Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Tenho certeza que quando você era criança alguém perguntou para você: “O que você quer ser quando crescer?”. Você consegue lembrar o que a criança que existia em você queria? Então, só continue a ler este texto após ter respondido estas três questões:

Você é a profissional que sonhava ser?

Por que você faz o que você faz?

Se você não precisasse de dinheiro, continuaria fazendo o que faz hoje?

Antes de tudo eu gostaria de ajudá-la a lidar com o medo. Não somos quem queremos ser porque temos medo (leia mais aqui). Medo de nos expor, medo de fracassar, medo de ficar sem dinheiro, medo de pedir ajuda… E pautados neste medo, somos aquilo que dá pra ser, aquilo que nos ensinaram a ser, aquilo que nos ofereceram, aquilo que escolheram por nós… Levando isso em consideração, aproveite essas dicas que preparei para ajudá-la a ser quem você sempre sonhou.

5 dicas para ser uma profissional de sucesso:

5 dicas para você ser uma profissional de sucesso 1

1. Descubra quem você é de verdade!

Quando você se olha no espelho, você se reconhece?  Não estou falando sobre seus traços físicos, mas sobre seus valores, seus sonhos… O primeiro passo para ser um profissional de sucesso é descobrir quem você é, o que você quer fazer e porque você quer fazer.

Olhe ao seu redor. Quais são as coisas que você mais gosta de fazer? Você tem lido livros? Desenhado? Feito contas? Consertado coisas? Ensinado pessoas? O que move seu coração? O que você gostaria de fazer toda segunda-feira?

Muitas vezes sabemos o que queremos ser, mas não sabemos nomear, não sabemos se essa profissão realmente existe ou se o mercado está aquecido nesta área. Mas sem saber o que você quer ser, não é possível responder todas essas outras perguntas.

Reflita sobre você, sobre o que você realmente gostaria de fazer (leia mais aqui).

Pegue um papel e caneta e anote, rabisque… Só quando tiver esta resposta, leia a dica 02.

2. Descubra o que te limita!

5 dicas para você ser uma profissional de sucesso 2

Agora que você já descobriu o que você gosta e a profissional que você quer ser, o que te impede você de ser esta pessoa?

Anote tudo que você considerar um obstáculo.

“Não posso me tornar esta pessoa porque não tenho a formação necessária”.

“Não posso ser este profissional, porque esta profissão esta saturada e/ou não dá dinheiro”.

“Não posso ser este profissional porque já estou muito velha”.

Agora reflita sobre cada uma das suas respostas de maneira individual. Será que este motivo realmente o impede de ser a profissional de sucesso que você gostaria de ser? Será que seus filhos realmente a impedem de realizar determinada função? Será que a sua idade realmente a impede de ser quem você gostaria de ser?

Talvez você esteja certa e precise repensar os seus sonhos, mas, às vezes, você não consegue enxergar que alguns obstáculos foram criados somente por si mesma (leia mais aqui).

3. Torne-se essa pessoa

5 dicas para você ser uma profissional de sucesso 3

Agora que você já sabe:

– Quem você é / O que você quer fazer.

– Refletiu sobre suas possibilidades e impossibilidades.

Torne-se esta pessoa! É aqui que as maiorias das pessoas desistem. É muito difícil fazer um planejamento de vida, mais difícil ainda é colocá-lo em prática – talvez porque muitas coisas envolvem dinheiro, tempo e esforço e, às vezes, a gente tem tempo e não tem dinheiro, ou vice e versa.

Mas não desistir e fazer o que você pode agora é o que faz toda a diferença. Você pode continuar no seu trabalho atual, mas trabalhar em paralelo em um projeto pessoal, uma loja, um livro… Você pode continuar em seu emprego atual e estudar a sua área de interesse, depois fazer um trabalho voluntário na área para ganhar experiência, e então mudar… O que você não pode é ficar parado.

4. Fique perto de pessoas que te inspirem

5 dicas para você ser uma profissional de sucesso 4

Existem aquelas pessoas que já chegaram onde nós queremos chegar. É claro que nunca conseguiremos ficar perto dos nossos maiores ídolos, mas com certeza você conhece alguém que atua na sua área de interesse, ou que fez o curso que você quer fazer, ou alguém que vende as coisas que você quer vender. Você conhece alguém, eu tenho certeza.

Tente se aproximar! Se aquela pessoa oferece um curso, faça. Se escreveu um livro, leia. Se dá aula em algum lugar, faça uma visita. Envie um e-mail, nem que seja pra agradecer a pessoa ou fazer alguma pergunta. Aprenda, encontre inspiração.

5. Faça um planejamento bem estruturado da sua carreira

5 dicas para você ser uma profissional de sucesso 5

Se o que você precisa é de uma formação específica, quando você pode começar? Respostas como: “Quando eu tiver dinheiro…”, ou “Quando eu tiver mais tempo livre…” não são aceitáveis. Se você não pode pagar hoje, comece a economizar para começar daqui a três meses, seis, ou um ano… Mas faça as contas, veja o quanto você precisa e comece a economizar hoje mesmo. Trabalhe com datas ESPECÍFICAS! Se é de mais tempo que você precisa, o que deve ser feito para que você o tenha? Mudar para um emprego com horários mais flexíveis? Então este é o momento de começar a procurar. Planejamento é tudo quando se trata de ter uma carreira bem estruturada (leia sobre aqui)!

Boa sorte pra você na caminha para se tornar uma profissional de sucesso, a profissional dos seus sonhos.

Imagem: Pinterest


Que tal ajudar a nossa leitora abaixo? Ela precisa de você!

@ load more