3 dicas de como conseguir conciliar trabalho e estudos sem surtar de vez
Hoje nós vamos falar de uma coisa séria: dinheiro. Acontece que, ainda mais em tempos de crise, muitas de nós nos vemos obrigadas a conciliar trabalho e estudos. Mas, como fazer isso sem perder a cabeça e o rumo da vida? Bem, esse post foi inspirado na seguinte pergunta, feita por uma de nossas leitoras no Clube Superela:
E aí, uma das respostas que mais arrasou foi a seguinte:
Então, com base nisso, hoje o Superela também vai tentar nossa querida leitora colocando aqui algumas soluções possíveis para o seu problema. Antes de seguirmos, é sempre bom lembrar que se você tiver alguma dúvida que quer tirar, ou desabafo que queira fazer, é só ir lá no Clube Superela e soltar o verbo. Além disso, se você encontrar colegas que também passam por dificuldades das quais você consegue responder, dá uma ajudinha a elas também, afinal, nós precisamos nos apoiar sempre! ;)!
3 dicas para conseguir conciliar trabalho e estudos como uma diva
1 – Seja fiel às “rotinas”
Uma das melhores formas de se conciliar trabalho e estudos é estabelecer uma rotina, e ser bastante fiel a ela. Planeje seus horários com cuidado, de forma que haja tempo e espaço para os estudos e os demais projetos. Caso seja preciso, faça um calendário bem grande, com frases bastante motivadoras, ou compre uma agenda que consiga dar conta de todos os seus compromissos de forma leve e divertida.
Para que isso não fique tão chato, ou remeta a algo difícil, faça um Bullet Journal, ou faça um Planner bem bonitinho, cheio de post-its e coisinhas que você mais gosta. Dessa forma, manusear e monitorar datas importantes como provas ou reuniões de trabalhos vai se tornará muito mais leve, e com a sua cara.
Mas atenção: evite AO MÁXIMO adiar suas tarefas e compromissos. Uma vez que você começa, amiga, é muito difícil sair. E lembre-se sempre de se programar, também, para descansar, assistir a um filme, comer alguma coisa gostosa ou quaisquer outras opções de lazer. Assim, a sobrecarga não vai te assombrar.
2 – Use e abuse da tecnologia
Hoje em dia é muito fácil encontrar aplicativos que cumprem muito bem a função de conciliar trabalho e estudos. Além disso, com apenas um clique, você consegue sincronizar todos os dados do seu calendário online com todos os seus dispositivos móveis. E o mais legal: ainda têm as opções de lembrete. E mais do que isso, um celular consegue armazenar vários PDFs que podem lhe ser úteis para estudar para as provas, enquanto o 3G te possibilita manusear aquela planilha compartilhada do trabalho de qualquer lugar, a qualquer hora.
Com a tecnologia, a probabilidade de você sentir que perdeu o controle de suas obrigações é praticamente impossível!
3 – Prioridades, miga, prioridades
Você está com obrigações e tarefas o suficiente para encher uma piscina inteira e ainda conseguir nadar na sua própria desgraça. E aí, com tanta coisa na cabeça, fica difícil conciliar trabalho e estudos, já que, aparentemente, você perdeu o controle da sua vida. Mas calma que tem solução: estabeleça prioridades. É muita coisa? Sim, mas senta aqui e me fala: qual é o mais urgente? Que prazo é o mais apertado? Qual dessas tarefas é mais difícil, ou exige mais tempo? E qual dessas você faz mais rapidinho, então pode deixar pra depois?
E assim, minha cara, você vai conseguir agendar todos os seus afazeres por ordem de importância, dificuldade e prazos. E aí vai ser sussa, desde que você mantenha o foco sempre, e evite procrastinar ao máximo!
Enfim:
Muitas de nós, de vez em quando, nos vemos em situações bastante desconfortáveis quando iniciamos a vida adulta. Uma delas é lutar para conseguir parar de depender da grana dos pais. Porém, como ainda estamos estudando, as alternativas são poucas, e a vida tende a ficar mais cansativa, mas tenha em mente que conciliar trabalho e estudos é super possível. E, além disso, o peso que vocês vão sentir sob as costas será bem menor quando perceberem que, aos poucos, estão conseguindo alcançar a independência.
Só porque um situação não tem escapatória, não significa que não podemos tirar o melhor proveito dela. Caso a faculdade seja bem pesada, arranje um estágio bacana. Se a bolsa do estágio não for o suficiente, empregos de meio período são sempre negociáveis. E aí, por mais cansativa e dolorosa que essa rotina possa se tornar, é só lembrar que é por pouco tempo, que vai passar, e que logo logo você estará colhendo todos os frutos do seu trabalho árduo!
Então ó: foco, força, E SE JOGA!
Imagens: Pinterest