Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O Instagram é uma das redes preferidas de todo mundo – inclusive a nossa! Usando no dia a dia, até pode parecer que você sabe muito bem como a rede social funciona e o que você pode e não pode fazer nela. Mas não é bem assim. Descobrimos, alguns detalhes (inclusive como o Instagram escolhe as sugestões) que vão ajudar você a entender melhor a rede social.

Afinal, como o Instagram escolhe as sugestões de perfis?

Como o Instagram escolhe as sugestões - 1

Essa dúvida surgiu lá no nosso Clube Superela (mais de uma vez, diga-se de passagem), e a gente descobriu a resposta! Basicamente, o Instagram funciona da mesma forma que o Facebook, ele tem um algoritmo (um código matemático) que define o que aparece na sua timeline, a ordem dos Stories quando você abre o aplicativo e até a qualidade das publicidades que surgem entre uma foto e outra.

No meio disso tudo, toda vez que você segue um novo perfil, surgem logo abaixo algumas sugestões de pessoas para você seguir também. Essa escolha é feita por esse algoritmo, que mostra outros perfis relacionados com esse que você acabou de seguir ou de pessoas que você conhece e tem o contato no seu telefone ou Facebook, mas ainda não segue

Existe uma segunda sugestão de perfis, quando você entra também na aba ‘Pesquisa’. Se você reparar, logo abaixo da barra para pesquisar uma hashtag ou usuário, aparecem algumas ‘sugestões’ de perfis a serem pesquisados e, abaixo, as suas pesquisas recentes. Essa escolha é feita 100% com base no seu histórico. Provavelmente, as pessoas que aparecem ali são algumas que você visita com frequência, que curte muito as imagens ou com quem troca muitas mensagens, e o Instagram as coloca ali para facilitar o seu acesso a elas.

De uma forma ou de outra, deu para perceber que existe toda uma lógica em como o Instagram escolhe as sugestões, né? Elas são determinadas com base no que você costuma curtir e visitar dentro do próprio Instagram. Esse algoritmo se alimenta dos seus hábitos dentro da rede para entregar de volta o que você gosta, toda vez que abre o feed. Entendeu?

como o Instagram escolhe as sugestões - 2

E o que mais, hein?

O legal do Instagram é que, enquanto ele pode ter um efeito na nossa saúde mental, ele também tem um monte de recursos incríveis que a gente pode usar para se cercar de boas influências e inspirações, e melhorar a nossa experiência na rede. Por exemplo:

1. Você pode ver todos os posts que já curtiu

Já se perguntou quais fotos você curtiu ao longo da sua história no Instagram? Pois bem, é possível você ver o seu histórico de curtidas e checar todas as fotos que já ganharam um coração seu ao longo do tempo. Para isso, basta ir em Configurações > Publicações que você curtiu. Pronto, agora você vai ver um feed com todas as fotos que já ganharam a sua atenção.

2. Rearrange os filtros para deixar o que você mais gosta na frente

O que diferenciou o Instagram de todas as outras redes sociais é que ele tem filtros que você pode colocar por cima das imagens e mudar as suas cores, por exemplo. No total, são 23 filtros, mas você não usa todos eles: deve ter um ou dois que são os seus favoritos. E a preguiça de passar por todos até encontrar o seu?

Pois bem, é muito fácil mudar isso: na hora de colocar o filtro na sua foto, vá até o final do carrossel e clique em ‘Gerenciar’. Ali, você pode esconder filtros que não gosta e mudar a ordem em que eles são dispostos.

3. Esconda os seus Stories de algumas pessoas

Sim, é possível você esconder os seus stories de alguns usuários – pessoas que você não quer que vejam as suas postagens no dia a dia. Para isso, vá em Configurações > Configurações da História > Ocultar história de. Agora você pode controlar quem não vai receber os seus Stories na timeline.

4. Diminua o uso do 3G

Já reparou como o Instagram come o seu 3G com a mesma velocidade que você come uma barra de chocolates? Tem como reverter essa situação. Ainda nas configurações, vá em Uso de Dados de Celular e ative a opção ‘Usar Menos Dados’. Quando você não estiver no Wi-Fi, as fotos e vídeos vão levar mais tempo para carregar ou carregar apenas quando você clicar nelas. Mas, pelo menos, você não vai gastar toda a sua internet olhando o feed do crush no ônibus.

5. Limpe o seu histórico de busca

Já que falamos sobre buscas e sugestões, você pode limpar totalmente o seu histórico com apenas alguns toques na tela. Vá em Configurações > Limpar Histórico de Buscas (lá embaixo na tela, em azulzinho), e pronto!

6. Bloquear automaticamente comentários indesejados

Spam, comentários ofensivos e impróprios? Você pode usar um filtro automático e eles não aparecerem no seu perfil. Vá em Configurações > Controle de comentários. Você poderá listar termos indesejados e também utilizar o filtro padrão deles (que geralmente já vem marcado), que bloqueia palavras frequentemente denunciadas. Os comentários que contêm esses termos passarão a ser ocultados. E lá você também pode bloquear comentários de pessoas que não te seguem ou de alguma pessoa em específico.

7. Cancelar o envio de uma mensagem

Oba, o Instagram permite que você mude de ideia. Quando enviar uma mensagem para alguém, você pode tocar nela e segurar o toque para encontrar a opção Cancelar envio e aí ela não aparecerá na caixa de entrada do usuário, mas  ele já pode ter recebido uma notificação sobre a mensagem e aí já era… Boa sorte 🙂

Ah e não esquece de seguir o perfil do Superela!

View this post on Instagram

Com certeza não é, @ilustragabs @❤️

A post shared by Superela (@superelaoficial) on

Foto de capa: Pexels


Você tem alguma dúvida sobre como o Instagram escolhe as sugestões? Deixe o comentário respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.

@ load more