Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Com a suspensão das aulas por conta da pandemia do coronavírus, muitos pais não sabem como lidar com a nova rotina. Se para nós adultos foi difícil entender a dimensão do problema, imagina para uma criança! Mas, o que fazer com as crianças em casa?

Em nova atualização da situação nacional dos casos do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde registrou neste domingo (22/3) que existem 1546 casos confirmados e vinte e cinco óbitos pelo Covid-19.

O crescimento dos casos confirmados se deve ao aumento das cidades que registraram transmissão sustentada, quando já não é possível detectar a origem da contaminação de um caso confirmado. 

Diante disso, temos que explicar de forma simples para que nossa criança entenda o que está acontecendo além da importância de pensar não somente em nós, mas também no coletivo.

Muitas pessoas ainda não entenderam a gravidade da situação e acham que as crianças estão de férias e, com isso, ficam expostos. Então, a ação do governo de fechar estabelecimentos, parques, etc. se fez necessária.

Por conta disso, eu tive que fazer um planejamento de atividades para a semana, pois percebi que com uma mudança brusca na rotina minhas filhas ficaram agitadas.

Eu não posso deixá-las com a minha mãe e preciso trabalhar, então tive que parar e pensar em algumas brincadeiras. Então, vou compartilhar o que fazer com as crianças em casa, pois acredito que sua rotina também tenha mudado!

O que fazer com as crianças em casa:

1. Cineminha em casa

Prepare pipoquinha e suco e escolha o filme que a criança mais gosta. Enquanto ela assiste, você adianta o seu trabalho, afinal, você não está de férias.

2. Desafio: desviando dos objetos

Usando os móveis da casa, a criança passa por baixo da mesa, em cima das cadeiras, desviando dos objetos que você pode colocar no desafio. Então abuse da criatividade!

3. Brincando de caça ao dinheiro

Esconda pistas pela casa que levem as crianças até o tesouro, que seria moedas. Com essa brincadeira, você aproveita para ensinar educação financeira, ou seja, metade do dinheiro encontrado ela pode guardar no cofrinho e a outra pode gastar. Lembrando sempre de ensinar o equilíbrio financeiro.

No meu curso online,  que está disponível na Udemy, o Bê-á-bá da Educação Financeira para Crianças, eu dou um passo a passo para que você possa ensinar para suas crianças de maneira simples como economizar para seus sonhos, e também como ter um consumo consciente.

4. Brincando de escolinha

Que tal você ser a professora? Aqui tem muitas atividades que você pode trabalhar, como desenhos, massinha, usar tinta guache, fazer recortes, enfim… tem várias ideias na internet também.

5. Tem algo errado ali, e agora?!

Você pode usar um objeto que não costuma ficar em algum ambiente da casa. Por exemplo, pegue a pasta de dente e coloque na sala, então a criança precisa adivinhar o que está errado ali. É somente um exemplo, rs.

6. Dia de cozinhar

Essa semana fizemos essa atividade. Minhas filhas prepararam um bolo de banana integral para nosso café da tarde. Foi muito legal e elas ficaram muito felizes por terem conseguido fazer o bolo.

7. Construindo uma fantasia

Peça para criança criar uma fantasia com as próprias roupas. A roupa mais criativa ganhará um prêmio.

Enquanto nossas crianças estiverem em casa, vamos ter que fazer alguma atividade com elas. Talvez você pense assim: “Amanda, como vou ficar brincando sendo que preciso trabalhar?”

Veja, diante do cenário que temos hoje, você vai precisar fazer um planejamento da sua semana, afinal, não podemos contar com a nossa família para cuidar das crianças, principalmente porque nossos pais também estão na linha de risco. Logo isso passará e nossa rotina voltará ao normal portanto, fiquem em casa!

Te espero no próximo artigo.

Imagem: Unsplash

@ load more