Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Quem nunca teve pensamentos negativos?

Algumas pessoas têm com mais frequência e outras menos, mas o fato é que os pensamentos negativos existem na vida de todo mundo.

O problema é que eles afetam diretamente as nossas emoções. Dependendo da informação gerada na nossa mente, podemos sentir raiva, medo, tristeza, apatia, culpa, vergonha e por aí vai uma lista enorme de emoções negativas.

Além de ter essas sensações nada agradáveis, as emoções e pensamentos negativos impactam principalmente 3 coisas:  comportamento, vibração e saúde.

Quando você tem uma emoção negativa, você acaba se comportando de uma forma limitada, seja reagindo agressivamente, tomando decisões precipitadas, fugindo ou se ausentando da situação. Além disso, a frequência vibratória que você emite fica enfraquecida para atrair bons resultados para sua vida. E por fim a sua saúde é afetada, uma vez que o cérebro é o comandante de todo o nosso corpo.

Percebe-se então a importância de termos maior controle mental, afim de vivermos uma vida com mais conquistas e felicidade. Abaixo você encontra 10 dicas para lidar com os pensamentos negativos. 

Como lidar com os pensamentos negativos

1 – Entenda que eles não são você

pensamentos negativos - 1

A primeira coisa que você deve entender é que os seus pensamentos negativos NÃO são você. Na verdade, eles foram construídos durante a sua vida, mas eles não nasceram com você. Quando você compreende isso, fica mais fácil de lidar com eles, uma vez que você não toma isso como algo que é do seu Eu Verdadeiro.

Tomando a consciência de que eles existem, mas que a sua essência é boa, você consegue se dissociar dos pensamentos negativos e analisá-los com mais clareza. Para ajudar, você pode imaginar que é uma franga que está cochichando esses pensamentos improdutivos no seu ouvido. Essa dica pode parecer boba, mas se você tiver isso em mente, vai te ajudar muito.

2 – Identifique e reflita

pensamentos negativos - 2

Muitas vezes nos sentimos domadas, como se fosse um turbilhão de pensamentos negativos rodando sem parar de maneira descontrolada, desordenada e repetida dentro da gente. É muito comum as pessoas saberem que não estão se sentindo bem, mas não saberem quais pensamentos exatamente estão tendo.

Então um passo extremamente importante para lidar com os pensamentos negativos é identificá-los, ou seja, trazer luz ao que está acontecendo dentro da nossa cabeça e compreender exatamente o que estamos pensando.

É bem simples. Pare e tente identificar um primeiro pensamento negativo como por exemplo: “eu não tenho capacidade para encontrar um novo emprego”. Diante disso, reflita: “que prejuízos ter esse tipo de pensamento me traz? É o que eu quero viver?”. Com isso, você começa a identificar as ideias que estão rolando dentro da sua mente e racionalizar que elas não estão te fazendo bem.

3 – Busque o tesouro escondido

pensamentos negativos 3

Os nossos pensamentos estão sempre associados a alguma situação. E a verdade é que uma situação é apenas uma situação, ou seja, ela é neutra. Quem dá um peso positivo ou negativo para ela somos nós mesmas. Como assim? É bem aquela história de olhar para o copo meio cheio, ao invés de olhar para o copo meio vazio. Você é quem decide como vai ver a realidade.

Por isso, apesar de algo realmente ruim tiver acontecido, busque o tesouro escondido por trás dessa situação. Para entender melhor, vamos a mais um exemplo. Você foi mandada embora. Geralmente ninguém gosta de ser despedido, parecendo uma situação muito ruim. Mas você pode escolher pensar que esse acontecimento foi uma forma de fazer você parar para refletir sobre seu caminho profissional e talvez fazer uma mudança na sua carreira.

Ou talvez isso aconteceu para você refletir que precisa se atualizar e então fazer um curso que pode abrir muitas outras oportunidades profissionais, coisa que talvez não aconteceria se você estivesse estagnada no seu emprego anterior. Não estou dizendo que é fácil fazer essa busca pelo tesouro escondido por trás da situação, mas ela é simples e vale muito a pena.

4 – Escreva um pensamento fortalecedor

pensamentos negativos 4

Além dos passos acima, uma forma de lidar com os pensamentos negativos é substituí-los por pensamentos positivos. Ao invés de ficar pensando “não vou encontrar um emprego”, você pode informar sua mente com “na hora certa, vou encontrar o melhor emprego para mim”. E a dica aqui é você escrever esse pensamento fortalecedor em algum lugar.

Eu costumo ter um caderno, onde eu vou listando todos esses pensamentos e lendo com frequência para me alimentar com bons sentimentos, elevando muita frequência vibratória e em fortalecendo para seguir em frente.

5 – Atente-se à sua comunicação

pensamentos negativos 5

Além de ficar dentro das nossas mentes, os pensamentos muitas vezes são externalizados através do que comunicamos. Essa comunicação pode acontecer em uma conversa cheia de reclamação e lamentação com as amigas, no Facebook com posts e compartilhamentos de conteúdos negativos e até mesmo na nossa expressão corporal cabisbaixa e encolhida.

