Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

No mundo atual é muito difícil definir autoestima, ficamos confusas e por vezes acreditamos num conceito de amor próprio irreal. Vivemos hoje a cultura da beleza e do bem material. O Ser transformou-se em Ter. E com isso, muitos conceitos ficam perdidos no tempo e acabam sofrendo muita interferência.

Esse é o caso da autoestima.

Vejo muitas mulheres buscarem padrões irreais de beleza, buscam tornar-se parecidas com outras mulheres. E muitas vezes essa busca por uma perfeição inexistente é chamada de amor próprio! Mas existe algo muito errado nessa visão e vou te contar algo que talvez num primeiro momento lhe pareça estranho: a autoestima está mais ligada com questões internas do que externas!

Eu considero que uma mulher que possui autoestima elevada é aquela que aprecia-se por quem ela é, com suas qualidades e defeitos. Olha para si e reconhece com apreço suas conquistas, seus méritos e valores, mas também suas dificuldades e seus vazios. Sabe que não precisa ser perfeita para se amar.

Pessoas com um grau de autoestima saudável sentem-se bem acerca de si mesmas, apreciam quem são e seus valores, orgulham-se de cada habilidade (seja ela grande ou pequena), de cada realização e competência. Reconhecem suas dificuldades, mas não olham para elas como sendo predominantes de quem sejam ou da imagem que tenham de si mesmas.

Talvez o grande diferencial dessa mulher seja ter a segurança que vem do reconhecimento de seus pontos fortes e fracos e de seu autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais fácil fica de encontrarmos a aceitação! Nos aceitar com nossas imperfeições é parte fundamental do processo de retomada do amor próprio. Não há como ter mudança sem que primeiro tenhamos aceitação. Essa é grande e verdadeira liberdade: ser quem somos em essência!

Se você está se perguntando como chegar a um nível saudável de autoestima, separei alguns caminhos que você pode experimentar nesse processo! Vamos lá?

Dicas para se aproximar do amor próprio:

aproximar do amor proprio - 2

1. Faça psicoterapia

O primeiro e mais importante passo: faça psicoterapia! O processo de autoconhecimento é fundamental para uma autoestima elevada. A psicoterapia lhe convida à olhar para suas emoções, a compreender a relação de seus pensamentos e sentimentos e também a forma como eles interferem em seu comportamento e na visão de si mesma.

2. Estabeleça relações saudáveis

O caminho da autoestima não pode ser solitário. Convide outros personagens para fazer parte de sua história de forma significativa. Prefira o contato com aqueles que lhe promovam bem-estar. Relações abusivas podem dificultar bastante o estabelecimento de uma autoestima saudável. Passe mais tempo com as pessoas que ama, estabeleça uma rotina que inclua amigos e familiares.

3. Cuide de sua saúde

Cuidar da saúde e do corpo é fundamental quando falamos em oferecer carinho à nós mesmas. Como você tem se alimentado? Tem praticado atividade física? Como está sua higiene pessoal? Tem feito consultas de rotina com seu médico? Como está a qualidade de suas noites de sono? O foco não é o cuidado do corpo por questões estéticas, mas o cuidado do corpo como expressão de amor e gratidão por ele.

4. Ofereça cuidado ao seu espaço

Organize seu espaço – sua casa, sua mesa de trabalho, seu banheiro, seu quarto! Já foi comprovado que nos sentimos melhor em ambientes que nos ofereçam estímulos positivos. A forma como cuida de suas coisas também reflete em como tem cuidado de você!

5. Cuide com carinho de sua rotina

Faça atividades prazerosas! Não importa o quanto sua vida seja corrida, nunca deixe de reservar um tempo para você e para as coisas que gosta.

E então? Pronta para olhar para dentro e emanar amor? Pronta para essa liberdade? Olhe para o espelho e se perceba bela de verdade. Repita em seu coração: “Eu me amo e me aceito como sou, com toda e qualquer imperfeição”.

Aproveite a beleza de ser você mesma, de todas as pessoas do mundo, você é única e é quem de fato estará sempre com você, então aproveite a companhia!

Imagem: Stocksnap


Agora que você já sabe como se aproximar do amor próprio, que tal responder essa pergunta no Clube?

@ load more