Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Muita gente me pergunta sobre como é ser empreendedora. E eu sempre respondo: é duro e é lindo. Por isso, achei que este meu espaço aqui no Superela seria o lugar perfeito para dividir algumas dicas para mulheres que, assim como eu, querem empreender, ser dona do próprio destino e gerar novas oportunidades.

Mas, primeiro, deixa eu falar um pouco de mim: além de consultora de imagem, eu tenho duas empresas. A primeira, a Neuf, um hub de consultoras de imagem, e, a segunda, a MOSTY, um app que tem o objetivo de facilitar a vida de consultoras de imagem e as clientes finais.

Por isso, depois de empreender no campo online e offline eu me sinto confortável para dividir algumas observações e lições tiradas desses cases.

Dicas para quem quer ser empreendedora:

1. Encontre um nicho de atuação

Na sua profissão você identifica alguma “dor”, um problema que você acha que pode resolver? Se sim, invista em criar algo para solucionar estas questões. Teve uma ideia de negocio ou viu algum negocio que você pode melhorar? Invista em tirar isso do papel.

2. Se organize financeiramente

Apesar de a gente conseguir empreender com menos recursos do que antigamente – já que a internet democratizou um pouco isso – a gente ainda precisa investir. E precisa também se preparar para caso o negócio não dê certo.

Então tenha uma planilha de gastos de pelo menos um ano do seu empreendimento e tenha certeza que você consegue cobrir esses gastos sem se endividar. Empreender é muito trabalho, mas também é preciso um pouco de sorte.

3. Tenha uma estratégia

Elabore um plano de ação diferente, único e especial. Toda estratégia exige escolhas – sobretudo, de longo prazo. Pegue uma oportunidade e insista nela enquanto for possível. Saiba onde quer chegar, trace planos e não perca o foco do seu objetivo.

4. Invista no network

Acione sua rede de contatos, peça para amigos te apresentarem pessoas que podem se interessar pelo seu negócio, apresente seu trabalho para pessoas que você gostaria que fossem seus clientes. Pessoalmente ou digitalmente, aproveite as conexões que você já tem e invista em outras, sem receio.

5. Divulgue seu trabalho

Separe um recurso financeiro para esse segmento. Invista em divulgação nas redes sociais, Google e na criação de uma comunicação visual consistente. No século XXI aquela máxima de quem não é visto não é lembrado nunca fez tanto sentido. Seja visto, notado e mostre seu diferencial.

6. Forme uma equipe

Não funcionários, uma equipe, mesmo, sabe? Gente que veste a camisa, que compra seu barulho e trabalha a favor do empreendimento. Mais importante ainda é saber se juntar com pessoas que tenham como ponto forte os seus pontos fracos.

Assim, todo mundo se fortalece e rema na mesma direção com um ajudando o outro a cair e levantar. Pois sim, empreender é mais do que só chegar ao pódio, é cair 999 vezes e levantar 1000 vezes.

Agora é pensar fora da caixa para achar o seu caminho e trabalhar duro para chegar aonde planejar.

Imagem: Unsplash

@ load more