Quando você comunica os pensamentos negativos, ou seja externaliza com sua fala, comportamento e postura, eles são reforçados! Por isso, fique atento à sua comunicação e busque falar sobre coisas boas (ou pelo menos não falar sobre coisas ruins de forma excessiva), a se comportar com foco na solução (e não nos problemas) e a manter uma postura física mais positiva. Com tudo isso, seu cérebro vai começar a criar emoções mais positivas e dar foco a essas sensações.

6 – Desconecte-se

pensamentos negativos 6

Os seus pensamentos são fortemente influenciados pelo que você vê, escuta e sente no seu dia a dia. Por isso a sugestão aqui é se desconectar de programas de TV, filmes e noticiários com muita carga de informação negativa. Muitas pessoas vão dizer que isso não afeta as suas emoções, mas a verdade é que elas estão tão viciadas nesse tipo de conteúdo tóxico que não percebem a influência causada em suas vidas.

7 – Fique perto de pessoas positivas

pensamentos positivos - 7

Assim como certas doenças são contagiosas, ter pensamentos negativos também é contagioso. Quando você está com uma pessoa que reclama e critica tudo, você começa a agir da mesma forma até mesmo sem perceber. Quanto mais você entra em contato com pessoas negativas, maior será a sua tendência a pensar da mesma forma.

Por isso, procure se contagiar positivamente com pessoas felizes e alegres. Imagina você cheia de pensamentos negativos no meio de uma galera good vibes? Fica muito difícil se manter na negatividade, pois o fluxo do pessoal é pensar positivo e você vai junto.

Não estou dizendo para não falar mais com pessoas negativas, principalmente se elas forem queridas para você. Mas primeiro busque um contágio social positivo para você ficar bem e aí sim você será alguém melhor para os outros.

8 – Medite

pensamentos negativos 8

Cada vez mais fala-se de meditação, mas afinal o que é meditar? Daria para ter um artigo falando somente sobre isso, mas basicamente meditar consiste em criar foco com relaxamento através de uma respiração mais lenta e controlada. Nesse processo de respirar, você oxigena mais o seu cérebro, criando mais lucidez e clareza.

Além disso, ao controlar a entrada e saída de ar, você começa a mostrar que quem está no comando é você. Existem diversas formas de meditar e, portanto, diversas formas de criar foco. No meu caso, eu foco no movimento do ar e na quantidade de respirações feitas. Nesse momento de concentração, eu tiro o foco de qualquer pensamento, inclusive os negativos, e fico realmente no momento presente.

Ao final da meditação, você cria uma sensação muito boa de tranquilidade. Você pode iniciar essa prática com apenas 5 minutos por dia (aprenda a meditar aqui). Isso já te ajudará a reduzir os pensamentos negativos.

9 – Exerça a gratidão

pensamentos negativos 9

Quando temos muitos pensamentos negativos, isso significa que a nossa mente está condicionada a enxergar o lado ruins das coisas, pessoas e situações. Focamos no que está faltando, no que não está bom, no que nos deixa insatisfeita. Para sair desse mundo do negativismo, uma forma extremamente poderosa é exercer a gratidão.

Sugiro que tenha um caderno para essa prática e liste todos os dias coisas pelas quais você é grata. Busque ser grata mesmo por coisas simples como ter comida todos os dias, poder enxergar, ter uma família, encontrar um amigo, ter um emprego, chegar bem em casa, etc. Neste momento você estará potencializando as coisas boas da sua vida e reduzindo o foco nas coisas ruins.

10 – Construa uma visão positiva

pensamentos negativos 10

O seu cérebro não sabe diferenciar entre o que é real e o que é imaginação. O que você informar, ele vai entender como verdadeiro. Por isso, quando perceber está sendo atormentada por pensamentos negativos, feche os olhos, respire fundo e comece a criar uma cena em sua mente do que você quer vivenciar.

Essa cena pode ser algo bem específico como você em um novo emprego ou também apenas uma imagem em que você está bem emocionalmente. Tente visualizar por pelo menos 5 minutos, criando sentimentos positivos em relação a essa cena. Neste momento você interrompeu a cascata de pensamentos negativos e informou o seu cérebro sobre a realidade que quer ter.

Você não precisa acreditar em mim, mas sugiro que faça o teste. Pratique essas dicas por 1 mês. Você verá a transformação mental e emocional que acontecerá dentro de você e consequentemente os resultados na sua vida virão com mais facilidade e leveza. Isso aconteceu comigo e com meus clientes. Tenho certeza do poder dessas dicas, por isso comece já! Eu acredito em você. <3

Ah e se quiser marcar uma conversa comigo, clique aqui!

Imagem: Annegien Schilling


Depois dessas dicas acha que consegue responder a pergunta abaixo? Ajude uma pessoa no Clube Superela!

@ load more