Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Todo mundo já sofreu do mal que é criar expectativas. Não importa se você tem uma entrevista de emprego, um primeiro encontrou ou uma festa com as amigas, você com certeza imaginou como as coisas seriam e, de alguma maneira, se sentiu frustrada quando elas aconteceram de forma diferente.

O problema de criar expectativas é que deixamos de nos abrir para o novo, para o desconhecido, para comparar a situação em que estamos com a que criamos na nossa cabeça. Por exemplo, se você imaginou que o boy te daria um beijo no fim da noite, e ele não segue esse ‘script’, você vai se sentir frustrada e insatisfeita porque tinha essa expectativa e ela não aconteceu.

Mas, se criar expectativas parece uma segunda natureza, algo tão natural, como evitar esse loop? A gente já começa dizendo que não é fácil, mas é possível. Ainda assim, você precisa de disciplina e, principalmente, paciência.

Dito isso, vamos às dicas práticas para não criar expectativas:

1. Medite

Você pode pensar: ‘O que meditação tem a ver com expectativas?’. Tudo! A meditação tem como objetivo clarear a mente e ajudar você a ficar mais presente e no controle do que você pensa. Por isso que a meditação é tão benéfica para pessoas que são ansiosas ou sofrem de depressão. É uma forma de terapia que você pode colocar no seu dia a dia (mesmo que por 10 minutos) e deixa a sua mente mais calma. O resultado é que você aprende, com o tempo, a não ficar imaginando coisas e ser mais presente – e o resultado são menos expectativas! Você passa a aproveitar mais o momento e o que a vida te oferece sem esperar nada. E não precisa de muito para meditar, viu? A gente já listou aqui 5 motivos para você aprender a meditar.

2. Não demore para marcar programas

Isso vale principalmente para primeiros encontros. Quanto mais você demora para encontrar alguém pela primeira vez (pense no crush do Tinder), mais tempo você tem para criar na sua cabeça uma ideia de como essa pessoa é. O melhor, nesses casos, é marcar um café o mais rápido possível, assim você tem mais chances de se abrir para conhecer a pessoa como ela é de verdade. Por mais que seja incrível passar dias e dias conversando com alguém pelo Whatsapp, isso é um gatilho e tanto para as suas expectativas.

3. Questione

Uma questão principal sobre criar expectativas é que assumimos coisas que vão acontecer sem saber se elas vão acontecer de verdade. E isso não necessariamente é só para coisas boas, mas para as ‘ruins’ também. Um truque para evitar isso é fazendo perguntas. Sabendo os fatos, fica mais difícil você criar imaginações a respeito de uma festa, por exemplo. Como é o lugar? E a música que vai tocar? Como são as pessoas que frequentam essa festa? O que vai ter no bar? Qual a forma mais fácil de ir e voltar de lá? Pode parecer uma coisa de ‘gente chata’ fazer tantas perguntas. Mas é a melhor maneira de você saber o que é real e o que não é.

4. Falando nisso: tenha interesse

As expectativas são totalmente individuais. O que você espera de uma entrevista de emprego não necessariamente é a mesma coisa que o seu concorrente espera. Como sair da sua cabeça então? Demonstrando interesse pelo o que está acontecendo. Fazer perguntas (vide o item anterior) é uma forma de demonstrar interesse e entender melhor a situação. Quanto mais contato com a verdade sobre os fatos você tem, mais fácil fica de não criar expectativas.

5. Converse a respeito

Sente que está criando expectativas sobre alguém ou alguma coisa? Converse a respeito. A comunicação é essencial para você entrar em contato direto com os dois pontos anteriores. Esperar algo de alguém nada mais é do que uma expectativa (pense no que você espera que o seu namorado faça por você). Conversar sobre isso ajuda a desfazer essa ideia que você tem na cabeça e lidar com (você certou!) os fatos. Ser honesta e aberta sobre o que tem na sua cabeça ajuda a evitar a frustração e até a raiva que as expectativas podem gerar.

Imagem: Reprodução / Otariano


Vamos ajudar a nossa usuária que tem problemas em criar expectativas? Responda a pergunta a baixo:

@ load more