Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Trabalhar em casa parece ser o sonho de todo mundo, mas, acredite, não é fácil – ou para qualquer um. Ser o próprio chefe ou ainda seguir o estilo homeoffice demanda muita disciplina e boa vontade, caso contrário, prepare-se para ver a pilha de trabalho acumular cada vez mais!

Quem estiver pronto para deixar os escritórios para trás e trabalhar em casa pode melhorar ainda mais a sua experiência e produtividade seguindo algumas dicas básicas. Como eu mesma sou alguém que só sai de casa para reuniões e eventos de trabalho de vez em quando, sei bem como é precisar se adaptar para sair da cama (e do pijama) e começar um dia longo de trabalho.

Aliás, acho até que essa é a minha primeira dica:

1.Trabalhar em casa não é trabalhar de pijama

O maior erro que eu cometi logo que comecei essa vida de homeoffice era acreditar que dava para trabalhar de pijama e continuar produtiva. Parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas tem muito: levantar da cama e trocar de roupa, me arrumar como se eu estivesse saindo para o trabalho, foi essencial para o meu cérebro fazer essa transição de ‘acabei de acordar’ para ‘hora de focar no trampo’. Passar o dia inteiro de pijama dá preguiça e você sente que o dia não começou totalmente.

2.Crie uma rotina

Assim quando você precisa acordar cedo e sair para trabalhar, você deve criar uma rotina ao trabalhar em casa. Isso te ajuda não só a organizar a sua produção como também treina o seu cérebro para saber quando é a hora de trabalhar e quando é a hora de relaxar. Levante, tome banho, troque de roupa, coma alguma coisa – tenha hábitos diários que te mantém ‘no lugar’. Falando nisso…

3.Estabeleça horários

Não há nada pior do que você não ter horários para trabalhar. Crie um horário para começar e outro para terminar e saiba quando você deve ou não fazer ‘horas extras’. Sem horários fixos, você não vai conseguir diferenciar os momentos de trabalho dos de descanso e a sensação vai ser de que você está trabalhando todos os dias da semana (já aconteceu comigo de verdade). Ter horários também ajuda as pessoas com quem você trabalha a saberem quando devem ou não falar com você durante o dia e quando é o momento de cobrar prazos ou outras informações.

4.Tenha uma agenda

Ou um bullet journal. Uma das melhores coisas que você pode fazer ao trabalhar em casa é ter uma agenda bem organizada com todos os seus afazeres. Saber as datas de entrega, prazos específicos, anotar informações importantes é essencial independentemente do seu ambiente de trabalho, mas para quem não tem um chefe falando o tempo todo sobre o que precisa ser feito, ter uma agenda bem organizada é essencial.

5.Escolha um momento do dia para sair de casa

Sim, trabalhar em casa implica que você vai passar MUITO tempo dentro das mesmas quatro paredes e isso pode cansar. É importante você sair de vez em quando e até escolher outros lugares para trabalhar, como um café gostoso. Tome café da manhã na padaria, almoce em algum lugar diferente, saia à noite para ir ao cinema ou jantar as suas amigas. Escolha um horário do dia para sair um pouco desse ambiente e mudar de ares, mesmo que seja só para fazer uma caminha pelo quarteirão.

Imagem: Pexels

@ load more