Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você sabe qual é a sua verdadeira vocação?

Existe algo que só você faz da maneira que você faz. Aquilo que você nasceu para fazer. E quando você trabalha com a sua vocação você se sente feliz e realizada. No texto de hoje eu vou compartilhar 5 passos para você encontrar a sua verdadeira vocação.

Como encontrar sua verdadeira vocação:

1. Olhe para dentro de você

A primeira coisa que a gente faz no momento de escolher caminhos profissionais é olhar para o lado de fora. A gente analisa as áreas profissionais com grandes chances de sucesso, status e dinheiro. As carreiras que deixarão a família orgulhosa. Ou que oferecem a maior chance de ter estabilidade.

Só que é você que vai passar 9, 10, 12 horas por dia fazendo o trabalho. É você que passará boa parte da sua vida trabalhando com o que você escolheu.

vocacao - 1

Então o mundo, as expectativas das pessoas tem que vir em segundo plano na hora de fazer suas escolhas.

Primeiro você precisa se conhecer de verdade, entender o que te deixa feliz e o que você realmente quer para sua vida. Descobrir a sua verdadeira vocação só acontece quando você olha para dentro de você. E uma forma poderosa de fazer isso é através da meditação. Você pode começar a meditar com apenas 5 minutos por dia.

Para isso sente em lugar confortável, fique em silêncio e foque na sua respiração. Deixe os pensamentos irem e virem e não se apegue a nenhum deles. Quando você começa a silenciar a sua mente, você começará a ouvir o seu coração e a sua intuição. E irá descobrir a sua verdadeira vocação.

2. O que te deixa em fluxo?

Uma das formas de você descobrir a sua vocação é prestar atenção nas atividades que você faz em estado de fluxo. Estado de fluxo é quando você faz algo e nem vê o tempo passar e sente uma grande realização.

vocacao - 2

“Uma experiência de fluxo é aquela em que estamos completa e inconscientemente absortos no que quer que estejamos fazendo, seja escalando uma parede de rochas, tocando piano, praticando pilates, apresentando uma conferência ou realizando uma cirurgia.” Roman Krznaric

Descubra o que te deixa em estado de fluxo fazendo um diário e anotando os momentos que você se sentiu assim. Após alguns dias você poderá vê algumas pistas da sua vocação analisando esses momentos de fluxo.

3. Suas paixões

Sua vocação pode estar entre uma das suas paixões. Para descobrir suas paixões preste atenção naquilo que você faz espontaneamente por amor.

vocacao - 3

Como por exemplo, os assuntos que você passaria horas conversando sobre: a sua sessão favorita da livraria, os sites e blogs que você visita constantemente. Questões que você tem um interesse natural.

Faça um mapeamento de todas as suas paixões.

Tem paixões que serão só um hobby para você e está tudo bem ser assim. Mas tem outras que sim podem ser a sua vocação e você ainda não se deu conta.

E como você faz para diferenciar um hobby de uma possível vocação?

Se pergunte: Como eu iria me sentir se eu fizesse essa atividade todos os dias por um longo período? Se os seus olhos brilharem, analise os outros aspectos desse texto e pense nessa possibilidade para sua vida profissional.

4. Sua vocação está relacionada aos seus talentos

Você veio para o mundo com dons e talentos especiais. Existem coisas que só você faz da maneira que faz.

vocacao - 5

Para descobrir os seus talentos preste atenção nas coisas que você faz com muita facilidade na sua vida. Como por exemplo, questões que as pessoas te pedem ajuda para fazer ou resolver.

Quando estamos utilizando um talento geralmente entramos em estado de fluxo. Por isso, analise também as atividades em que você faz e se sente dessa maneira. Com certeza você está usando 1 ou mais talentos.

O talento também está muito relacionado com o prazer e a satisfação ao fazer alguma coisa. Então pense nos momentos da sua vida em que você se sentiu feliz fazendo uma atividade.

Descubra seus 5 principais talentos e veja com quais trabalhos eles estão relacionados.

5. Um trabalho com sentido

A sua vocação é ser você em essência, utilizar os seus talentos e fazer um trabalho que faça sentido para você. Um trabalho que seja algo muito maior do que apenas pagar as contas. E para você fazer um trabalho com sentido, com propósito, você precisa trabalhar com algo que você se orgulhe.

Com algo que ao chegar no final do dia você tenha a sensação de dever cumprido.

“Sem trabalho, toda vida apodrece, mas quando o trabalho é desprovido de alma, a vida sufoca e morre.” Albert Camus

Trabalhar com alma é usar a sua vocação. Pare por um momento e pense na seguinte situação:

Se você vivesse em mundo que não existisse dinheiro, mas que fosse preciso fazer uma atividade produtiva. Com o que você trabalharia? O que te faria acordar empolgada para trabalhar?

E pode ficar calma, eu não estou dizendo para você virar hippie rsrs.

Porque claro que dinheiro importa. Só que quando se trata de trabalho e carreira geralmente a gente coloca o dinheiro em primeiro lugar e esquece do resto.

E quando nós esquecemos do resto acabamos em trabalhos e carreiras que não nos faz feliz, apenas pelo dinheiro. Então o objetivo é fazer você colocar o dinheiro de lado por um momento e enxergar novas possibilidades.

Tire um momento para refletir sobre essa pergunta e anote todas as ideias que surgirem.

Não desista de encontrar a sua vocação!

Muitas vezes a nossa vocação está debaixo do nosso nariz, mas a gente não consegue enxergar. Porque temos medo, duvidamos, queremos agradar os outros e complicamos tudo.

Nossos sentimentos funcionam como uma neblina que acaba impedindo a gente de vê a verdade. Eu passei alguns anos da minha vida fazendo um trabalho que não me realizava porque não sabia qual era a minha vocação e tinha medo de mudar.

Até que eu resolvi me conhecer de verdade e hoje ajudo outras pessoas a também descobrirem as suas vocações. E posso te garantir que trabalhar com alma vale muito a pena.

Por isso, não desista de encontrar a sua vocação. Passamos a maior parte da nossa vida trabalhando. Então o trabalho deve ser uma fonte de felicidade e realização na nossa vida.

Você merece isso!

Para ler meus outros textos, clique aqui.

Imagem: Pexels

@ load more