Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O clima de festa de final de ano é muito bom, não é mesmo?

Mais um ano está chegando ao fim, por isso é importante que você faça um planejamento para economizar na festa de fim de ano. Afinal, é comum que os gastos com presentes, decoração e comidas consumam boa parte da renda e extrapolem o seu orçamento.

Sem contar que logo vêm outras contas para pagar em janeiro (IPTU, material escolar, IPVA, etc.), além da fatura do cartão de crédito! E isso pode ser pior que a ressaca do Réveillon, caso você não se planeje!

Um pouco de cuidado não irá atrapalhar suas festas. Não o torne sinônimo de descontrole financeiro. Porque muitas delas podem ser evitadas ou substituíveis. 

Para ajudar no controle, separei 5 dicas infalíveis para você economizar na festa de fim de ano em 2019. Vamos lá?

Como economizar na festa de fim de ano

1. Coloque tudo no papel!

Para você se organizar da melhor maneira, anote todos os ganhos de fim de ano (renda fixa e rendimentos extras como o 13º salário, bonificações e férias). Em seguida, liste as despesas, entre fixas e variáveis, mas também verifique se há pendências financeiras. Depois de fazer esse planejamento, você conseguirá saber quanto será possível reservar para os gastos de fim de ano sem se endividar.

2. Evite exageros culinários

Se você ficou responsável pela festa de Natal ou Ano Novo? Defina o número de convidados de acordo com seu orçamento e pense no menu a partir daí.

Na escolha de ingredientes no mercado, veja o que está dentro do seu orçamento e o que pode ser deixado de lado. Uma ótima maneira de economizar na festa de fim de ano é colocando a mão na massa e fazer você mesma a comida e enfeites para a festa.

Talvez não dê para preparar tudo, mas, com uma dose de organização e pesquisa, é possível reduzir o gasto com diversos itens. Na internet, você encontrará muitas ideias para decoração e também para a ceia. Então, abuse de sua criatividade!

3. Faça compras com antecedência

Essa é uma estratégia fundamental para economizar na festa de fim de ano. Com tempo hábil, você poderá adquirir tranquilamente os produtos necessários e terá condições de encontrar boas promoções, além de evitar pagar mais caro pelos itens, conforme a data se aproximar. Além disso, com organização, poderá fugir do tumulto dos últimos dias e ganhará muito mais tempo.

4. Compartilhe a ceia com os convidados

Que tal dividir a comida e a bebida com os convidados?

Se cada um levar um prato de doce ou salgado, não pesará no bolso de ninguém. Assim, é possível que todos economizem! Outra opção seria dividir as compras no supermercado.

Festas de fim de ano, especialmente o Natal, tratam-se de compartilhamento, desse modo, nada de ficar com vergonha.

5. Inove na maneira de trocar presentes

Trocar presentes é um costume de Natal. Contudo, ninguém dá conta de presentear todas as pessoas que gostaria. Por isso, é interessante variar a maneira fazê-lo.

Você pode organizar um amigo secreto (inclusive, há variações divertidas da brincadeira) ou combinar de presentear só as crianças, por exemplo. É legal que as pessoas envolvidas conversem e descubram o que funciona melhor para elas. A seguir, listarei algumas ideias para você.

Amigo ecológico

Que tal usar o amigo secreto para espalhar um pouco de verde pelo planeta? A ideia é que, na troca de presentes, cada um ganhe algo para plantar. Em floriculturas, você encontrará plantas de diversos tipos. Imagine presentear ou ganhar uma planta exótica? Todo mundo gosta de ganhar presentes, não é mesmo?

Amigo doce

Chocolates, bolos, brigadeiros, e outras guloseimas, com opções inclusive orgânicas. A  brincadeira pode envolver o preparo: cada um fazendo seu doce predileto para presentear. Não faltam receitas na web. Quer fazer uma torta doce? Há centenas de prepararos diferentes na página da Globo.

Amigo R$ 19,99

Nessa modalidade, você poderá estipular um valor a ser gasto comprando até R$ 19,99. Não faltam opções entre livros, itens de cozinha, higiene pessoal etc. Esse valor não pesa para ninguém. O mais importante, na ocasião, não é o presente, mas se reunir com a família.

Quer mais conteúdos sobre finanças pessoais? Me siga no Instagram e no Youtube.

Te espero no próximo artigo! Um abraço.

@ load more