Como manter as crianças ocupadas na quarentena?
Nesse momento, nós, pais, precisamos ser criativos, né? Tenho duas filhas, uma de três e outra de cinco anos e elas estão bem agitadas, rs. Nossa rotina mudou, elas não podem sair de casa, então o que fazer para manter as crianças ocupadas?
Eu não sei o seu filho, mas aqui em casa elas já estão enjoadas de assistir vídeos no YouTube, desenhos e até filmes. Então, tenho feito algumas atividades que vou compartilhar com você para que possam te ajudar nesse momento também, afinal, a maioria dos pais estão trabalhando em casa, então como dar atenção e ao mesmo tempo manter as crianças ocupadas?
Sem delongas, vamos para as dicas!
Como manter as crianças ocupadas na quarentena
1. Faça massinha de modelar caseira
Geralmente as crianças adoram essa brincadeira. Esses ingredientes temos em casa – e lembrando que depois de feita a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo.
Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. O ideal é fazer pouca quantidade para não comprometer a dispensa de casa. Existem vários tutoriais na internet de como fazer a massinha caseira.
2. Brinque com bexigas
Você compra um saquinho de bexiga e enche com água. A ideia é jogar para a criança sem deixar cair. Se cair estoura! É recomendado para crianças de todas as idades e o ideal é brincar no quintal.
3. Faça máscara facial caseira
Alguns estados já recomendam que todas as pessoas, ao sair de casa, utilizem a máscara. Então, que tal fazer essa oficina com as crianças? Você pode fazer máscara com tecidos, tem muitos tutoriais também na internet e tem alguns tecidos de bichinhos. As crianças vão adorar participar!
4. Brinque de chefe de cozinha
Qual a criança não adora fazer bolo e brigadeiro? As minhas adoram quando a gente faz essa atividade, então faça aquele bolo delicioso e deixe seu filho participar de todo o processo. Tenho certeza que vai ser divertido.
5. Monte uma caça ao tesouro
Essa brincadeira você pode fazer com brinquedos ou com algo que a criança goste de comer. Com as minhas filhas eu fiz com moedas, eu ensino educação financeira para elas há algum tempo, então com as moedas eu aproveito para reforçar o aprendizado. Eu escondo as moedas e vou dando algumas pistas de onde elas estão. Elas adoram.
6. Atividade com desenhos
Fiz muitas atividades com desenhos com elas. Outro dia peguei um papelão e desenhei uma mão, aí peguei esmalte e elas pintaram as unhas da mão do papelão. A regra era pintar sem borrar, foi legal pois trabalhei a parte motora das crianças.
7. Antecipe as lições da escola
Aqui vou te falar sobre a minha realidade, tá? Logo quando começou a pandemia, a escola disse que as crianças iriam ficar em casa. Foi tudo muito rápido e o fato é que demorou para a escola se organizar para todo aquele processo de dar as aulas online.
Quando as atividades chegaram não demorou muito para eu ser informada que minha filha entraria de férias. Veja, ela quase não fez atividade. Nesse momento ela está de férias, então todos os dias a gente faz uma lição.
Para te falar a verdade, eu não sei se a escola vai gostar de saber que eu estou ensinando-a, mas uma coisa eu sei: quando ela voltar para a escola vai estar muito adiantada. Eu não posso deixar minha filha todo esse tempo sem aprender, então fiz isso de antemão. Deixo claro que não estou estimulando você a fazer o mesmo, mas eu realmente senti essa necessidade e vou continuar ensinando até que tudo volte ao normal.
8. Brinque de cabana
Minhas filhas adoram essa brincadeira. Eu pego lençol e travesseiro, monto uma cabana e lá dentro elas brincam com as bonecas, fazem comidinhas. Outro dia elas quase dormiram na cabana. E eu acabo entrando na brincadeira também, rs.
Essas são algumas ideias para te ajudar nesse momento e manter as crianças ocupadas na quarentena. Como dica extra temos também que fazer as crianças correrem, nem que seja na sala, assim elas gastam energia. Muitas crianças estão ficando muito tempo paradas, então vamos aproveitar para correr, dançar, enfim… elas precisam se exercitar!
Espero você no próximo artigo!
Imagem: Unsplash