Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Se você é um dos diversos brasileiros que tem pensado na possibilidade (ou até mesmo já iniciou o planejamento) de morar fora do Brasil, seja temporariamente para estudar ou fazer intercâmbio, bem como mudar por um longo prazo ou definitivamente, já deve imaginar que a preparação é uma etapa importante do processo de planejamento.

Esta preparação leva em consideração buscar informações praticas sobre o dia a dia no país onde você pretende morar e sobre a cultura local. Ela irá te ajudar a se adaptar mais rapidamente a sua nova realidade. Engana-se quem acha desnecessária esta preparação e acaba pulando uma etapa importantíssima do seu processo de planejamento para morar fora do Brasil.

Ao mudarem do Brasil (mesmo que temporariamente, como no caso de um intercâmbio) não é incomum as pessoas vivenciarem um fenômeno chamado “choque cultural”. De forma breve, o choque cultural seria “uma sensação de confusão e incerteza, às vezes com sentimentos de ansiedade, que pode afetar pessoas expostas a uma cultura ou ambiente alheio, sem uma preparação”, conforme define o dicionário Merriam-Webster.

Pensando nisso, fiz uma seleção com os 7 canais do YouTube que mais gosto de acompanhar e que tem informações valiosas para quem deseja morar/estudar no exterior. Fiz a seleção baseada não somente no fato de serem quase todos brasileiros que moram no exterior, mas também por eles apresentarem vídeos informativos, interessantes, detalhados e extremamente úteis para quem pretende morar fora do Brasil.

Canais para quem quer morar fora do Brasil:

1. Aqui no exterior

Inicialmente o canal se chamava “Aqui na Suécia”, pois a sua criadora (Taís Fernandes) mora na Suécia há mais de 5 anos e compartilhava apenas informações sobre lá. Porém, com o aumento de inscritos e interesse do público em saber mais informações sobre morar fora do Brasil de forma geral, ela resolveu mudar o nome do canal para “Aqui no Exterior” e além da Suécia também tem informações sobre outros países através da participação de outros brasileiros que moram nestes lugares.

2. Bru Karine

Se você pensa na possibilidade de morar/estudar na Austrália e especial em Melbourne, vale a pena conferir o canal criado pela Bruna Karine. Nele ela compartilha a experiência desses quase 2 anos fazendo intercâmbio na Austrália.

No canal dela tem várias dicas práticas como, por exemplo: como planejar um intercâmbio, curiosidades de uma casa Australiana, o que colocar na mala do intercâmbio, hábitos brasileiros que os Australianos não entendem e etc.

3. Mandy e Mais no Canadá

Mandy é uma brasileira que vive no Canadá há quase 5 anos e já morou nas cidades de Quebec e Montreal. Atualmente ela reside em Toronto. No seu canal, como ela mesma diz, ela conta “as aventuras de uma brasileira no Canadá”.

Atualmente ela deu uma parada na produção de novos vídeos, mas mesmo assim vale muito a pena conhecer o canal dela, pois tem muitas informações detalhadas sobre a vida no Canadá, sobre cada uma das cidades onde ela morou e mora atualmente, primeiras impressões em cada um destes lugares, curiosidades sobre o Canadá, como imigrar para lá, onde morar em Toronto e etc.

4. Canadá Diário

Para quem pensar em migrar para o Canadá com a família, recomendo conhecer o canal do Dimitri e Fabiana. Eles mudaram para o Canadá há uns 8 anos, atualmente tem 2 filhos nascidos lá e moram na cidade de Vancouver. Eles colocam aproximadamente 2 vídeos por semana no canal.

O canal começou como um diário em Julho de 2009 explicando como foi o processo de imigração, partida do Brasil, chegada ao Canadá e dali em diante vários vídeos foram feitos, alguns em forma de vlog, outros contando várias curiosidades sobre o Canadá, existem outros mostrando lugares e pontos turísticos, comparações entre o Brasil e Canadá, eles também contam como é criar os filhos no exterior e longe da própria família e etc. Se você tem planos de migrar com a família ou pensa em ter filhos após a mudança de país, vale a pena conferir os vídeos deste canal.

5. Amigo Gringo

Este canal é a exceção nesta lista. Na verdade o “Amigo Gringo” em questão (Seth Kugel) não é um brasileiro morando no exterior, mas um nova-iorquino que já morou no Brasil (e fala português muitíssimo bem) e hoje faz vários vídeos para o publico brasileiro.

Embora a maioria das dicas sejam muito úteis para quem deseja “turistar” em Nova Iorque, pois ele fala de lugares e passeios que os turistas devem conhecer, indico este canal também porque ele fala bastante sobre as diferenças de comportamento entre os brasileiros e os norte-americanos, em especial o nova-iorquino, ele também dá dicas de inglês e responde às dúvidas das pessoas que acompanham o canal.

