Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Se fizéssemos uma pesquisa sobre as responsabilidades mais chatas da vida adulta, pagar boletos estaria no top 3 com certeza. Realmente, se preocupar com dinheiro e fazer o salário durar até o fim do mês sem passar aperto às vezes parece coisa de malabarista. Mas não precisa ser assim sempre. Fazer um controle de gastos pode ser mais tranquilo e trazer bons resultados sem te fazer arrancar os cabelos para isso.

As dicas que venho trazer hoje são justamente para te ajudar a fazer um controle de gastos diário na prática e sem inventar moda com ideias difíceis de seguir pelos meros mortais como nós. Vamos lá?

1. Acredite na tecnologia

A primeira dica que eu vou dar é pedir ajuda aos univers… quer dizer, pra tecnologia. Com isso, você pode diminuir drasticamente o tempo se dedicando às suas finanças. É claro que seu dinheiro, e o que você faz com ele, merece sua atenção. Mas ninguém quer ficar o tempo todo pensando só nisso, concorda?

Então, você pode pesquisar sobre aplicativos que te ajudam a organizar e a categorizar suas despesas para fazer esse controle de gastos diário. Existem algumas opções que te ajudam até mesmo a definir um objetivo para ser alcançado com essa educação financeira.

Já pensou que alegria jogar na tela do celular o valor gasto na padaria e já tê-lo categorizado na hora? Sem contar que alguns aplicativos mostram seu dia a dia em gráficos e conseguem te mostrar em quais categorias você está gastando mais.

2. Mude alguns hábitos

Essa é a hora em que muita gente desiste porque não é fácil abrir mão de algumas atitudes rotineiras. Só que eu prometo que você não vai precisar ficar em casa comendo tudo feito por você para poder manter as finanças em dia.

O controle de gastos diário também pode ser feito mudando coisas pequenas. Tipo, evitar tomar café fora de casa todos os dias. Sua rotina é muito corrida e é difícil preparar algo antes de sair de casa? Então, que tal preparar seu café da manhã na véspera ou escolher um lugar mais em conta?

Outra ideia é fazer compras básicas em um supermercado mais barato ou pesquisar um posto de gasolina confiável com o combustível mais em conta. Parece que o esforço vai trazer apenas alguns centavos de vantagem, certo?

Porém, pense só: economizando R$ 0,50 por semana, no final de um ano você tem R$ 26 no bolso. Parece pouco? Mas com esse valor já dá para comprar algumas coisas no hortifruti ou beber uma cervejinha com a galera.

3. Anote tudo, tudo mesmo

controle de gastos diário

Ai que chato ficar anotando todos os centavos que sai da sua carteira. Mas olha, essa é uma tarefa que faz muita diferença viu.

O lanche que parece exceção com as amigas em uma padaria mais refinada ou o docinho depois do almoço que você jura que não é todo dia, pesam muito mais no seu orçamento do que você imagina.

Isso significa que a partir de agora você não vai mais curtir com seus amigos e nem comer doce? Pode ser que a balança agradeça essa mudança, mas não estamos nesta vida para abrir mão de tudo que gostamos, especialmente para encaixar forçadamente em padrões de beleza ou sociais.

Por isso, minha dica é que você perceba esses gastos que parecem inofensivos e veja se dá para mudar alguma coisa ou diminuir a frequência. Levar lanche de casa alguns dias da semana pode ser uma boa ideia, por exemplo.

E prometo que não estou dizendo que você agora vai ter que picar várias frutas e cozinhar seus próprios biscoitos. Mas você pode comprar coisinhas prontas no supermercado, como iogurtes, biscoitos, pães, banana, queijo e afins para montar seu lanche em poucos minutos.

4. Mantenha o foco no seu controle de gastos diário

Mesmo seguindo à risca essas dicas, eu sei que vai ter momentos em que você vai se sentir cansada e sem ânimo para fazer esse controle de gastos diário. E tudo bem. O importante é se manter no foco o máximo possível e evitar abrir exceções.

É claro que às vezes surgem acontecimentos inesperados, como um aniversário ou uma comemoração que você não tinha planejado, e não tem problema curtir esses momentos. Se algo desse tipo acontecer, aproveite a oportunidade e depois retome seu planejamento, fazendo alguns ajustes necessários para fechar o mês no azul.

O mais importante na hora de fazer esse controle de gastos diário é se sentir bem fazendo isso e ver que essa organização está te trazendo resultados positivos. Tipo te possibilitar de viajar com a galera pra virada do ano ou até mesmo conseguir, finalmente, morar sozinha num lugar legal.

@ load more