Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Eu acredito que a leitura é uma forma incrível de empoderamento. Com essa prática aprendemos novas coisas sobre a vida, deixamos nossa imaginação e criatividade fluir, nos aprimoramos como seres humanos e fazemos muitas reflexões.

Na verdade, a maioria das pessoas acredita na importância da leitura. É bem possível que você já tenha criado alguma meta de ano novo para ler pelo menos 1 livro por mês ou algo parecido. A questão é que poucas pessoas conseguem cumprir com essa decisão. Inclusive eu sou uma dessas que já tiveram muita convicção de criar esse novo hábito, mas acabou falhando e não leu quase nenhum ou nenhum livro durante 365 dias.

Então neste ano, foi que finalmente consegui criar essa paixão por ler. O ano ainda não acabou e eu já li 32 livros. Então com essa minha experiência quero compartilhar com você algumas sacadas que podem te ajudar a conseguir ler mais livros. Não precisa chegar a esse número de 32 livros! Ler 1 livro por mês já é ótimo, mas você é quem determina o que for melhor para você, ok? 😉

Então se liga nas sacadas com base na minha própria experiência!

Como ler 1 livro por mês:

#1. Tenha um propósito

ler um livro 1

Para seguir com o hábito de leitura, é extremamente importante que você saiba o porquê está fazendo isso. Seu cérebro precisa entender por qual razão você se esforçará para ler com dedicação e frequência. Com esse entendimento ficará muito mais fácil para você manter o foco e a determinação para ler.

Então qual é o seu propósito para ler? No meu caso, tive como propósito me aprimorar na minha profissão como Coach, tendo assim mais resultados positivos para mim e os meus clientes.

E você? Por quais razões vai ler livros? Veja alguns exemplos para ver se te dá uma luz:

  • Melhorar minha escrita
  • Me entreter e ter tempo para mim mesma
  • Me desenvolver na minha área profissional
  • Melhorar meus relacionamentos
  • Me aprimorar como pessoa

Esses são apenas alguns exemplos para te ajudar a você ter mais clareza sobre o porquê você quer ler. O que te motiva a criar o hábito da leitura? Deixando claro que ter como motivação querer provar aos outros ou porque todo mundo faz isso não é um propósito verdadeiro. Têm que ser motivos que venham de você verdadeiramente.

#2. Escolha temas que você goste

ler um livro 2

Outra coisa essencial nesse processo de criar o hábito de leitura é ler o que você gosta! Parece meio óbvio isso, mas quantas vezes você já não pegou indicação ou um livro emprestado de uma amiga ou amigo, porque essa pessoa simplesmente disse que o livro era bom? Para ela pode ter sido muito bom, mas não necessariamente será para você, pois seus valores e suas paixões podem ser diferentes.

Tenho amigas que são mais imaginativas e românticas. Então elas adoram ler livros de romance. Eu, por outro lado, não me envolvo com histórias assim. Eu gosto muito mais de entender o mundo da espiritualidade e de desenvolvimento humano, então leio livros sobre esses assuntos. Então se uma dessas minhas amigas me recomendar uma ficção romântica, eu provavelmente não vou conseguir terminar a leitura (ou nem começar) e o contrário também pode acontecer de eu indicar um livro de espiritualidade e ela nem abrir na primeira página.

E você? Que temas lhe brilham os olhos? Busque livros que falem do que você ama saber e conversar sobre.

#3. Separe um horário para isso no seu dia a dia

ler um livro 3

Se você realmente quer cumprir com a meta de ler um determinado número de livros por mês ou no ano, isso precisa se tornar uma das suas prioridades. E quando você dá prioridade a alguma coisa em sua vida, você precisa separar um tempo na sua agenda para isso.

Se você esperar ter tempo livre para ler, pode esquecer! Porque uma coisa é fato… o tempo é distribuído igualitariamente para todos os seres desse planetinha. Todas nós temos 24 horas por dia e 7 dias da semana. Agora o que cada um faz com isso é que muda. Então se você quer ter o hábito da leitura, dedique um momento do seu dia ou semana para fazer isso, assim como você tem um horário para trabalhar ou tomar banho!

Coloque na sua agenda até isso realmente virar um hábito. No momento em que ler for algo natural para você, é bem possível que não precise se lembrar de ler, pois isso já fará parte da sua rotina.

#4. Faça marcações e anotações

ler um livro 4

Quando estamos lendo, é possível que a gente viaje um pouco na maionese, pensando em outras coisas da vida. Sabe quando você começa a ler e tem que voltar diversas vezes para o mesmo parágrafo, pois você não está conseguindo se concentrar?

Bom, o que tem me ajudado muito, além de ler o que realmente eu gosto, é ter um marca-texto comigo para grifar as partes mais interessantes. Outra coisa também que você pode fazer se estiver lendo no computador, é ir anotando em algum lugar os trechos mais importantes ou até mesmo os aprendizados e reflexões.

Além de você poder revisar sua leitura de forma mais fácil futuramente, fazer marcações e anotações te ajuda a ficar atenta ao que está lendo, uma vez que a sua mente estará buscando informação para destacar.

#5. Se comprometa com alguém

ler um livro 5

O que me ajudou muito no começo para criar o hábito da leitura foi eu me comprometer com uma amiga de ler 1 livro por semana e depois contar a ela o que eu aprendi. Uma vez que você se compromete com alguém, as chances de desistir ficam menores, pois você vai querer cumprir com o que disse.

Você não precisa fazer como eu fiz. Existe diversas maneiras de você se comprometer. Você pode criar um grupo de amigas que estão com o mesmo foco e todas se comprometerem a ler com determinada frequência. Outra opção é postar no Facebook. Eu postei há umas 2 semanas na minha timeline que lerei 40 livros até o final deste ano! Agora todos meus amigos do Facebook sabem, então o meu senso de compromisso em atingir essa meta aumentou!

Mas entenda que isso é uma forma de te estimular a ler… a leitura não deve virar uma cobrança interna e um peso a se carregar, ok? 😉

É isso ai! Espero ter te ajudado de alguma forma para conseguir ler mais livros. Ler faz bem e gostar disso é algo que se pode aprender. Não se cobre, mas vá dando o seu melhor, levando tudo com leveza e prazer. Você verá que isso ficará mais natural para você e os livros se tornarão uns dos seus melhores amigos.

ler um livro 6

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Cabelo crespo ou cacheado? :)
Sororidade no empreendedorismo!