Ao aprender as diferenças de comportamento que temos em relação aos norte-americanos, seremos capazes de evitar “pagar micos” por lá e não seremos considerados, como o próprio Seth diz, “um puta babaca”.  As dicas são sempre passadas de forma objetiva, bem humorada e é quase impossível de serem esquecidas.

Falando especificamente para quem deseja trabalhar ilegalmente nos Estados Unidos, eu recomendo muito ver este vídeo aqui:

6. Casal Partiu

E se ao invés de escolher um país para morar o resto da sua vida, você resolvesse passar o resto da sua vida escolhendo para qual país irá se mudar durante os próximos meses? Se isso é possível?! Claro que sim! E é isso que o “Casal Partiu” (Vinícius e Patrícia) nos mostra em seus vídeos. Eles são nômades digitais brasileiros pioneiros e já passaram por mais de 60 países. Se você nunca ouviu falar no conceito de nomadismo digital, mais um motivo para você acompanhar este canal que nos explica tudinho sobre este estilo de vida (não, nômade digital NÃO É uma profissão), você também verá como eles vivem este estilo de vida e de quebra ainda verá um pouquinho de algumas cidades/países onde eles têm morado.

Sobre a definição de nômade digital o que posso dizer resumidamente, é: É uma pessoa que por não ter um lugar fixo de trabalho, resolve viajar (o mundo) enquanto trabalha do seu computador (aí o motivo do “digital” no nome).

Os locais de trabalho são os mais variados, como: A casa onde estão morando, um café, um restaurante, um shopping (como eu, enquanto escrevi quase todo este texto), uma praia (na minha opinião, há controvérsias sobre o uso deste local), ou seja, qualquer lugar que tenha uma boa conexão com a internet.

As carreiras que podem optar por esse estilo de vida também são variadas, com: profissionais de TI, comunicação, tradução, fotografia, produção e edição de vídeos, coaches, psicólogos (estas últimas duas profissões são o meu caso e posso explicar mais sobre isso em outro texto, ok?) e etc.

Enfim, se deixar eu me empolgo e ficarei aqui dissertando sobre este estilo de vida que cada vez mais tenho vivido e aprendido muito. E se você ficou curioso(a) para saber se esse estilo de vida é tudo que o você sempre sonhou na vida, mas só não sabia que existia, vai lá no canal do “Casal Partiu” e veja os vídeo deles, principalmente um que mostra o tamanho da mala deles.

Minha meta é conseguir viver com uma mala do tamanho da deles. Será que conseguirei? E por falar em mala, pode ser que você comece a ver os vídeos e veja que este estilo de vida não tem nada a ver com você, pois reduzir todos os seus pertences a uma quantidade mínima de coisas que caiba em uma mala pode ser uma tarefa radical e de extremo desapego para muitas pessoas. Confere lá e tire suas próprias conclusões.

7. Travel and Share

Por último, e não menos importante, o que você acharia de acompanhar bem de pertinho o dia a dia de outro casal nômade digital? Se essa é sua vontade, eu recomendo este outro canal maravilhoso de um casal nômade que mora numa Nissan Frontier. A “casinha”, como eles costumam chamar, é uma camper na caçamba da pick-up, transformando-a num motorhome bem interessante.

O canal mostra a rotina de Rômulo e Mirella vivendo e trabalhando na estrada. Eles colocam em torno de 4 vídeos por semana no canal e estão sempre mudando de país. Com certeza você se sentirá como se estivesse viajando de carona com este casal super divertido.

morar fora do Brasil - 1

Espero que você tenha gostado desta seleção de canais para saber como é morar fora do Brasil. O meu objetivo não era apresentar uma lista extensa, mas se você tiver a sua lista de canais favoritos com características semelhantes com estes que mostrei, pode me enviar que adorarei acompanhar também.

Lembre-se que os vídeos feitos por estes canais refletem a opinião pessoal de cada uma destas pessoas, e que para se aprofundar mais na cultura de um novo país e entender melhor as diferenças em relação ao Brasil, é indicado que você acompanhe mais alguns canais e/ou outros recursos como blogs e grupos/fóruns virtuais para que você chegue a sua própria conclusão e entenda quais aspectos culturais podem entrar em choque com os seus próprios valores. Desta forma, poderá elaborar estratégias mais eficazes de lidar com essas diferenças.

Assim como todos eles fazem ao fim dos vídeos, vou aproveitar para pedir para que você lembre-se de deixar o “joinha” nos vídeos que você gostar e se inscrever nos canais. Estas ações ajudam na divulgação do trabalho deles e consequentemente, na permanência destes canais.

Imagem: Pixabay


E você, tem vontade de morar fora do Brasil? Compartilhe sua opinião no clube, logo abaixo:

@ load more