Como reduzir os gastos do meu negócio?
Você sabia que pode melhorar seu lucro de outras formas além de apenas aumentar o seu preço e vender mais? Pois é. Eu separei algumas dicas que vão te ajudar muito e, se você seguir todas elas, em apenas um dia você vai conseguir reduzir os gastos de R$ 3.000,00 para até R$ 1.000,00.
Talvez você ache isso impossível, mas normalmente nós estamos no piloto automático, nós vemos as contas e pagamos, mas não enxergarmos os nossos gastos. E os gastos do seu negócio precisam ser cortados, eu costumo dizer, da mesma forma como cortamos a unha, rs.
Primeiro, eu preciso te explicar o que é custo variável e despesas fixas, assim quando eu te der as dicas vai ficar tudo mais claro para você.
Custo variável
São gastos relacionados à venda do seu produto ou serviço. Por exemplo, comissões dos vendedores, taxa de cartão de crédito, fornecedores, impostos etc.
Se você paga comissão para os vendedores, por exemplo, essa comissão será paga conforme as vendas, ou seja, quanto mais o vendedor vender mais comissão você vai pagar.
Despesas fixas
São contas do dia a dia. Aqui, não importa se você vendeu ou não, essas contas sempre precisam ser pagas. Por exemplo: aluguel, conta de telefone, salário, internet etc.
Talvez você esteja com essa dúvida: “Amanda, como vou reduzir os custos variáveis sem reduzir minhas receitas, já que o custo variável está relacionado às vendas?”
Dá sim para você reduzir os gastos e é isso que vou mostrar para você! Eu vou separar as reduções do custo variável e depois as despesas fixas, ok?!
Como reduzir os gastos do custo variável
Custo financeiro tributário
Será que o seu regime tributário é o mais adequado? Você precisa conversar com o seu contador e pedir para que ele faça uma análise. Digo isso porque sou contadora, hoje não atuo mais no escritório, fiz minha transição de carreira para ajudar empreendedores na gestão financeira e também a organizar as finanças pessoais, mas, na época, lembro que quando eu admitia clientes, muitas vezes eles estavam pagando impostos a mais sem necessidade por estarem enquadrados no regime errado. Então, tire um tempo para conversar com o seu contador.
Verifique as taxas de cartão de crédito
Hoje em dia está uma concorrência muito grande entre as operadoras, então você pode negociar a taxa. Outro dia recebi uma mensagem de uma seguidora através do direct no Instagram ela me disse que, após seguir minha orientação, ela conseguiu reduzir a taxa de 5 para 2%. Parece pouco, mas durante o ano, com as vendas que você parcela no cartão, pode ter certeza que você vai ter mais lucros.
Custo com fornecedor
Você precisa fazer uma parceria com o seu fornecedor para que fique bom para as duas partes. Muitos negócios ficam antecipando cartão pois não tem prazo com o fornecedor e isso acaba com o giro de caixa. Então, caso seja o seu caso, converse sobre prazos e descontos, pois isso vai ajudar muito no seu negócio.
Outra alternativa seria você fazer um contrato de garantia por demanda. Por exemplo, vamos supor que você tenha um produto carro-chefe, sabe aquele produto que tem mais saída? Então, você pode fazer um combinado e garantir com o seu fornecedor o mínimo mensal, assim você consegue negociar o preço e ele terá a garantia de que vai vender x produtos para você todos os meses.
Cuide do seu processo de compra
Muitas vezes você tem dinheiro parado no estoque, ou seja, compra coisas sem antes checar seu estoque. Caso você não tenha ninguém para cuidar do estoque, fazer pedidos de compras, então seja você essa pessoa, tire um tempo para fazer um inventário dos seus produtos e, antes de comprar com o fornecedor, dê uma olhada para ver se você realmente precisa, pois estoque parado é prejuízo para a empresa.
Como reduzir os gastos das despesas fixas
Troque as lâmpadas florescentes por lâmpadas de led
As lâmpadas de led costumam ser mais caras, porém você vai ter uma economia de até 84%, então vá trocando aos poucos. Com isso, você vai reduzir sua energia elétrica. Outra opção é você utilizar sensor de luz, assim não corre o risco de esquecer as lâmpadas acesas.
Negociar conta de telefone fixo/celular
Será que você realmente utiliza o telefone fixo? Tire um tempo para ligar na operadora e negociar isso. Essa dica também vale para internet, você pode ter certeza que talvez esteja pagando caro e nem está usando!
Manutenção de equipamentos e veículos
Os veículos, assim como os equipamentos, sofrem depreciação e, com isso, você vai gastar com manutenção. Certa vez, estava fazendo uma consultoria para uma empresa e conseguimos identificar o quanto cada carro gastava de manutenção. No final das contas, foi mais vantajoso comprar um veículo novo, então comece a rastrear os seus equipamentos e veículos e veja por mês quanto você está gastando, pois em muitos casos vale a pena comprar um novo, até porque vem com a garantia.
Capacite sua equipe
Seus colaboradores têm conhecimento do trabalho realizado, mas precisamos sempre estar atualizados, afinal as coisas mudam muito rápido e talvez por falta de reciclagem pode ter desperdício. Com isso, você pode estar comprometendo a lucratividade do seu negócio.
Veja, não basta somente capacitar, você precisa também envolver a sua equipe, pois, na maioria das vezes, por estarem com a mão na massa, eles têm muitas ideias e isso pode ajudar na redução de gastos.
Pessoas precisam de pessoas o que seria do seu negócio sem os seus colaboradores? Então trabalhe como um time!
Espero que essas dicas possam te ajudar, até a próxima!