Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Todo mundo sabe que precisa gastar menos do que ganha, mas por que não conseguem?

Eu já passei por isso e sei muito bem o quanto é difícil organizar as finanças!

Se você me segue, no Intagram e Youtube  já conhece muito bem a minha história, rs. Quantas vezes eu tentei anotar todos os meus gastos, mas depois de uma semana desistia… Eu não entendia porque não conseguia se o que eu queria era me organizar financeiramente. Então, acabei batendo muito a cabeça.

Hoje temos muitas informações, mas na época em que eu precisava me organizar o conteúdo sobre isso era muito escasso.

Mas, como gastar menos do que ganha?

O primeiro erro que identifiquei foi que eu anotava os gastos de maneira errada. Eu simplesmente anotava, mas não sabia de fato quanto gastava com salão de cabeleireiro, roupas etc.

Depois, aprendi que o correto era anotar por categoria, ter uma folha para cada gasto, pois assim eu saberia para onde estava indo o meu dinheiro. Então, se você quer se organizar financeiramente separe seus gastos por categorias.

Por muito tempo, eu fui escrava de anotações, até que cheguei a uma conclusão simples: o que adianta anotar o que gastei? Não tem como voltar atrás.

Já te falei algumas vezes que, ao anotar os gastos por categoria, é preciso considerar 30 dias, não mais que isso, pois esse Raio X é só para você entender para onde está indo o seu dinheiro.

Tem mais: se você não der um nome para o seu dinheiro pode ter certeza que irá gastar com qualquer coisa que aparecer. Digo isso pois já passei por isso e também por conta da experiência nos atendimentos que faço através da consultoria financeira.

Todos nós aprendemos que recebemos a renda, pagamos as despesas e o que sobrar devemos guardar, mas o fato é que não sobra nada. Então, primeiro temos que dar prioridade para os nossos sonhos, seja de curto, médio ou longo prazo, considerando que:

  • Curto prazo = 1 ano;
  • Médio prazo = 5 anos;
  • Longo prazo = acima de 5 anos.

Aqui você precisa ser bem específica, por exemplo: quero comprar um celular no dia 10 de dezembro de 2020. Caso contrário você acabará gastando o dinheiro, então você precisa ter foco total!

Vivemos hoje na era do consumo e o marketing sabe que somos mais emocionais do que racionais. Sabendo disso, parece que tudo é essencial quando na verdade não é.

Então, se você tem os seus sonhos de curto, médio e longo prazo, fica muito mais fácil poupar esse dinheiro ao invés de antecipar o sonho e acabar se endividando. Parece meio sacrificante, mas não é. Na verdade, assim que você começar a criar o hábito vai ver que suas compras serão muito mais prazerosas.

Caso você tenha muita dificuldade em se planejar, aqui vai mais uma dica. Dei o nome de orçamento crítico. Toda vez que eu ia comprar alguma coisa eu pensava: será mesmo que preciso? Se eu não estivesse trabalhando ou estivesse com a última parcela do seguro desemprego, será que eu iria comprar e comprometer as contas essenciais? Logo após fazer essas perguntas eu chegava à conclusão de que realmente não estava precisando.

O objetivo de você se educar financeiramente não é se tornar sovina, mas sim fazer escolhas inteligentes e ter tranquilidade financeira.

Então, para parar de gastar mais do que ganha você precisa fazer o boleto dos seus sonhos ao invés do boleto das dívidas.

Um abraço e te espero no próximo artigo!

@ load more