Como lidar com o stress e a ansiedade durante a quarentena
Não podemos negar: nossa vida mudou. Aliás, a vida de todo mundo mudou, desde que começamos a enfrentar essa pandemia de coronavirus. Agora precisamos nos adaptar e torcer por dias melhores. Mas nem sempre é fácil, precisamos aprender a lidar com o stress e a ansiedade durante a quarentena. Confira 5 dicas para enfrentar os dias em casa, e cuidar da sua saúde mental

5 dicas para lidar com o stress e a ansiedade durante a quarentena
Você até pode ser do tipo caseiro, daquelas que troca qualquer programa pelo seu sofá. Mas quando somos “forçados” a ficarmos em casa por um motivo maior, aí então tudo muda.
Um sentimento de angústia toma conta da gente, junto com a impotência que sentimos diante do mundo em caos. Não é fácil controlar o stress nessas horas, mas a única coisa que podemos fazer é proteger a nossa mente.
1# Proteja so máximo a sua mente do stress e da ansiedade

Dizem que mente sã, corpo são. A primeira coisa que você precisa fazer em tempos de quarentena é proteger a sua mente de todo e qualquer gatilho que possa gerar ansiedade, angústia e stress. Ao menor sinal de uma crise de ansiedade, não hesite em procurer ajuda médica.
Além disso, procure não segurar os seus sentimentos. Quando você guarda os seus sentimentos ruins, e absorve aquilo que não é bom, uma hora o seu corpo e sua mente com certeza vão sinalizar a exaustão. Não se isole em relação ao que sente. Isso é fundamental para conseguir enfrentar os próximos dias
2# Procure fazer o que gosta e também tente coisas novas!
Muito provavelmente antes da pandemia de coronavirus, você mantinha uma rotina das coisas que gostava de fazer. Tente mantê-la. Pode ser maratonar séries, ler um bom livro, ouvir uma música… enfim, coisas como essas, distraem a nossa mente e nos proporcionam um sentimento de bem-estar.
Aproveite esses dias em casa, para organizar o que precisa ou então testar aquela receita que você queria há muito tempo, que tal? Se vamos enfrentar essa quarentena, que possamos agregar conhecimento e também bons momentos! That’s the secret!

3# Busque informações precisas e embasadas sobre o assunto, mas não chegue à exaustão
Informação é fundamental, principalmente durante epidemias como essa. A quantidade de fake news e informações sem embasamentos que vemos por aí em redes sociais, é surreal. Cuidado com o que você lê, e cuidado com o tipo de notícia que você consome.

É essencial, que você busque informações de lugares confiáveis, com notícias embasadas e úteis para a sociedade. Porém, saiba o seu limite. Não chegue à exaustão para consumir todos os jornais diários, e ouvir sobre o coronavirus 24h por dia, se você sabe que não aguenta.
Busque informações sim, mas não permita que elas te consumam a ponto de ser gatilho para uma crise de stress ou ansiedade, por exemplo. Conheça o seu limite.
4# Reflita sobre a empatia, durante os dias de isolamento
Definitivamente, não há espaço para sermos egoístas. Termos a percepção de que estamos em quarentena por um bem maior, pode ajudar a enfrentarmos o stress e a ansiedade que o período de isolamento causa.
Estamos em quarentena sim, de acordo com as próprias orientações do governo e de especialistas, mas tudo isso é para protegermos a nós mesmos, e principalmente aos outros.
Nesses dias de quarenta e reflexão, pense no próximo. Talvez para você, o coronavirus chegue como uma leve gripe. Talvez não. Talvez você conheça alguém do grupo de risco, ou conheça alguém que conhece uma pessoa do grupo de risco. Pense no teu próximo, tenha empatia por aqueles que já estão sofrendo muito mais do que nós.
Por isso, devemos nos proteger, principalmente pensando no próximo. Empatia é isso. É impossível viver no mundo de hoje sem pensar no coletivo. Isso depende de nós.
5# Em isolamento, porém aposte no contato virtual com quem você ama
Essa quarentena mal começou, e já estamos sentindo falta do contato humano. Por mais que você more sozinha, nunca estamos sozinhas. Temos amigos, famílias, colegas de trabalho. E frequentemente, todos esses fazem parte da nossa rotina diária. Nesses dias de isolamento, de quem você está longe?

Imagine a quantidade de famílias, que estão separadas neste momento. Avós que não podem ver os netos, pais que não podem ver os filhos, casais separados por um oceano, sem conseguir voltar pra casa. Com certeza tudo o que queremos, é que tudo isso passe, e a gente possa finalmente sorrir e abraçar bem forte aqueles que amamos.
Nunca um abraço foi tão importante. Passamos a valorizar e desejar um abraço, como nunca, pois somos assim. Precisamos de abraços. Aproveite essa fase, mesmo em isolamento, para manter contato virtual com quem você ama. Nessas horas de saudade, as redes sociais são fundamentais, pois aproximam de nós quem está longe.
E se ainda não podemos dar um abraço fisicamente, o “eu te amo” e um sorriso certamente darão conta do recado. Esse contato próximo, é fundamental para ajudar a enfrentar a ansiedade e o stress que uma hora atinge a todos.
Sabemos que os próximos dias não serão fáceis, mas vamos seguir em frente. Proteja a sua mente, cuide da sua rotina, não hesite em buscar ajuda se perceber que não vai aguentar – todo mundo está sujeito a isso – e principalmente se possível, fique em casa, leve realmente a sério tudo o que estamos enfrentando.
É por mim, por você e por todos. E em breve – assim espero – passaremos por isso, e estaremos ainda mais fortes e com motivos para sorrir. Assim seja!
Imagens: Canva