8 dicas para quem está pensando em fazer uma transição de carreira
Há alguns anos eu tomei uma das decisões mais difíceis e acertadas da minha vida: fazer uma transição de carreira.
Hoje eu sou consultora de imagem, empreendedora e criadora de uma startup, mas comecei minha carreira como publicitária, área onde atuei por mais de 10 anos.
Por conta da minha trajetória, muita gente sempre vem me perguntar sobre como fazer essa transição de carreira forma segura e planejada.
E, aí, resolvi fazer esse post onde junto muitos dos passos que eu dei (e ainda dou) nessa caminhada desafiadora, mas maravilhosa, de mudar os rumos da vida profissional.
Dicas para quem quer fazer transição de carreira

1. SE CONHEÇA
Antes de começar uma nova carreira, uma nova profissão e uma nova vida, se conheça de verdade. Conecte-se com quem você é, mergulhe no autoconhecimento – de preferência com ajuda de profissionais que vão te ajudar a traçar um caminho seguro nessa jornada para dentro.
2. ENTENDA SEUS MOTIVOS
Com o autoconhecimento você consegue entender melhor os motivos pelos quais você começou o processo de transição de carreira e se eles são, de fato, legítimos. Se questione sobre suas razões e se suas expectativas estão no lugar certo.
3. INVISTA EM AJUDA PROFISSIONAL
A única coisa na transição de carreira que você vai fazer sozinha é tomar a decisão. Para todo o resto, invista em ajuda de profissionais que vão te orientar a planejar essa nova etapa de vida. Seja um planejamento de carreira, uma ajuda psicológica, uma organização financeira e assim por diante.
4. CAPACITE-SE
Faça cursos, aulas, participe de seminários, assista vídeos. Enfim, tudo pode ser inventado, renovado, mas seja humilde para aprender com que já está na estrada da sua nova profissão
5. DESENVOLVA SEUS PONTOS FORTES
Encontre seu ponto forte e deixo isso evidente. Certamente a carreira é nova para você, mas outros profissionais já existem. Então, é importante saber como se destacar e ser desejado em um segmento no qual já existem outros bons profissionais atuando
6. TENHA FOCO
Crie ações, trace planos, faça acontecer e comemore as pequenas vitórias, mas não crie estratégias tão audaciosas para não se frustar. Inicie com o que está ao seu alcance.
7. PRATIQUE
Antes de fazer de fato a mudança de carreira e abrir mão do seu emprego, pratique. Faça um “terceiro turno” e use seu tempo livre para aplicar o que descobriu e aprendeu.
8. NÃO DUVIDE DE VOCÊ MESMA
Medo é normal, incerteza é constante, insegurança acomete até os experts da sua nova carreira. Mas não deixe que todos esses sentimentos te paralisem, quando você decidir fazer sua transição. Seja grata por cada conquista, por menor que seja. Valorize cada fato que planejou e aconteceu. Isso torna a sua motivação acesa e estimular a ser melhor sempre!
Imagem: Pexels