Como pequenos negócios podem melhorar a reputação online?

A maioria das pessoas possui uma opinião sobre determinada marca ou negócio, essa percepção (de clientes ou não) refletem a reputação online do seu negócio. A reputação online é muito importante porque a internet é formadora de opiniões. A todo momento há conteúdo sendo gerado e pessoas sendo influenciadas a diversas ações.
Melhorar a reputação online significa influenciar pessoas a favor do seu negócio, crescer a visibilidade da sua marca na internet e fortalecer a sua presença digital.
Como melhorar a reputação online?
Não é fácil ter controle de tudo o que falam da sua empresa no meio digital, porém, você pode trabalhar para que haja uma influência positiva sobre as pessoas falam sobre o seu negócio.
A gestão da reputação online começa com pequenas ações, desde o visual e a imagem do negócio até a importância do feedback do cliente, o conteúdo abordado, as parcerias e a forma de posicionamento da empresa nas mídias digitais, por exemplo.
É importante ter em mente que existem várias formas de impactar positivamente clientes (e não clientes também), mas, a percepção que a sua marca causa em alguém, é, prioritariamente, individual.
A forma como você vai trabalhar para tentar amenizar determinados problemas, melhorar o visual, o atendimento o cliente e o conteúdo que você quer mostrar, vai ser decisivo para induzir pessoas a terem uma visão positiva do seu negócio.
Confira abaixo dicas imprescindíveis para melhorar a reputação do seu negócio no meio digital de forma prática
1. Manter boa comunicação com a audiência
Seja qual for o nicho do seu negócio, seja físico ou digital, manter uma boa comunicação com a sua audiência é a base de uma boa reputação online.
Criar e manter um ou vários canais de comunicação que sejam eficientes é obrigatório, afinal, as pessoas que querem entrar em contato com o seu negócio estão interessadas em algo que a sua marca pode oferecer a elas.
Boa comunicação não é só atendimento ao cliente, mas criação de conteúdo relevante e dar atenção a sugestões e comentários em redes sociais, por exemplo.
É importante que esta comunicação seja amigável, por mais que a outra pessoa não seja tanto. Uma boa comunicação é mostrar que o seu negócio está aberto ao que o outro tem a dizer e está pronto para responder e tentar atender o possível cliente.
Para criar uma boa comunicação, aposte em ferramentas acessíveis para melhorar a interação com o seu público, certifique-se de criar uma equipe especial para isso, se for possível.
2. Criar uma boa identidade visual
A imagem é um ponto fundamental para todos os negócios e a identidade visual é a personalidade da sua marca. É através dela que você cria um portal direto com seus clientes, pois quando sua logo ou determinadas cores, farão a ligação direta (na mente) com o seu negócio.
A identidade visual é o maior símbolo de uma marca pode englobar todo um conceito que você queira passar ao cliente.
Você pode começar com um bom conceito na sua logo e no seu conteúdo. Para isso, você pode contratar designer de logotipo para que deixe a identidade da sua marca profissional.
3. Tenha empatia com seu público
A empatia é a capacidade de entender os sentimento dos outros. Ter empatia é uma forma de se colocar no lugar do outro, é aquele simples questionamento: e se fosse comigo?
Se você tem empatia com seu público, você passa a entender melhor os motivos das frustrações e outros problemas e pode trabalhar na solução, melhor ainda, pode melhorar a satisfação de seus clientes e possíveis clientes.
A empatia com a sua audiência, no meio digital, pode ser aplicada no momento da comunicação e no conteúdo que você disponibiliza. Entenda como seu público reage, o que ele sente e agregue valor ao que ele deseja.
Quando a sua audiência entender que a sua marca tem essa preocupação, a sua reputação, sem dúvidas, será muito melhor.
4. Gerenciamento de crise
Gerenciar momentos de crise é um verdadeiro desafio. Saber como lidar com situações que fugiram do controle pode ser realmente uma das maiores adversidades para um empreendedor.
O gerenciamento de crise serve para contornar momentos ruins, como algum comentário online mal pensado por alguém da equipe de mídias sociais, um post que não funcionou bem e até momentos de crises econômicas e financeiras.
Busque profissionais para ajudar nesse momento, leia bastante, procure saber o que especialistas dizem e, na medida do possível, use o que você aprendeu anteriormente: tenha empatia.
5. Compreender os feedbacks
Mais uma vez você deve se atentar para o que a sua audiência tem a dizer sobre o seu negócio. Os feedbacks são importantes para a evolução de qualquer negócio, mesmo que sejam péssimos.
Compreender os feedbacks é criar soluções a partir do que dizem sobre a sua marca. Se está indo tudo bem, provavelmente você deve seguir naquela linha e apenas aprimorar. Se os feedbacks não são nada bons, atue na solução o quanto antes.
Mostre ao seu público que você compreende esse retorno e que se preocupa em trabalhar para melhorar o que for preciso.
Pequenos e grandes negócios podem melhorar a reputação online com todas as dicas acima. Se a sua marca precisa de soluções urgentes para melhorar a imagem, comece aplicando tudo e verá que, aos poucos, o seu negócio será visto de uma maneira mais positiva na internet.