Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você é daquelas que tem medo de mudanças? Prefere não trocar o certo pelo duvidoso? Então quero compartilhar com você 8 motivos para não ter. Converso com frequência com pessoas que ao ouvir o nome “mudança” elas correm para o outro lado da rua. E eu entendo isso, pois já fui uma dessas pessoas.

Isso acontece pois dentro da zona de conforto não precisamos nos expor. Não é necessário ser vulnerável, basta seguir o que lutamos tanto para aprender e/ou nos aperfeiçoar. Se colocar vulnerável, portanto, é se arriscar errar, sofrer críticas, recomeçar. E tudo isso dá um baita trabalhão, não é verdade?

Mas amiga, se você já ouviu falar sobre esse negócio de zona de conforto já deve ter visto aquela imagem ou frase que mostra que é fora dela que coisas incríveis acontecem.

Dessa forma, por que então é tão importante não ter medo de mudanças? É isso que vamos falar a partir de agora.

Motivos para não ter medo de mudanças

1. A vida não se torna chata

Vamos começar por aí então. Não existe algo mais lamentável que uma vida da qual a gente não se orgulha de viver. Existem infinitas possibilidades de experiências e quando escolhemos a zona de conforto por medo de mudanças, sem dúvida a vida se torna chata.

Parece que se vive no filme preto e branco. Só que sem toda a magia que o cinema nos proporciona. Dessa maneira, procure avaliar o que não está funcionando tão bem em sua vida e coloque mais cor. Se divirta mais, ligue para alguém que não fala há tempo. Viaje, de preferência sozinha. Isso traz um crescimento gigantesco.

Não tenha medo de mudanças ou recomeços, pois pior que dar um passo errado é ficar eternamente parado!

Autor desconhecido

2. Você evita momentos depressivos

Sabemos que a depressão atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. E essa doença é causada principalmente por fatores psicológicos, estresse, acontecimentos traumáticos e etc.

Nesse sentido, as pessoas que sofrem com essa doença tem forte tendência a não ter interesse pelas coisas que antes traziam satisfação e felicidade. Assim sendo, quanto mais medo de mudanças, mais se evita momentos onde há crescimento de quem somos. Evita-se também cultivar mais momento de lazer, novas descobertas e aprendizados.

3. Você não aprende nada novo

Pegando o gancho sobre aprendizados, quando temos muito medo de mudanças deixamos de cumprir com um de nossos propósitos e necessidades: evoluir.

Como comentei no início desse texto, quando estamos na zona de conforto é comum repetir padrões. Por exemplo, as coisas do dia a dia de trabalho. Se já se sabe como executar aquela tarefa, certamente não irá aprender um jeito novo de fazer a não ser que você precise ganhar tempo.

Então você deixa de enxergar algum processo de melhoria, algo que poderia ser inovado e passa e executar os mesmos procedimentos e comandos. Por isso tanta gente fica entediada com a carreira ao passar dos anos.

4. Você perde paixão pela sua vida

Ah, talvez esse seja o pior da lista toda! Viver é algo incrível, especialmente quando vivemos dentro dos nossos termos. Mas quando existe muito medo de mudanças, aquele entusiamo vai indo embora pouco a pouco.

Logo em seguida vem a falta de motivação, ou seja, aquela força que te impulsiona a ir busca do que deseja começa a se afastar de você. O desânimo toma conta da rotina.

E lembrando que temos o poder de influenciar quem está ao nosso redor, se a gente desanima quem está ao nosso lado também. Se temos o poder de fazer escolhas, façamos a escolha de abraçar a nossa existência. Mesmo que tenha diversos desafios.

Bored The Big Lebowski GIF - Find & Share on GIPHY
Tédio sem fim

5. Você esquece quem você realmente é e por que está aqui

Um dos grandes vilões que fazem com que as pessoas tenham medo de mudanças. Ao longo de suas jornadas e por conta da zona de conforto muitas pessoas esquecem de quem realmente são. Dos seus interesses, habilidades, competências, o que acreditam sobre a vida.

E por conta disso, se esquecem do seu porquê. Somos 7,6 bilhões de pessoas no mundo e a vida, maravilhosa como é, deu um jeito para que não existisse alguém igual.

Por isso, ao se esquecer de si se esquece automaticamente de seus propósitos. De como você pode contribuir com um ambiente melhor, como sua visão de mundo pode impactar a sua comunidade.

6. Você começa a se ressentir da sua situação de vida

Pois bem, medo de mudanças traz também a lista de emoções negativas. Que são igualmente necessárias, mas como não são prazerosas como as emoções positivas, seu significados passam desapercebidos.

Com isso, passa-se a olhar apenas o lado negativo das coisas. Tudo aquilo que não dá certo, que não vai para frente. Os projetos abandonados e engavetados. As oportunidades desperdiçadas.

E como bem sabemos, nos arrependemos mais daquilo que não foi feito.

7. Você procura por atalhos

O ser humano é preguiçoso e quando existe medo de mudanças no caminho a tendência é buscar atalhos. Mas a vida não possui atalhos. Oras! Não tem como alcançar aquele baita sucesso nos negócios do dia para a noite.

É quase raro que o relacionamento flua em apenas uma semana. Queremos burlar nosso processo natural de dar tempo para que as coisas amadureçam e tomem a forma que precisam.

Mas quando o medo de mudanças se torna um peso, vem o sentimento de ficar para trás em tudo. Parece que todos seguem com suas vidas e apenas você não evolui. Eu sei disso, pois já estive lá. Só que é importante entender que cada um tem o seu caminho, o seu aprendizado,sua jornada. Assim, é impossível copiar a vida de alguém achando que será bem sucedida.

8. Você desenvolve comportamentos não saudáveis

Uma vida vivida na zona de conforto traz consigo hábitos nada saudáveis. Já que você perdeu o interesse pela sua vida, é muito fácil cair nas armadilhas que a internet e os negócios oferecem.

Exemplos? Passar um final de semana inteiro apenas vendo seriado no Netflix. Gastar seu tempo de vida descobrindo quem traiu quem no mundo dos famosos. Ficar rolando a tela do celular sem interagir com nada que faça com que você saia do desconforto que sente.

Não me entenda mal, não estou aqui julgando quem faz isso e se sente feliz. Mas se esse não é o seu caso, imagine se você não estiver mais aqui no próximo ano. É assim que gostaria de aproveitar sua vida?

Considerações Finais

Em resumo, espero que você possa aproveitar cada aspecto aqui para perceber se realmente é momento de fazer mudanças em sua vida e viver o que você idealizou há um tempo.

Invista tempo para focar em você e cuidar de seus interesses e perceberá o quanto a sua vida é interessante. Cada vez que você diz não para o que a vida tanto pede para que mude, um pedaço seu fica para trás.

E temos tão pouco tempo! Que possamos aproveitá-lo vivendo aquilo que faz nosso coração vibrar mais forte.

Britney Spears Lets Do It GIF - Find & Share on GIPHY
Boooraaaaa

@ load more