Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

É incrível poder pertencer a uma família e ainda ser bem acolhida na família da pessoa que você escolheu para dividir a vida com você certo? É incrível estar rodeado de pessoas que querem seu bem, e isso inclui amigos, colegas de trabalho, de academia… enfim. Conviver com outras pessoas tem uma série de benefícios! Mas o que não é tão incrível assim, é que todo mundo tem uma opinião para dar a respeito das suas escolhas certo? Nesse artigo reuni 5 dicas que vão te ajudar a lidar com as intromissões de uma forma tranquila e definitiva!

Como lidar com as intromissões dos outros

1. Guarde seus objetivos para você

Não há necessidade nenhuma de divulgar todos os seus sonhos e planos ao vento. Isso só atrairá curiosos e muitas vezes pessoas até mal-intencionadas.

As pessoas que tem preocupação genuína com você, com a sua vida e querem o seu bem saberão respeitar o seu tempo e apoiarão os seus sonhos. Defina seus objetivos e se precisar de ajuda, ou quiser uma opinião externa sobre os seus planos, escolha muito bem com que irá partilhar suas ideias.

Uma forma de escapar e lidar com as intromissões de pessoas indesejadas nesse âmbito é compartilhar com as pessoas que você ama, como os seus parentes e amigos, mas que costumam ter opiniões muito fortes, somente depois das coisas já terem dado certo para você.

Assim, tudo que você terá que fazer é agradecer pelas parabenizações e a sua vida será muito menos desgastante.

2. Filtre as opiniões

Nem toda intromissão é negativa. Muitas vezes junto com as intromissões vem conselhos importantes que poderão mudar de forma significativa algo que você está fazendo ou passando em determinado momento.

Por isso é extremamente importante saber diferenciar as intromissões positivas das negativas. Saber quando um conselho agrega e quando um conselho derruba.

Aplicar esse filtro te ajuda a absorver as coisas positivas e a não absorver, não deixar te influenciar as coisas e conselhos negativos. Esse é um passo muito importante para lidar com as intromissões numa boa.

3. Tenha um propósito claro

Se você sabe exatamente o que quer e onde quer chegar fica fácil ser firme e claro quando comunica suas escolhas de vida para a sua família e amigos, e ajuda a filtrar opiniões.

As pessoas costumam opinar sobre o que funcionou ou não para elas, e você deve aprender a respeitar que aquela é a verdade da pessoa que está opinando. Não quer dizer que ela está errada, só quer dizer que a realidade dela não necessariamente é a mesma que a sua.

Quando você tem clareza do que quer para a sua vida, você aprende a respeitar a opinião dos outros e dizer que está tudo ok, mas que a sua realidade e estilo de vida são outros e que você assume a total responsabilidade pelos resultados das suas escolhas.

Essa atitude permite a você lidar com as intromissões muito mais tranquilamente.

4. Saiba fugir da conversa antes de virar discussão

Toda vez que você estiver lidando com uma pessoa irredutível e de opinião muito forte, que força demais a barra e o clima entre vocês começa a ficar pesado, antes de chegar a um ponto onde a discussão será inevitável, utilize a frase: “obrigada(o) pela sua preocupação, vou pensar sobre o assunto.”

Se você realmente irá ou não analisar e pensar sobre o assunto, pouco importa! A questão aqui é que essa simples frase dará um ponto final a conversa de vocês antes de se tornar algo desagradável demais. Assim vocês podem até continuar a conversar sobre algum assunto mais interessante para ambos.

Outra estratégia para fugir de uma discussão iminente que te ajudará a lidar com as intromissões é ser um bom ouvinte. Ouça o que a pessoa que acha que sabe o que é melhor para você tem a dizer, responda um sonoro ok, e não continue o assunto.

Repita esse processo até que finalmente a pessoa canse de falar sozinha. Isso evitará discussão e a pessoa ainda se sentirá bem porque pode expressar sua opinião sobre a vida alheia.

5. Seja grata

Eu diria que a gratidão é o sentimento mais poderoso do universo. Seja grato as pessoas que querem opinar sobre a sua vida e te dizer qual a melhor forma de fazer algo. Geralmente essas são as mesmas pessoas que se preocupam com você.

Se você mostrar gratidão, você se sentirá bem, a pessoa se sentirá valorizada e reconhecida e lidar com a intromissão se tornará algo muito mais tranquilo.

Agora que você já tem 5 cartas na manga para ter sucesso ao lidar com as intromissões, pare de estressar tanto e leve a vida de uma forma mais leve!

Imagem: Unsplash

@ load more