama, ela é feita para descansar, namorar e dormir. Deixe o celular de lado, diminua ao máximo os estímulos como a TV ou luzes e faça respirações profundas prestando atenção em cada parte do seu corpo e sinta-se relaxando a cada expiração. A respiração profunda irá te ajudar a dormir melhor. Não se esqueça que antes de dormir não é a hora de ler e-mails ou jogar, estas atividades podem te deixar ainda mais agitada.

Você pode controlar a ansiedade através do seu pensamento, pois ela é apenas uma preocupação antes do tempo. Lembre-se: se o problema não é fome, comer não é a solução! Siga as dicas para diminuir a ansiedade à noite e tenha uma ótima noite de sono.

Imagem: Stocksnap

@ load more