Como organizar melhor o guarda-roupas

Você sabe como organizar o guarda-roupas?
Organizar o guarda-roupas é uma atividade demorada e que dá trabalho, mas o resultado é maravilhoso e vai te fazer perceber a quantidade de roupas bacanas que você tem (e não lembrava), além de ver que tem peças que não vão estar com você quando o ano mudar, porque já não combinam com o seu corpo e com a sua rotina.
Num texto que eu fiz aqui no ano passado eu falei sobre como a organização do guarda-roupas favorece o seu estilo. Vale a pena dar uma lida antes de colocar a mão na massa!
Como organizar o guarda-roupas, por onde começar
Eu sempre falo nos meus textos que não existe certo e errado na moda, porque eu realmente acredito nisso. Quando o assunto é organização de guarda-roupas, eu também acredito que não exista certo e errado e nem uma fórmula que seja ideal para todo mundo. Tem quem separe as peças por tipo (camisetas, camisas de botão, regatas, etc), por cor ou quem prefira setorizar o guarda-roupas, separando as peças de trabalho das roupas de passear.
Independente da forma que você achar melhor, tem que facilitar a sua vida e fazer você perder menos tempo na hora de procurar o que vestir. Não adianta deixar o guarda-roupas todo bonito, separado por cores em degradé se na hora de se vestir você pensa em outras características como a modelagem, o tecido, se a blusa amarrota ou se dá pra usar com um sutiã específico, etc.
Aqui eu queria me manter neutra, mas preciso dar uma dica que eu acho que realmente faz diferença: Tente não rotular demais as peças, para que você tenha mais possibilidades. Uma calça de linho “de trabalho” pode ser uma opção de passeio se você coordenar com uma camiseta de malha ou uma sandália rasteirinha, por exemplo. Fiz um texto falando sobre como diferenciar roupa de trabalho e de passeio que pode te ajudar a entender melhor como suas roupas podem se multiplicar!
O que deve ficar dobrado?
Camisetas, blusinhas e vestidos de malha e viscolycra, tricôs, cardigans de malha e o jérsei entram no grupo do que deve ser guardado dobrado. A trama dessas peças é sensível e o peso delas mesmas faz com que a modelagem deforme e se estique quando elas são penduradas, “puxando” pra baixo. O resultado são bicos de cabide nos ombros, peças mais longas no comprimento e afuniladas na largura, costuras fora de lugar e… roupa que dura menos, que perde tempo útil de vida = dinheiro jogado fora!
O que deve ser pendurado no cabide?
Independente do tamanho do seu guarda-roupas, evite pendurar mais de uma peça em cada cabide, pois isso dificulta que você consiga ver tudo que tem e que lembre da peça que está embaixo da outra, escondidinha.
As peças que tem prioridade no cabide são as que amassam com mais facilidade e as de tecido plano, e as que NÃO DEVEM FICAR NO CABIDE são as feitas de tecidos que esticam, como a malha, porque podem deformar. Todo tecido que não estica quando a gente puxa as duas pontas em direção oposta é tecido plano; tecido que ‘deforma’ e cresce quando a gente estica é malha.
Outras dicas na hora de pendurar:
- Camisas: devem ser penduradas com uns quatro botões fechados, contando o colarinho;
- Calças jeans: pendurar pelo cós ou dobradas pela metade;
- Calças de linho, crepe, seda e couro: pendurar em cabides com presilhas para não marcar;
- Saias e vestidos de tecido plano: colocar em cabides com presilhas;
- Paletós, blazer e jaquetas: pendurar abotoados, para não deformar.
Já sabe como organizar o guarda-roupas? Então, boa arrumação!
Imagem: Acervo pessoal