Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Aprender a como manter um relacionamento pode ser mais simples do que você imagina.

Existe uma arte no Japão que se chama kintsukuroi, significa “consertar com ouro“ – a arte de consertar cerâmica com ouro e laca e compreender que a peça é mais bela por ter sido quebrada.

Quando falamos de atitudes para saber como manter um relacionamento precisamos primeiro lembrar o óbvio – Um relacionamento é formado por mais de uma pessoa. Se muitas vezes demoramos uma vida para compreender o nosso próprio universo imagine o universo do outro! Por isso os relacionamentos são tão delicados e lembrar disso faz com que tenhamos um olhar mais cuidadoso.

Ao se relacionar um laço entre os universos individuais se forma e o equilíbrio dessa relação se dá na medida que os dois cuidem desse laço. Então nem vou falar de amor, porque nesse caso já estou considerando que este sentimento exista e que um relacionamento baseado em amor já exista também.

Para saber como manter um relacionamento é preciso, além de amor é claro, fundamentalmente respeito e disposição.

Respeito para tentar evitar que o vaso quebre e disposição para consertar caso isso aconteça e tornar esse “remendo” uma bela marca da história desse relacionamento.

Levando mais para ações práticas do dia a dia o que poderiam ser atitudes que te ajudem a saber como manter um relacionamento?

Como manter um relacionamento

como manter um relacionamento - 1

1. Cuide de si mesma

Tudo começa em você. Quando deixamos para o outro a responsabilidade de nos fornecer o que deveria vir de dentro de cada um, o caminho que se abrirá é um relacionamento dependente e isso acabará tanto com o relacionamento quanto com sua autoestima. Carinho, atenção, cuidado e prazer devem vir do outro também, mas essencialmente tem que ser suprido por cada um! E isso deve ser feito diariamente. Você está se dando a atenção necessária e se cuidando como deveria para se fazer feliz?

2. Preze pelo espaço

Cada pessoa tem um espaço que precisa individualmente, uns menos e outros mais. No relacionamento precisa haver este equilíbrio, não pode ser sufocante nem negligente. Ninguém vai suportar ter seu espaço vital invadido por muito tempo e nem conviver com alguém que não dá espaço para o outro – a chave é o equilíbrio dentro das necessidades de cada um!

Para isso é preciso primeiro se conhecer e identificar a quantidade de espaço que você precisa, então identificar o espaço que o outro precisa e conversar sobre isso. Encontrar a forma que é única para cada relacionamento de viver juntos com os limites certos. Observar isso traz uma sensação muito boa para ambos, preze pelo seu espaço e ceda espaço ao outro.

3. Expresse e entenda o amor

Cada pessoa entende que é amada e expressa seu amor de formas diferentes e existem basicamente 5 formas de fazer isso: Toque físico, palavras de afirmação, serviço ao outro, presentes e tempo de qualidade. Todos nós temos alguma ou algumas dessas formas que são principais, ou seja, nos fazem realmente entender que somos amados. O que acontece é que nem todos tem a mesma linguagem principal, então é importante identificar qual é a sua e qual é a do outro.

Temos a tendência de expressar o amor da forma que entendemos o amor, mas para o outro pode ser diferente. Aprenda como seu parceiro entende que é amado e fale a linguagem dele, e também, comunique a sua para ele. Observar isso e alimentar atos que reforcem para o outro o quanto é amado diariamente é um ótimo ingrediente para aprender a como manter o relacionamento fluindo em amor!

4. Entenda o equilíbrio de dar e receber

Nos relacionamentos de casais o dar e receber precisa ser equilibrado, é um tipo de relacionamento considerado de pares, portanto o que um dá deve ser na mesma intensidade do que essa pessoa recebe. Como vimos antes, as pessoas são muito diferentes umas das outras, então eu não estou dizendo que precisa ser uma troca exatamente igual do tipo ele me deu um bombom eu dou um bombom de volta, não, mas precisa no fluxo da relação que os dois se sintam dando e recebendo na mesma proporção. Isso precisa ser observado diariamente para que os desequilíbrios possam ser identificados no começo e possam ser compensados. Se você fez demais pare. Se sentiu que recebeu demais faça algo para retribuir.

Todos estamos sujeitos a falhas, seja por falta de comunicação, por diferentes tipos de educação, por imaturidade, por milhões de motivos… Então é sempre bom avaliar o quanto os envolvidos nessa relação estão dispostos a seguirem nela. É só um alerta! Não é para desanimar não tá?

como manter um relacionamento - 2

Se relacionar é uma jornada maravilhosa de autoconhecimento, entrega, cumplicidade, amor, paciência, perdão, superação, alegrias… Onde às vezes percorremos águas quentes e calmas e outras vezes mares com tempestade! E está tudo bem! Quando as pessoas estão envolvidas em amor e dispostas a trilhar o caminho tudo vira uma grande aventura mesmo com alguns remendos dourados!

Implementando estas 4 atitudes (ou posturas se você preferir) no seu relacionamento você perceberá como ficará mais leve e fluído, criando um ambiente onde o amor florescerá ainda mais!

*Siga no instagram @acorda.bela para mais dicas e conteúdos!

Imagem: Pexels


Agora que você sabe como manter o relacionamento, que tal ajudar uma pessoa no Clube? Responda abaixo:

@ load more