Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Desde que fiz meu primeiro curso online, senti que aquele método era ideal para mim. Adoro o fato de não precisar me locomover, de estudar vestida como quiser e de poder fazer meus próprios horários. Três anos depois do meu primeiro curso, acumulo um bom número de diplomas adquiridos por estudo online, dentre eles uma formação em coach, um upgrade no inglês e uma graduação (ainda em andamento), além de cursos livres.

Já que muitas pessoas têm me pedido dicas de como se dar bem estudando via internet, aqui vão 6 dicas de como manter o foco no estudo online.

Como manter o foco no estudo online:

1. Organize sua agenda com data e hora certa para estudar:

O segredo é tornar o estudo um compromisso fixo na agenda, semelhante à uma aula presencial. Não deixe para estudar apenas nos momentos livres, porque, você sabe, né?! Esse momento nunca vai chegar.

2. Encontre um local apropriado para estudar

De preferência silencioso, iluminado, com mesa… Nada de estudar “largadão” no sofá, hein?! 😛

estudo-online-2

3. Planeje as etapas do estudo para não perder prazos

No EAD, quem monta seu cronograma é você. Isso pode ser bom ou ruim, você decide! No meu caso, logo no início do curso eu anoto todas as datas de entrega de trabalhos e provas. Na sequência, já aloco na minha agenda a quantidade de horas que precisarei para cumprir essas tarefas. Isso inclui: leitura de artigos, videoaulas, resumos, atividades e outros.

O toque final é “roubar” no cronograma, colocando uma estimativa de entrega alguns dias antes do prazo final. Assim, eu fico adiantada e posso me reprogramar sem prejuízos se houver algum imprevisto pessoal. 🙂

estudo-online-3

4. Desligue o aviso das redes sociais e feche outras abas do computador

Esse item fala por si só. Como sei que esse é um dos itens mais difíceis, minha recomendação para dar aquela forcinha extra é baixar apps que bloqueiam as redes sociais por tempo determinado.

O Freedom é um ótimo exemplo: você seleciona um período para não acessar as redes sociais e ele só as libera no horário determinado. E ele não te dá opções de desativar, hein? Portanto, não tem mais desculpas para não focar!

estudo-online-4

5. Anote!

Copie o que for relevante, faça suas próprias conclusões, crie mapas mentais e vá preparando resumos, resenhas e esquemas que te ajudem a estudar o conteúdo lá na frente. Esse processo deve seguir o mesmo padrão de aulas presenciais, não tem nada de novo em relação ao que você já fez (ou deveria ter feito) na escola ou universidade presencial.

estudo-online-5

6. Interaja!

Participe das discussões propostas pelos tutores, tire suas dúvidas, conclua as atividades, mesmo que não valham nota (!!!). Afinal, o aprendizado é muito maior quando compartilhamos e o que fará de você um bom profissional é o que aprendeu e não somente as notas que tirou.

estudo-online-6

E aí, gostou? Pronto para decolar nos estudos?

Indique esse texto para aquela pessoa que precisa de um empurrãozinho para persistir no estudos online 😉

Imagens: Pexels

@ load more