Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ser mais diplomática  no trabalho pode ser um grande diferencial para sua carreira. 

Diante de tantas situações que acontecem no nosso dia a dia é fácil perceber que as pessoas possuem opinião para tudo. Algumas são agressivas ao colocar suas posições, outras são mais diplomáticas e nos fazem pensar, mesmo discordando de nós, e há ainda os que se colocam em cima do muro, não decidem nada.

Cada um de nós tem sua opinião e saber expor é um dos grandes trunfos para se sair bem em qualquer situação. Dentro do ambiente corporativo mais ainda, pois uma coisa aprendi desde cedo: não adianta se isolar e ficar escondida, achando que ninguém te nota! Antes do que você imagina, alguém se dá conta que precisa cortar alguém e o que fica em cima do muro sempre cai de lá direto para a rua (veja o que pode causar uma demissão aqui).

Mas como colocar nossa opinião sem ferir os outros e mesmo assim se destacar? Seja diplomática!

Afinal seja em que ambiente for, virtual ou presencial, saber colocar sua opinião e influenciar pessoas é importante. O segredo está em desenvolver essa habilidade diplomática. Então vou deixar aqui 7 dicas para você começar hoje mesmo e se destacar na carreira!

Dicas para ser mais diplomática:

diplomatica - 1

1. Crie laços

Crie relacionamentos com seus colegas de forma genuína, os laços sociais são importantes nos processos de negociação. Saiba o nome de cada um com quem você se relaciona.

2. Saiba se expressar

Se você quer crescer na carreira, é preciso saber se expressar bem em diversas situações. Por isso, quebre a timidez e fale o que você deseja. Seja humilde, mas expresse sua opinião e peça a opinião de outros.

3. Observe mais

Observe o ambiente e perceba os grupos de poder e como você pode trafegar entre eles, articular os grupos certos em torno das suas ideias te dará vantagem competitiva.

diplomatica - 2

4. Cultive relações

Construa uma rede de relacionamentos, afinal, nem tudo é decidido pelo gestor imediato. As equipes dentro das empresas estão cada vez mais interligadas e as ações são conjuntas.

5. Reconheça seus acertos

Não tenha vergonha de exaltar sua equipe e seus feitos. Entender que nenhum resultado é alcançado individualmente é fundamental para que seus feitos sejam reconhecidos.

6. Estude a situação

Tenha conteúdo, o conhecimento técnico sempre precisa ser explorado. Nada de apenas ir contra uma ideia sem apresentar uma solução alternativa. Se ainda não tem todos fatos e dados, peça um tempo para analisar e só então se posicione.

diplomatica - 3

7. Aprenda com os outros

Alie-se com pessoas que possam te acrescentar conhecimento. Independente da sua posição hierárquica, se você tem um plano de carreira e sabe onde quer chegar, precisa aprender com outros que já trilharam um caminho similar.

Sua opinião tem muito mais valor quando as pessoas reconhecem que você está envolvida com a solução e não com o problema. Ralph Emerson, filósofo e teólogo, nos deixa uma frase que resume bem o que quero transmitir. Diz assim:

“Aquilo que você é, fala tão alto que não consigo ouvir o que você diz.”

Coerência de atos com palavras. Dessa forma mesmo que sua opinião seja contraria a maioria, ainda terá o respeito de todos ao seu redor. As pessoas sábias são aquelas que sabem colocar sua opinião e conhecimento na hora certa. Seja sábia sempre, porque inteligente eu já sei que você é!

diplomatica - 4


E você, acha que deve ser mais diplomática? Ajude alguém no Clube com essa questão respondendo abaixo:

@ load more