8 dicas pra você se sentir segura num estacionamento

Fala Mulherada Poderosa! Ontem nós fomos ao mercado e, naquele momento, me lembrei de uma situação que já comentamos lá na página duas vezes: sobre a importância de você se sentir segura num estacionamento – seja num mercado, no shopping, ou até mesmo na garagem da sua casa.
Há diversos relatos de mulheres que foram abordadas por agressores ou assaltantes em estacionamentos de shoppings ou mercados. Apesar de serem locais públicos, muitas vezes são mal iluminados, enormes (portanto difíceis de controlar por inteiro) e com acesso a quem quiser entrar.
Ou seja, terreno perfeito para um agressor covarde. Mas vocês podem seguir algumas dicas de ANTECIPAÇÃO muito simples e muito valiosas, pra não darem a oportunidade que o agressor precisa e se sentir segura.
Dicas pra você se sentir segura num estacionamento
1. Local Iluminado
Procure estacionar o mais perto possível de lugares movimentados e iluminados, por exemplo próximo à entrada do local ou de uma cabine de segurança. É melhor rodar pra procurar outra vaga do que correr um risco desnecessário.
2. Portas Trancadas
Só destranque as portas quando estiver 100% pronta para sair em direção ao local que tem que ir.
3. Melhor em dupla do que sozinha
Se você vai fazer compras pesadas, que vão exigir que você fique um tempo descarregando do carrinho e colocando no carro, ou se precisa levar crianças, tente pedir para alguém ir contigo.
Por exemplo, se você mora sozinha, combine de fazer compras no mesmo dia que uma amiga. A gente sabe que é um saco depender dos outros, que não é nada conveniente ter que combinar pra fazer compras, mas estamos aqui pra te dar dicas de segurança, e essa é a opção mais segura.
4. Chave na mão
Sempre já esteja com a sua chave à mão quando for em direção ao carro. Parar pra procurar na bolsa é um vacilo clássico. Se a chave é daquelas com controle que apita, então usa o controle pra chegar no carro já com ele destrancado.
5. Entrou, trancou.
Chegou no carro, entra e tranca a porta. Repara no post do caso real como ela não faz isso e, portanto, “facilita” para o assaltante.
6. Sem vacilar no celular
Se precisa usar o celular, melhor fazer isso quando está dentro do estabelecimento (shopping/mercado).
7. Tá estranho? Volta
Notou alguma movimentação estranha? Alguém te olhando, algum movimento entre os carros ou em algum canto escuro? Volta pra dentro do estabelecimento ou pra dentro do carro, o que estiver mais fácil, e pede para a segurança te acompanhar.
8. Barulho assusta o covarde
Por último, mas não menos importante: na dúvida, grita, buzina, faz MUITO barulho. Melhor “pagar mico” do que ganhar uma cicatriz emocional pro resto da vida.
Ufa! Quanta coisa pra UM tema só! E essas são só ALGUMAS dicas. E você? Tem alguma que a gente não mencionou? Divide com a gente!
Se ainda tiver tempo, dá um olhada nesse post que fizemos sobre um caso real, recente, que aconteceu em Jandira/SP. Mas, antes de mais nada, fica o alerta de gatilho, porque é uma situação real de assalto, e pode ter quem não se sinta bem assistindo.
View this post on InstagramA post shared by Nós Por Elas (@nosporelas_defesapessoal) on
É isso por hoje. Fiquem bem, fiquem seguras, fiquem atentas, fiquem APTAs!
Boa semana!
Nós Por Elas