Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já sabe identificar um homem machista? A gente já falou muito sobre isso por aqui, mas sabe que pode ser complicado no dia a dia – esse é um comportamento tão intrincado na nossa sociedade que ele pode passar despercebido. Em uma situação como o Carnaval, isso pode ficar ainda mais comum e até meio gritante.

Para evitar problemas, a gente pensou em falar sobre como identificar um homem machista em uma situação como essa, quando a gente sabe que o assédio e até as acusações de abuso crescem exponencialmente. O mais importante, nessa e em qualquer outra época do ano, é você lembrar que a sua segurança é a prioridade e, em qualquer situação de perigo, o melhor a fazer é buscar as autoridades ou pedir ajuda a alguém que esteja próximo.

Por mais que a gente saiba que a necessidade é de uma mudança de cultura e mentalidade da sociedade, a gente aconselha você a não andar sozinha à noite, mesmo em vias movimentadas e com a folia dos bloquinhos e manter o celular em um lugar seguro, mas de fácil acesso (como preso ao sutiã), para entrar em contato com alguém, caso seja preciso.

Como identificar um homem machista no Carnaval?

1.Ele te puxa pela mão ou pela cintura sem permissão

Um homem que pega você pelo braço ou pela cintura sem que você tenha permitido esse contato pode, sim, ser considerado machista. No mínimo, ele se vê no direito de ter esse tipo de comportamento já que você é mulher. Pode nem ser algo consciente, mas em algum nível ele sente que isso é certo e que você tem que se sentir lisonjeada pela aproximação dele.

2.Ele te beija à força

Aí a gente sai até do âmbito do machismo para entrar direto no abuso sexual. Qualquer tipo de interação de cunho sexual (um beijo à força, por exemplo) é considerado abuso e deve ser denunciado às autoridades. Não aceite se isso acontecer, ok? Assim como no item anterior, com certeza o cara acredita que tem direito de agir dessa forma e que você deveria ficar feliz com isso.

3.Ele diz que você está ‘provocando’ com a fantasia

Quando você está em um relacionamento e coloca uma roupa sexy para aproveitar um momento junto com a outra pessoa, é óbvio que essa frase é muito bem-vinda (principalmente se está rolando um joguinho de provocações). É diferente quando você coloca uma fantasia que gosta ou uma roupa bastante cavada por causa do verão – ou simplesmente porque você quer – e alguém diz que você está provocando. Isso é uma visão machista que culpa as mulheres pelo assédio, usando roupas curtas ou decotadas como uma justificativa para o abuso.

4.Ele te oferece bebida batizada

Quer coisa pior do que você tomar um gole de uma bebida e acordar horas depois sem saber o que aconteceu? Servir bebida batizada é uma atitude extremamente machista, porque mostra que o cara acredita não só que está no direito de transar com você mesmo sem consentimento como não se sente confiante em si mesmo e no seu discernimento de chegar a esse ponto conscientemente.

5.Ele mostra plaquinhas à la: ‘se não quiser me beijar, dá um mortal pra trás’

O que acaba sempre caindo em uma situação de beijo forçado. O cara te oferece alternativas mirabolantes para você ‘fugir’ do beijo ou da pegada e que você, obviamente, não consegue cumprir. Alerta de machismo máximo!

6.Ele faz coro com os amigos e grita ‘beija, beija!’

Essa é uma situação que causa muito constrangimento e também a sensação de que você está sendo forçada a fazer alguma coisa contra a sua vontade.

7.Ele te cerca numa rodinha com os amigos e não te deixa sair sem beijar

Forçar a barra nunca é legal e se você se ver numa situação dessas corra atrás da autoridade mais próxima. Essa é uma típica situação de coerção, o cara tenta convencer você a fazer alguma coisa forçando uma chantagem: ‘você só sai da rodinha se me der um beijo’.

8.Ele te xinga quando recebe um ‘não’

Isso é comum de acontecer e uma atitude típica de homens machistas. Quando não conseguem o que querem (como um beijo ou uma transa), eles ficam irritados, bravos e acabam descontando essa raiva em você – normalmente usando xingamentos de cunho sexual, como ‘puta’.

9.Ele aproveita a bagunça para passar a mão em você

Também uma linha tênue, que sai do assédio para o abuso sexual. Se o cara aproveita uma multidão de gente no meio do bloquinho ou a bagunça na balada à fantasia para passar a mão em você sem consentimento, então ele é machista, sim.

10.Ele ignora o seu ‘não’

E beija mesmo assim ou força uma transa com você mesmo que você não queira. Vale lembrar sempre que esses casos são considerados casos de estupro e as autoridades devem ser informadas do que aconteceu.

É óbvio que existem mulheres que também podem reproduzir comportamento machista, de assédio e abuso em uma situação como o Carnaval, mas queríamos atentar principalmente para o que é considerado mais comum, a relação que os homens têm com as mulheres e como, historicamente, eles as veem como objetos sexuais criados apenas para satisfazer os seus desejos.

Foto de capa: Reprodução / Twitter


Você sabe como identificar um homem machista no Carnaval? Já sofreu assédio no meio dos bloquinhos ou das festas? Dê o seu depoimento respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Cabelo crespo ou cacheado? :)
Sororidade no empreendedorismo!