Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Com a correria do dia a dia é muito complicado lembrar de todos os compromissos a longo prazo, assim como também é muita informação para assimilar na vida pessoal e profissional. Para ajudar com essas questões, vou apresentar algumas alternativas para organizar melhor sua rotina, compromissos, reuniões, hobbies, entrega de trabalhos e muitas outras questões.

Primeiro de tudo, você não precisa ter várias cadernos, posts-its, lousas, programas de alarmes, entre outros. Isso causa confusão na hora de checar seus compromissos diários. Se você não tem esse hábito, a longo prazo isso vai te desestimular e fazer com que você volte a tentar não esquecer de nada, o que faz que a sobrecarga aumente.

Como o nome já diz, a rotina organizacional depende do seu hábito.

Criar uma rotina organizacional é também criar o hábito de anotar compromissos. A frequência já vem sendo estudada a séculos, desde 1950 uma das formas que foi descoberta e vem sendo usada até os dias atuais é o método dos 21 dias do Dr. Maxwell Maltz, que em suma trata-se de após 21 dias fazendo uma mesma coisa, isso acaba se tornando um hábito instintivo e isso funciona com a organização de tarefas.

Após esse comprometimento inicial de manter essa rotina por no mínimo 21 dias você vai precisar de uma plataforma que você confie e que seja legal para você anotar tudo. Lembrando que identificação com os aplicativos e plataformas ditam se você vai querer continuar ou não. Caso você opte por uma que seja complicada ou não consiga se adequar, não desista, há muitos métodos no mercado e algum deles vai servir para você, por isso vou indicar algumas abaixo.

Formas práticas de se manter uma rotina organizacional

5 formas práticas de se manter uma rotina organizacional

1. Trello

O primeiro programa que indico para o dia a dia profissional e que também pode ser adaptado para o pessoal é o Trello. Com quadros que você pode organizar por temas como “Trabalho”, “Faculdade”, “Eventos”, entre outros, onde você pode deixar privado ou adicionar outras pessoas para comentarem sobre os tópicos, adicionarem informações, lembretes, criarem listas, etc. A plataforma é muito simples e tem tutoriais de incio para você entender como ela pode te ajudar por completo. Com o aplicativo para celular, você pode acompanhar o progresso de todos os lugares.

2. Gmail

A outra indicação pode parecer uma surpresa para alguns, mas um aliado antigo para outros. O Gmail oferece além da troca de e-mail, outras diversas guias, que você pode criar e editar textos e planilhas, facilitando com o armazenamento na nuvem, para você ter sempre contigo. Assim como também o programa agenda, fotos, tradutor, maps, contatos, entre outros que estão disponíveis em todos os celulares com sistema Android. Porém muitas vezes não entrelaçados a sua conta do Gmail. Quando você utiliza o recurso completo você pode ter suas informações do celular em qualquer computador que acessar e vice e versa. Além de claro, em caso de perda ou roubo de um aparelho você não precisar se preocupar com seus arquivos e contatos.

3. Evernote

Para quem não precisa de todas essas funcionalidades e quer algo menos complexo apenas para anotações gerais temos o Evernote. O aplicativo permite a criação de tags para organizar e catalogar as notas, onde você pode também incluir fotos e documentos em anexo para caso precise de algum completo para analisar depois, ou até menos áudios. Assim como os outros, ele pode ser acessado de qualquer plataforma que tenha o Evernote instalado, assim como a facilidade das notas poderem ser compartilhadas por redes sociais caso você precise enviar para alguém.

4. OptimizeMe

Para quem precisa estabelecer rotina temos o OptimizeMe que prioriza o bem-estar do usuário. Ele vai informando ao aplicativo o seu dia a dia e as atividades que considera de suma importância, assim como ideias, dados particulares, alimentação, número de copos de água ingeridos, peso, altura, tempo que pratica atividade física, diariamente ou semanalmente. Eles são divididos em quatro setores: criatividade, saúde, prazer e rotina. No final de tudo o aplicativo elabora gráficos e tabelas sobre sua qualidade de vida e hábitos. Após o próprio aplicativo gerar a rotina (12 dias) ele consegue te informar próximos compromissos e também metas para fazer com que você crie objetivos e não estagne (bem Black Mirror haha).

5. Agenda ou planner

O último é bem conhecido porém nunca vai deixar de ser uma das principais ferramentas para quem gosta de manter uma rotina organizacional, que é a agenda ou o planner. Os dois agem de forma semelhante e são opções parecidas, apenas depende de cada um sobre o número de informação que você que inserir. Ele consegue controlar todos os dias do ano, basta uma consulta rápida no dia que deseja ver para saber dos compromissos que você anotou e os detalhes, é simples porém eficaz, já que você pode carregar para todos os cantos e conferir tudo o que precisa mesmo sem internet.

Espero que tenham gostado da lista e que encontrem um método que melhor se adeque ao que você procura para ter uma rotina organizacional, caso tenha algum programa que ajude a se planejar, comente e fale porque ele foi escolhido por você.

Imagem: Unsplash

@ load more