Hi-lo: a solução pros seus looks de home office
Minha prima é administradora de uma importante multinacional. Ela e o marido têm uma filha de dois anos. Ele também tem um cargo importante em outra multinacional. Na quarentena, ambos estão trabalhando de casa, em home office. Estão sem a babá que ajudava com os cuidados da casa e da criança.
Esses dias, ela estava fazendo uma videoconferência com os colegas de trabalho e conta que sua filha entrou no cômodo em que ela estava trabalhando e subiu no seu colo e adormeceu. Isso aconteceu na frente dos colegas.
Estou contando essa estória pra ilustrar um pouco dos percalços de quem faz home office com filhos. E ainda sem a rede de apoio a que estávamos acostumadas. Sei que está todo mundo sobrecarregado. Ao trabalho de todo dia, somou-se os afazeres domésticos, as crianças e o homeschooling (educação domiciliar).
O home office pode ser complicado porque nele os limites entre público e privado, ou seja, casa, trabalho, lazer, descanso, ficam embaralhados.
E é por isso que eu, como consultora de estilo, não quero que a roupa que você usa no home office e ao interagir com sua equipe, colegas de trabalho e superiores em videoconferências seja mais uma problema. Montar seus looks de home office tendo em mente a fórmula hi-lo pode ser uma solução rápida e fácil pra esse momento. Vem comigo que eu te explico!
Da cintura pra cima: roupas pra videoconferências
Hi-lo é uma fórmula de look muita usada em moda e que serve pra fazer muitos tipos de combinações. Tende a resultar em bons looks porque ela trabalha com o equilíbrio de mensagens opostas como masculino/feminino, caro/barato, formal/descontraído, discreto/extravagante e por aí vai.
No caso de looks de home office, podemos pensar em peças formais ou mais arrumadinhas para partes de cima e peças confortáveis e informais para partes de baixo.
Pense que pelo menos pra partes de cima, você deve continuar seguindo o dresscode do seu trabalho, não importa se ele é rígido ou mais casual. Não descuide da sua imagem só porque está em casa. Imagine que a qualquer momento você pode precisar participar de uma videoconferência, por exemplo.
Nessas ocasiões, o que vai contar mesmo é o que está perto do rosto como cabelos, maquiagem, blusa ou camisa, terceira peça e acessórios. Porque, isoladas ou não, interagimos com o mundo com o rosto. Então sua atenção deve ser o que está próximo a ele.

Continue usando as mesmas blusas, camisas, jaquetas, blazers e acessórios que você já usava no escritório. O mesmo vale para o ritual da maquiagem. Nos pés, acho que a escolha é muito pessoal. Há quem goste do sapato para se sentir arrumada por inteira e continuar produtiva. Outras preferem calçados fáceis de colocar e tirar, afinal estamos em casa.
Já da cintura pra baixo, podemos pensar em peças mais confortáveis e que você não usaria pra trabalhar como shorts e bermuda de malha, calça larguinha de moletom ou viscose, calça de cadarço estilo jogger, etc.
Transmitindo formalidade no look de home office
Quem precisa passar formalidade, peças em tecido plano (aqueles que não esticam como viscose, seda, linho, lã) e estruturadas são ótimas opções. Se forem em cores neutras como preto, branco, off, cinza, marinho e verde musgo, a sobriedade e formalidade serão redobradas. Também se forem peças lisas ou com estampas pequenas e discretas como listras, será melhor ainda.
Já que é da cintura pra cima, abuse de camisas e blusas, sem muita pele de fora. Se achar que uma terceira peça como blazer pode te ajudar a ter mais segurança, não hesite em usá-lo. Não esqueça também dos acessórios como colares e brincos. Os médios e pequenos são os melhores. Assim como as roupas, eles não devem chamar mais atenção do que você e seu conteúdo. Sabe brinco e colar que balança, brilha, faz barulho? Não é legal pra esses momentos.
Transmitindo casualidade
Se você trabalha em um local descontraído com dresscode informal ou não tão rígido, pode optar por peças feitas em malha e jeans/sarja. Cores coloridas como rosa, amarelo, azul e verde, assim como estampas estão liberadas já que transmitem informalidade, criatividade e originalidade.

Conforto no home office
Não tem jeito. É normal estarmos em casa e querermos estar confortáveis. Só que a maioria das pessoas associa conforto a estar desarrumada e não precisa ser assim.
Conseguimos conforto com peças em modelagem ampla e tecidos que deixem a pele respirar, estiquem como a malha ou que tenham elastano na composição. Também é importante que a roupa permita movimentos, o que os comprimentos curtos limitam demais, e seja fácil de colocar e de retirar, sem muitos detalhes que dificultem esse processo como fivelas e amarrações, por exemplo.

Dito isso, dá sim pra ser casual e estar confortável nos seus looks de home office sem esquecer da seriedade e credibilidade que a roupa nos ajuda a transmitir em diversos momentos mas especialmente nesses em que a imagem profissional está mais em evidência. Não se descuide.
Imagem de capa: Unsplash