Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

No meu último texto aqui no Superela, dei cinco dicas práticas que irão mudar o seu cabelo, e uma delas foi o cronograma capilar. Como o assunto é bem específico, achei que ele merecia ser tema principal do meu texto desta semana.

Conheci o cronograma capilar quando resolvi fazer transição (meu cabelo era muito volumoso, fazia relaxamento duas vezes por ano para controlar a situação, porém, tive de mudar de salão e acabaram alisando meu cabelo sem eu pedir – pretendo fazer um post detalhando a transição em breve). Meu cabelo estava muito fraco, cheio de pontas duplas, ralas e quebradiças. Fui procurar um jeito de salvá-lo e eis que acho o cronograma capilar, que, como disse no último post, consiste em, como o nome sugere, um cronograma para o seu cabelo baseado nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Essa é a imagem, acredito eu, mais famosa do cronograma e foi a que eu usei.

O cronograma capilar funciona mais ou menos assim:

como fazer cronograma capilar

Comecei fazendo a pra cabelos danificados, depois de uns dois meses passei para cabelos pouco danificados e há um bom tempo faço o para cabelos saudáveis. Confesso que meu cronograma está meio desfalcado porque ando sem tempo para segui-lo direitinho, mas ao menos três vezes por mês eu hidrato ou faço umectação. Ah, importante falar que quem entende bem do assunto recomenda um intervalo de no mínimo 48h entre cada etapa do cronograma.

Como saber o que o meu cabelo precisa?

Essa uma dica que vi no blog Gravata Borboleta: pegue um fio de cabelo do topo de sua cabeça, pois são os que mais sensibilizados. Enrole as pontas do fio em seus dedos indicadores de cada mão, como se fosse um fio dental, e puxe de leve até arrebentar. Existem pelo menos 4 opções prováveis do que irá acontecer com esse fio:

  1. Você mal puxa o cabelo e ele se quebra. Seu cabelo está extremamente seco e precisa de muita hidratação;
  2. Você puxa e o fio estica, sem voltar ao estado normal, igual a um chiclete, e se arrebenta. Seu fio precisa de reconstrução, pois perdeu proteínas;
  3. Você puxa o fio, ele está endurecido porém sem elasticidade e acaba quebrando. Este fio precisa de muita hidratação e nutrição, menos a reconstrução;
  4. Você puxa o fio, ele tem elasticidade, porém quando ele volta a sua forma original e resiste à quebra, só forçando muito a puxada para ele se romper. Parabéns! Seu cabelo está saudável.

Como identificar uma máscara

Para começar a fazer o cronograma capilar, você deve saber identificar uma máscara, então prepare-se para virar a louca da leitura dos rótulos. Tem essa tabelinha aqui que ajuda muito:

como fazer cronograma capilar - máscara capilar

Agora, vamos às minhas máscaras favoritas de cada etapa:

cronograma capilar - máscaras favoritas

Hidratação – Head and Shoulders:

Apenas maravilhosa. Meu cabelo fica ótimo com ela, e o precinho é mara! Recomendo muito. Também falam muito bem da máscara de hidratação Monange, da embalagem rosa. Essa eu nunca testei, porque também falam que é bem difícil de achar e eu ainda estou na procura haha!

Nutrição – Macadamia Oil:

Acredito que essa é a melhor máscara que eu já testei. Deixa meu cabelo absurdamente macio, além de ser super cheirosa. Mas, tem um porém: é bem cara e não vende no Brasil, mas dá pra comprar fácil no mercado livre e nas lojinhas que vendem importados. A de nutrição da Acquaflora também é ótima, e bem mais em conta! Mas, hoje em dia, na etapa de nutrição, costumo fazer umectação ao invés de usar máscara. Acho que dá mais resultado no cabelo, além de ser bem mais barata, Costumo usar óleo de coco ou de amêndoas doces. O de amêndoas doces é super baratinho e tem efeito similar ao óleo de coco.

Restauração – Repair Rescue da Schwarzkopf:

Também tem o porém de ser carinha, mas olha, juro que vale cada centavo. Foi a máscara de reconstrução que usei quando meu cabelo estava bem fragilizado e acho que foi a que mais senti efeito. Hoje em dia, como meu cabelo está saudável, acho ela um pouco pesada demais e uso com pouca frequência. Também gosto muito das máscaras de reconstrução da Acquaflora, eita marca boa no quesito custo-benefício.

Sei que algumas marcas já têm kits prontos para cronograma capilar, como a Lola Cosmetics, mas esse eu não testei. Vale lembrar que meu cabelo é fino e ondulado, então pode ser que alguns dos produtos acima não funcionem tão bem em você como em mim, mas coloquei esses acima porque, além de serem as minhas favoritas, a maioria das resenhas desses produtos na internet são positivas, ou seja, funcionam pra muita gente!

Caso você tenha dicas de máscaras capilares que funcionam no seu tipo de cabelo, deixa aqui nos comentários pra gente conversar! =)

P.s.: Uma última dica é o grupo sobre cronograma capilar no  Facebook, vale muito a pena participar se você quer fazer este tipo de tratamento. Lá tem várias dicas e mulheres com os mais diversos tipos de cabelo e problemas com as quais você pode se identificar.

Imagem: Pinterest e Fica a dica amiga

@ load more