Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Esse texto é para você, pessoa que resolveu dar um toque na vida depois desse tanto de festas de começo de ano! Não importa se é com relação à faculdade, vestibular, concurso público, prova da OAB e o escambau. A gente continua falando com vocêzinha mesma. Que que rola: contar com um plano de estudos é quase uma obrigação para quem quer conciliar toda essa teoria com a prática da vida. E acredite: é mais fácil do que se pensa.

Miga, esse trem (sou mineira mesmo) de “ah, sou auto suficiente e muito disciplinada, não preciso de cronogramas e nem nada” é uma coisa extremamente do passado. Sério mesmo. A partir do momento em que você decide FACILITAR a sua vida, a noção de adotar um método de aprendizado que não ferre com sua vida social é visível. Bem.. é pra isso que tô aqui hoje! Vou te ajudar a montar um plano de estudos arrematador que vai otimizar o seu tempo e te garantir ótimos resultados. Até porque se não for pra brincar direito, quirida, a gente nem desce pro play.

Bora?

O maior e melhor plano de estudos que você respeita

plano de estudos

Use e abuse da técnica de PODC

Gente, eu inventei esse nome. Ó que lindo! Tô até pensando em patentear, mas disso a gente conversa mais tarde. Na verdade, baseei essa técnica nas quatro funções da administração (com mais um toque de açúcar, tempero e tudo que há de “Luísisse”), que são: planejamento, organização, direção e controle.

Vamos dar aquela manjada em todos eles pra você ver o quanto essa técnica vai salvar sua vida:

  • Planejamento: o primeiro passo para montar seu plano de estudos é colocar, em números exatos, quantas horas disponíveis você tem ao dia, todo dia. Afinal, não dá para estabelecer 5 horas de estudos por dia se você só pode 3 na segunda, 4 na terça e 5 só na sexta, saca? Mantenha o pé no chão.
  • Otimização: nessa etapa, você vai listar alguns elementos e ferramentas que vão facilitar a execução do seu planejamento. É arranjar uma agenda, procurar por um lugar tranquilo para estudar (caso sua casa seja muito barulhenta), baixar aplicativos de concentração e organização, comprar cadernos e marca-textos e por aí vai. Considere TUDO o que você vai precisar para seguir direitinho com o planejamento e ó, mão na massa.
  • Direção: aqui estão todas as ações que você fará para ASSEGURAR que seus objetivos no planejamento sejam cumpridos. É nesse momento que você trabalhará o foco, disciplina e autodomínio para conseguir se motivar. Eu, por exemplo, funciono com sistemas de compensações. Se consigo terminar tudo o que planejei estudar na semana, me permito comer um pedaço de torta de chocolate. Resumindo? É aqui nessa etapa que seria interessante traçar metas e analisar as atitudes necessárias para cumpri-las.
  • Controle: por fim, é nessa etapa que você medirá seu desempenho e colocará seu plano em prova. Basta checar se você consegue cumprir com tudo o que planeja e, é claro, testar os resultados fazendo algum exercício ou simulado para saber se tá tudo entrando na caixola como deveria.

Então beleza. Chegou a hora de colocar a mão na massa.

plano de estudos

1. Estabelecendo prioridades

Você trabalha, faz faculdade, tem um TCC pra fazer, ou então mil matérias por dia e o vestibular batendo na porta, enfim… o nosso cotidiano, assim como a vida, é muito corrido. Sendo assim, foque naquelas disciplinas que você tem mais dificuldade. Dar a mesma atenção e peso a todas as matérias chega a ser surreal porque fará dos seus estudos um fardo gigantesco que você não vai dar conta e, consequentemente, vai acabar te desanimando.

Sendo assim, identifique quais são essas matérias que mais precisam de sua atenção e distribua-as ao longo da semana de uma forma que você mantenha todo o conteúdo bem fresco. Eu, por exemplo, trabalho durante o dia (das 10 às 19) e estudo à noite (das 20 até as 22:00h). Sendo assim, para conseguir garantir minhas horas de sono mínimas (8), eu tenho das 23 até 00, e das 08 da manhã até às 9:30. Minha monografia é o que mais tenho dificuldade. Minhas orientações são sempre nas segundas-feiras. Logo, eu separo todas as horas de terça e quinta para me dedicar somente a ela e, na sexta, eu pego aí uns 20 minutos só pra dar aquela revisada. Já as outras disciplinas e cursos à parte (como línguas a desenho) eu distribuía ao longo da semana. Tá dando super certinho até então!

Na verdade, é sobre isso que vou falar mais um pouco aqui abaixo, olha só:

2. Tenha noção de como sua rotina funciona e tente se adaptar a ela

Anote todas as suas obrigações e afazeres da semana (como horários de almoço, tempos de deslocamento de um local ao outro, intervalos entre as aulas e no trabalho) e, dessa forma, descubra quanto tempo você pode se dedicar de verdade aos seus estudos. Porém, estabeleça essa análise de forma realista. Se você chega da aula exausta, por exemplo, vai só perder tempo porque não vai conseguir aproveitar nada.

Além disso, NUNCA deixe de estabelecer seus momentos de lazer e descanso. Assista um seriado de 20 minutinhos entre uma tarefa e outra, faça um lanche calmo, pratique algum esporte, dê uma alongada, uma cochilada de 20 minutos e por aí vai. Se sentir descansada é ESSENCIAL para que nosso cérebro consiga assimilar tudo de forma correta.

3. Montando o plano de estudos

Bem, já te passei todos os ingredientes, chegou a hora de fazer o bolo. Anote em algum lugar (pode ser celular, planilha, agenda, bullet journal ou etc) tudo aquilo que você precisa estudar e todo o tempo REAL disponível para isso. Agora, priorize todo conteúdo que você tem mais dificuldade e tente colocá-lo em dias os quais você tem a possibilidade de se sentir menos cansada da rotina. Eu colocaria, por exemplo, em dias que tenho só uma disciplina na faculdade, que aí chego em casa mais disposta e tenho mais tempo.

Tente cumprir tudo, estabeleça metas e bonificações para suas conquistas e mãos à obra!

Então ó: diquinhas importantes e resumidas

plano de estudos

  • Não estabeleça metas que você não pode cumprir
  • Dê prioridade às coisas que você tem mais dificuldade
  • Lembre-se sempre de se permitir descansar e aproveitar o tempo fora de casa também

Coragem, mulher!

Voltar às rotinas é bem complicado, mas te garanto que se você executar esse plano de estudos com muito esforço, positividade e carinho, vai dar tudo certo!

eficiência no trabalho

Imagem: Pexels


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more