Como organizar as contas de uma vez por todas
Se você é daquelas que leva um susto cada vez que a fatura do cartão chega, você não está sozinha. Em meio a tantos compromissos e responsabilidades, cuidar do seu dinheiro e organizar as contas parece uma missão impossível. Mas não precisa ser assim.
Uma das promessas mais populares de ano novo é começar a guardar dinheiro – ou então simplesmente sair do vermelho. No entanto, entra ano e sai ano e tanta gente continua sempre na mesma.
Como então transformar a sua relação com seu dinheiro – e, de quebra, conseguir organizar as contas sem tanto sufoco?
Como organizar as contas de uma vez por todas
Para te ajudar, eu criei um método de organização aparentemente simples, mas poderoso: o 50/30/20. Você não vai precisar de planilhas super complexas ou de apps novos. Só precisa dividir os seus gastos em três categorias: essenciais, supérfluos e criação de reserva. O total dos seus ganhos deve ser dividido com a seguinte proporção:
• 50% do seu salário líquido deve ir para os gastos essenciais (moradia, alimentação, supérfluos, etc)
• 30% para supérfluos (compras, presentes, lazer, saídas para jantar…)
• 20% para você guardar todo mês
A minha sugestão é que você baixe os extratos dos últimos três meses da sua conta corrente e veja como os seus gastos se encaixam nestas categorias. E se você não consegue poupar nada, comece aos poucos. Estabeleça como meta guardar 5% neste mês, depois 10%, e suba este percentual gradativamente até os 20%. Deste jeito, você nunca mais vai passar sufoco.
Se você quiser se aprofundar neste método de organização financeira, recomendo que confira o meu curso online Finanças Femininas. Com ele, você vai aprender a organizar suas contas, a quitar as suas dívidas e vai poder começar a planejar a realização dos seus sonhos. Para conferir o curso, acesse aqui.
Um grande abraço e conte com a minha ajuda!
Carol