Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ah, 2018. As festas finalmente acabaram, o carnaval já está mandando lembranças e nossa conta bancária… bem.. tá DAQUELE jeito, né. Olha, não se preocupe! Afinal, nossa semana de Como resolver a vida está aqui para isso e, hoje, vamos te dar algumas dicas de como cuidar do seu dinheirinho após essa farra toda!

Para isso, trouxemos aqui a lindíssima Carol Sandler, uma coach financeira de primeira ponta! Ela vai te ajudar e entender o que você precisa fazer para sair do vermelho e transformar seu saldo negativo em positivo ao investir o seu dinheiro.

E aí, #partiu?

Como sair do vermelho e investir o seu dinheiro nesse pós-carnaval?

investir o seu dinheiro

1. Carol, as festividades já se passaram, o carnaval acabou e, para muitas de nós, o ano finalmente começou. A primeira dúvida que tenho é a seguinte: após um longo período de gastos, quais seriam as melhores opções, financeiramente falando, para conseguirmos retornar à nossa rotina? Seria passar um período economizando um pouco, investir o que sobrou ou outra sugestão?

Assim que terminaram as festas, a primeira coisa que se deve fazer é se perguntar se está endividada ou não. Isso fará toda a diferença com relação à conduta que você deve seguir para conseguir cuidar melhor do seu dinheiro.

Sendo assim, se você estiver endividada, terá que focar toda a sua energia para quitar essas dívidas. É cortar gastos, ver o quanto as parcelas representam do seu salário e etc.

Uma dica muito boa é a seguinte: se você tem mais do que 30% do seu salário comprometido com pagamento de parcela de dívida, renegocie essa dívida.

Não se pode deixar esse valor passar desse patamar, afinal, ele já te deixa numa posição super vulnerável porque, no final das contas, você só terá 70% do seu salário pra viver. É difícil.

Agora, se você não estiver endividada, a conversa é outra.

Aí sim é se organizar para conseguir guardar um pouquinho todo mês e, a partir de então, fazer um detox mesmo. Ver onde estavam todos aqueles gastos excessivos e tentar organizar isso. Minha indicação é a seguinte: pegar o extrato do último mês e ver exatamente o quanto você gastou nos itens essenciais e nos supérfluos, e se você conseguiu guardar algum dinheiro ou não. A dica é: 50% do seu salário deve ser gastado com os essenciais, 30% com os supérfluos e 20% devem ser guardados. Se você está muito longe dessa meta, faça um esforço grande pra conseguir se encaixar nesse patamar de gastos porque vale muito à pena.

 2. Para aquelas que saíram do carnaval no cheque especial: o que fazer? Existe uma solução à curto prazo?

Solução à curto prazo não existe. É realmente preciso fazer o que sugeri na primeira pergunta, que é se organizar para quitar as dívidas. Se você está com mais de 30% do seu salário pagando parcela, esquece. Renegocie-a.

Uma outra opção é pegar o empréstimo pessoal mais barato para refinanciar esse dívida. Afinal, as taxas de juros do cartão de crédito em cheque especial são as mais altas do mundo. Logo, é preciso ficar muito de olho porque essa alternativa é só para emergências de curtíssimo prazo. Se você não vai conseguir pagar aquilo até o final do mês, pegue um outro tipo de empréstimo para poder quitar tudo.

Hoje você tem ferramentas muito legais, na internet mesmo, de empresas que oferecem taxas de juros muito bacanas. A regra é a seguinte: fique de olho nessas taxas. Se as dívidas são várias e você não sabe por onde começar, foque naquelas que têm a maior taxa de juros porque são elas que crescem mais rápido, ok?

3. Agora que já sabemos como devemos administrar nossa renda nesse pós-carnaval, a dúvida que não quer calar é: o que fazer com o dinheiro guardado? Quais são os melhores tipos de investimentos para as mulheres de cada perfil (conservador, moderado ao arriscado)?

investir o seu dinheiro

Não existe uma mulher de perfil arriscado que terá investimentos radicalmente diferentes do que uma mulher de perfil conservador. O que depende é de como isso será equilibrado dentro do total que você tem investido.

Quem tem o perfil conservador,  deve focar tudo na renda fixa, que é o Tesouro Direto, CDB, LCI e etc.

São investimentos em que você pode ter uma renda fixa pré-estabelecida (como funciona no título pré-fixado, por exemplo, em que você sabe exatamente o quanto ganhará no final do vencimento) ou pós-estabelecidas (como o caso dos títulos pós-fixados, que vão te render o quanto rendeu, por exemplo, a taxa Selic, ou a variação da inflação no IPCA). Para saber mais sobre esses tipos de investimentos, basta clicar aqui.

Dica: é importante ficar de olho porque pode parecer que o título pré-fixado é mais seguro, mas não é. Nossa inflação sobe e desce, a taxa de juros desce e depois sobe de novo e, se você é pega num contrapé disso, pode acabar ficando no prejuízo. Sendo assim, o melhor a se fazer é começar com os títulos pós-fixados, principalmente o Tesouro Direto, que é uma ferramenta super legal de investimento.

Para quem quer se arriscar um pouco mais, existem a bolsa de valores e os pontos de investimentos multimercados.

Dica: para quem está querendo investir na bolsa, mas não sabe por onde começar, procure pelo fundo ETF, que é o espelho de um índice negociado na bolsa. Ou seja: você acha um espelho do índice IBOVESPA, por exemplo. Sempre que ele subir, seu fundo sobe e, quando ele cair, seu índice cai também. É a mesma coisa. Vale lembrar que é importante ficar de olho nas taxas que são cobradas para garantir que você não está se submetendo a taxas abusivas.  Afinal, quando isso acontece, o investimento deixa de fazer sentido.

Por fim, lembre-se: não coloque todo o se dinheiro em investimentos de risco. É preciso saber equilibrar um pouquinho e direcionar a eles apenas uma parcela do seu total investido, porque senão você corre um risco grande de perder uma boa parte do seu patrimônio.

E aí?

investir o seu dinheiro

Então, mulher! Gostou do nosso papo? Conseguimos solucionar algumas de suas dúvidas sobre como começar 2018 (finalmente) com o pé direito financeiramente? Bem, para qualquer uma das suas respostas, deixe aqui nos comentários suas observações e vamos trocar figurinhas, que tal?

eficiência no trabalho

Imagem: via Dailyhunt


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more