Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já deve ter prado para pensar em como não se sentir sozinha, certo? Seja nas festas do fim de ano, que nem sempre são um evento feliz para todo mundo, seja num período longe do trabalho ou em um simples fim de semana, você já deve ter lidado com a sensação de solidão em algum momento da sua vida.

A gente sabe que não tem uma receita sobre como não se sentir sozinha, mas não significa que a gente não pode tentar ao máximo ajudar você a lidar com essa sensação e entender que ela não faz parte de você. A solidão pode ser comum, mas não significa que ela é normal e que você precisa passar os seus dias com essa sensação pesando no seu coração.

como não se sentir sozinha

Se você sente que vai se sentir sozinha durante as festas de fim de ano, ou se tem lidado com essa sensação no dia a dia, as dicas abaixo podem ajudar você a se sentir melhor:

1.Não se isole

Quando a gente se sente sozinha, a tendência é manter esse padrão e continuar sozinha. Faça o movimento contrário: procure pessoas com quem passar o tempo, saia de casa, encontre os amigos… Você não precisa fazer todos os programas do mundo, mas não se deixe ficar todos os dias em casa sem fazer nada. Isso só vai alimentar a sua sensação de solidão – não duvide que existem pessoas por aí que fazem questão da sua presença.

2.Não leve as redes sociais tão a sério

As redes sociais são uma benção e uma maldição. Ao mesmo tempo que nos conectam com outras pessoas, causam ansiedade e aquela sensação de que você está perdendo alguma coisa, a chamada FOMO. Uma ideia é não levar a sério tudo o que você vê ali (a vida do Instagram não necessariamente é real) e passar um tempo longe das redes para não se deixar contaminar com as bad vibes.

3.Faça um trabalho voluntário

Ajudar as outras pessoas tem um efeito e tanto na nossa autoestima, sabia? Quando nos sentimos sozinhas, estamos muito focadas em nós mesmas, sem olhar o contexto. Então, se você tiver tempo, faça algum tipo de trabalho voluntário que você goste – ajudar em uma creche, servir refeições para pessoas de rua, cuidar de animais abandonados… Você vai perceber a diferença.

4.Leia um livro que você ama

Quem disse que livros não são companhia? Aproveite a sua biblioteca pessoal e leia aqueles livros que você mais gosta e que te fazem sentir bem. É uma boa forma de tirar a sua mente de alguma coisa que incomoda e focar a sua atenção em algo mais leve.

5.Beba coisas quentes

Sabia que pessoas que se sentem muito solitárias sentem mais frio? Uma forma de ajudar com isso é tomando um banho quente ou bebendo alguma coisa aquecida, como uma boa xícara de chá ou de chocolate quente. É uma forma de criar a tal sensação de aconchego, que ajuda muito com a solidão.

6.Faça bom uso da internet

Procure grupos de apoio, pessoas que se sentem como você, clubes do livro ou outras pessoas com quem você possa conversar sobre o que sente. Pesquise sobre saúde metal e como você pode melhorar a forma como você se vê e se relaciona com as pessoas –  você vai entender melhor sobre si mesma e outras pessoas que se sentem como você.

7.Veja filmes inspiradores

Quer coisa melhor do que uma boa maratona com filmes que te mostram que para tudo existe um jeito? Você pode assistir alguns desses filmes para os dias que se sentir perdido e conseguir uma dose extra de inspiração para olhar para a sua vida de um jeito diferente.

8.Peça ajuda

Procure um amigo ou um familiar com quem você possa conversar e abra o seu coração. Converse sinceramente e tenha certeza que essa pessoa vai querer te ajudar ou, no mínimo, ouvir com carinho o que você tem a dizer.

9.Procure um profissional

Também não tem problema nenhum procurar ajuda profissional se você sentir que a sensação está demais. Procure um psicólogo ou psiquiatra, um terapeuta, ou algum profissional com quem você possa falar sobre o que sente. Em momentos de crise, você ainda pode pedir ajuda discando 141 e entrando em contato com o Centro de Valorização da Vida.

10.Cerque-se de coisas que fazem bem

O ambiente em que você está pode influenciar muito a forma como você se sente. Ou seja, se você se sente sozinha e fica em um quarto escuro, de pijamas, vendo filmes tristes, as chances de você se sentir melhor são poucas, certo? Pense com carinho no que está cercando você, nas coisas que você quer por perto e crie um ambiente que te incentive a sentir bem. Procure por coisas que te motivam e te animem – vale até vídeos fofinhos no Youtube.

11.Ouça músicas inspiradoras

Deixe a playlist de fossa de lado e procure músicas que motivam e animam. Coloque aquele CD que você ama para tocar, dance pela sala e lembre que você tem força contra a sensação de solidão.

Foto de capa: Reprodução / Lost In Translation


Você sabe como não se sentir sozinha? Dê a sua dica respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.

@ load more