Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O Cartão de Crédito pode assumir dois papéis muito diferentes na vida de uma pessoa. De aliado, ou vilão. O que faz ele se tornar um ou outro é o modo como você usa ele no dia a dia. Precisa de uma mão nas compras do mês? Passa no cartão de crédito. Um imprevisto com o carro, ou com a saúde? Você recorre ao cartão de crédito novamente. Então como controlar os gastos com cartão de crédito?

Conheça seu Score de Crédito

O Score é construído com base no seu histórico como consumidora, muitas vezes registrados pelo seu CPF. Essas informações ficam armazenadas nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA. Elas são consultados sempre que você solicita crédito a uma financeira.

Mas fique tranquila! Você pode descobrir de forma gratuita qual é sua pontuação no Score, através de um rápido cadastro no portal da Foregon®.

QUERO DESCOBRIR MEU SCORE DE CRÉDITO!

É através da alta pontuação que você consegue propostas com os melhores benefícios. Juros reduzidos, mais oportunidades de negociação com as financeiras, maior limite de crédito, entre outras vantagens de um score excelente.

Por isso é fundamental que você tenha conhecimento da sua pontuação, e tomar as medidas necessárias para melhorá-la. Dessa forma, as chances de conseguir o melhor cartão de crédito para você, só aumentam.

Pra que serve seu Cartão de Crédito

É preciso entender que esse recurso não é um dinheiro extra para ser gasto sem planejamento. No mês seguinte, a fatura virá e é você que precisa arcar com a dívida. Os juros estão cada vez maiores e atrasar o pagamento pode complicar ainda mais sua situação financeira.

Por conta disso, preparamos esse artigo com dicas que te ajudam a controlar os gastos com o cartão de crédito.

Eu preciso disso?

É necessário comprar isso agora? Esse é um momento de reflexão, parar e pensar se o que pretende comprar fará diferença na sua vida.

Essa dica serve para compras de rotina no supermercado, por exemplo. Faça sempre uma lista do que falta antes de ir às compras. Com tantos itens nas prateleiras, fica fácil perder o foco e comprar coisas que não precisa.

Roupas, calçados, acessórios. Você usa tudo o que compra? Com que frequência? Lembre-se, não adianta sair gastando o limite do cartão de crédito com coisas que ficarão guardadas no armário. Agora é o momento de economizar.

Porque parcelar, se posso pagar à vista?

Dividir uma compra em várias parcelas pode ser útil quando o valor é muito alto e você não tem aquele saldo no momento. Mas lembre-se que não vale a pena parcelar a compra toda vez. Esse hábito não é saudável para seu bolso.

A maior vantagem do cartão é poder pagar no mês seguinte, logo quando cai o salário. Tenha certeza que de que terá dinheiro suficiente para quitar a fatura, sem precisar parcelar a dívida.

O crédito rotativo não deve ser uma opção! As taxas de juros e encargos são altíssimas, podendo até dobrar o valor da sua fatura. Acredite, as taxas de juros do cartão de crédito podem ultrapassar 300% ao ano. Assustador, não acha?

Faça um planejamento financeiro

Existem várias formas para se planejar com seus gastos, investimentos e imprevistos. Incluir o cartão de crédito nesse planejamento não é impossível. Basta ter uma boa educação financeira para trazer benefícios a sua vida e menos dores de cabeça com as contas.

Comece atribuindo um limite pessoal de gastos que não ultrapasse sua renda, muito menos que chegue tão próximo desse valor. Uma folga no orçamento é importante para evitar qualquer imprevisto e garantir a economia do mês.

Planejar é evitar as dívidas, ou seja, ter controle do que gasta e como gasta. Inclua o cartão como uma responsabilidade mensal, junto com as contas fixas, como água, energia, internet, entre outras.

Anuidade do cartão

Você considera a anuidade do cartão justa? Se a resposta for não, o primeiro passo é tentar negociar o valor. Essa dica é válida para quem gosta do cartão e não quer abrir mão dele. Caso você só tenha problemas com isso, não pense duas vezes, cancele! Opções é o que não faltam para você solicitar.

Dependendo do seu volume de gastos no cartão de crédito, vale pedir um desconto da mensalidade para a administradora. Ou até uma simples “ameaça” de cancelamento pode funcionar para que ofereçam um bom desconto. Nenhuma empresa quer perder clientes.

Também pode ser uma opção procurar cartões com anuidade grátis.

Dívidas com cartão e suas consequências

Preste bastante atenção pois esse assunto é importante. Sabe aqueles gastos essenciais que você não pode deixar de pagar? Isso tudo tem uma razão mas, na verdade são as consequências o verdadeiro problema.

O que pode acontecer caso não pague essas contas? Corte de energia, água, internet, juros, multas, ou pior, seu nome fica no vermelho e registrado como inadimplente.

Seguindo essas dicas, sua vida financeira ficará muito mais saudável e sua relação com o cartão de crédito será melhor controlada. Sempre lembre disso: é preciso ter disciplina, não desistir, ter um planejamento que funcione e focar nos sonhos que pretende realizar.

Espero ter ajudado você a entender como controlar seus gastos com cartão de crédito. Até logo!

@ load more