Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Não confunda educação financeira com faxina financeira. Leia o texto e aprenda a diferença.

Você com certeza sente uma sensação muito boa quando faz sua faxina em casa, não é mesmo? Ver a casa limpa, cheirosa e tudo organizado. Mas, assim como na sua casa é muito importante que você faça a sua faxina financeira. Você sabia que seu orçamento também pode passar por uma limpeza geral?

Se você não sabe fazer uma faxina financeira, confira as dicas a seguir.

Após a leitura você conseguirá fazer a sua faxina e eliminar toda a sujeira.

1. Pegando os materiais “de limpeza”

Na sua casa você pega o balde, desinfetante, pano, vassoura, rodo, etc. Já na faxina financeira você irá:

  • tirar o extrato de sua(s) conta(s) bancária(s) dos últimos 6 meses;
  • tirar as faturas do seu cartão(ões) de crédito(s) do semestre;
  • anotar seus gastos com dinheiro durante 30 dias;
  • pegar os canhotos de cheques do período.

2. Classificando a sujeira

Ao fazer a faxina em nossa casa, nós identificamos qual sujeira é mais pesada, qual vai ser mais fácil remover e quais vão exigir mais esforços. Na faxina financeira você vai pegar seus extratos, faturas, anotações e separar cada gasto com categorias divididas em:

  • sujeira imunda;
  • sujeira pesada;
  • sujeira leve.

As sujeiras imundas são aquelas que geralmente não são planejadas, estas devem ser as que demandam mais atenção e devem ser examinadas o mais rápido possível. Mas o que são consideradas sujeiras imundas?

  • uso do cartão(ões) de crédito(s) sem controle;
  • compras por impulso;
  • pagar contas depois do vencimento;
  • utilizar o cheque especial.

Veja, acima eu coloquei somente algumas situações. É importante que você faça uma lista de acordo com a sua realidade.

A sujeira pesada é aquela que, como o próprio nome diz, pesa no orçamento, mas nem sempre você consegue enxergar, às vezes passa despercebido ou não dá para se livrar. Exemplos:

  • plano de saúde;
  • planos de internet;
  • aluguel;
  • condomínio;
  • mensalidade escolar;
  • tarifa bancária.

A sujeira leve é aquela que você acha que não atrapalha sua vida e que variam de acordo com seu consumo, mas também precisam ser controladas. São elas:

  • alimentos;
  • consumo de água e luz;
  • salão de beleza;
  • roupas;
  • calçados.

3. O destino de cada sujeira

O que fazer para remover a sujeira imunda?

1. Não tenha vários cartões de créditos

Cartões dão a sensação que você sempre terá dinheiro (e não é verdade). Negocie com a anuidade com a operadora de cartões.

2. Evite pagar contas depois do vencimento

Isso gera juros e multas que podem gerar novos impostos (como é o caso do IOF no cartão de crédito quando se entra no rotativo).

3. Evite ao máximo o cheque especial

Pois a taxa de juros é muita alta.

4. Pratique o consumo consciente

Antes de ir às compras, veja se aquilo que quer comprar se realmente é necessário ou se é apenas mais um item que não será utilizado depois.

O que fazer para remover a sujeira pesada?

Removendo a sujeira pesada vai sobrar mais dinheiro para pagar suas dívidas ou juntar dinheiro para seus sonhos. Caso não consiga, veja por exemplo se tem como:

1. Negocie ou substitua valores e condições das despesas

Eu mesma pagava a escola da minha filha, percebi que o valor estava muito alto, então tentei negociar, mas mesmo assim não ficou um valor acessível, sendo assim, eu a mudei para outra escola tão boa quanto e com um valor muito mais baixo.

A faxina financeira não deve ser feita apenas na sua conta bancária, mas também na sua casa. Muitas vezes, a sujeira nas suas finanças aconteceram porque você acumulou coisas que não precisava para mostrar um padrão de vida que não é seu, ou por algum outro padrão de pensamento que pode ser substituído ou cancelado. O seu padrão de vida deve está alinhado com qualidade de vida. Ter qualidade de vida não significa acumular e gastar dinheiro com coisas de que você não precisa.

2. Fique atenta se há plano de dados mais barato que se adeque as suas necessidades

As operadoras de telefonia e internet costumam baixar o valor do mesmo plano que você utiliza para conseguir novos clientes, e você nem sabe que isso aconteceu. Fique atenta! Procure sempre se informar das promoções e valores vigentes, o mesmo pode ocorrer com planos de saúde.

3. Peça ao seu gerente para remover tarifas bancárias. Negocie! 

Com o surgimento de novas instituições financeiras, hoje em dia muitos bancos oferecem contas bancárias e cartões de crédito sem taxas e/ou anuidade, realização de Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs) sem custos, ou ainda, opções de investimentos mais rentáveis. Portanto, o(a) gerente não vai querer perder um cliente. Negocie com ele(a) melhores condições. Faça ele(a) lutar para manter você como cliente ativo.

O que fazer para remover a sujeira leve?

Salão de beleza, comer fora, comprar roupas e calçados… A solução aqui é diminuir a quantidade de vezes que você come fora ou que vai ao salão. Olhe para seu guarda-roupa e veja quantas roupas e sapatos você usa de verdade.

Aquelas roupas e sapatos que estão guardados há mais de um ano sem mexer, provavelmente você nunca vai usar, o mesmo vale para outros objetos. Então:

1. Venda objetos em bom estado ou faça uma doação

Existem vários sites de desapego na internet que valem muito a pena!

Assim como a limpeza da casa, depois de fazer uma faxina financeira você vai se sentir cansada. Mas lembre-se que para você ter uma boa organização financeira, essa limpeza é necessária. Não há como falar em investimento se você não fizer isso antes.

Digo isso, pois está na moda falar de educação financeira e isso é muito bom, o problema é que muitas vezes as pessoas querem começar a investir porque está na moda, mas antes não tem um diagnóstico da sua situação atual e muito menos uma reserva de emergência. Em minhas mentorias já atendi pessoas que ao seguir o efeito manada, ao invés de lucro, tiveram prejuízo.

Comece hoje mesmo a fazer a sua faxina financeira, tenho certeza que ficará muito mais claro para você se organizar!

Imagem: Unsplash

@ load more