Cuidados com as mãos e pés: como mantê-los sempre saudáveis?
Com a correria do dia a dia, é normal não darmos a devida atenção aos cuidados com as mãos e pés, duas áreas do corpo tão essenciais em nosso cotidiano. Assim como o rosto, a pele dessas regiões também necessita de cuidados específicos. Isso porque elas estão constantemente expostas a agressões diárias como o contato com substâncias químicas (produtos de limpeza, por exemplo), choques mecânicos (batidas e impactos) e às condições climáticas (frio, raios solares e vento). Tudo isso, por fim, pode resultar em fissuras, irritações e ressecamento.
Manter mãos e pés saudáveis não é somente vaidade. É, sobretudo, uma questão de higiene e saúde. Afinal, alguns simples cuidados diários podem evitar o surgimento de doenças ocasionadas por fungos e bactérias, que também são responsáveis pelo mau odor. Para que você garanta mãos e pés hidratados, bonitos e saudáveis, separamos algumas dicas que farão toda a diferença na sua rotina de cuidados pessoais. Confira abaixo:
Cuidados com as mãos e pés
1. Evite água quente
A água quente altera o equilíbrio da pele e causa dano à barreira cutânea. Isso significa que ela remove toda a sua proteção natural, deixando-a suscetível à propagação de bactérias e infecções. Com isso, a pele fica desidratada, visto que a derme entende que deve fabricar ainda mais óleo, o que pode resultar na dilatação dos poros.
Portanto, na hora de lavar a louça ou tomar banho, o ideal é utilizar água morna ou fria, pois as baixas temperaturas ativam a circulação sanguínea, promovendo, assim, mais viço à pele.
2. Utilize luvas sempre que for manusear produtos de limpeza
Os produtos de limpeza como sabão em pó, água sanitária e detergente podem ressecar as mãos, pois possuem ácidos fortes em sua formulação. Quem está frequentemente em contato com produtos químicos pode desenvolver dermatite de contato ou outros tipos de alergias dermatológicas.
À vista disso, é aconselhável o uso de luvas, pois elas impossibilitam o contato direto entre a pele das mãos e os agentes químicos que são utilizados na hora da limpeza. Uma boa opção são as luvas de látex, já que elas oferecem boa resistência e são bem flexíveis.
3. Invista em hidratantes
O dorso das mãos possui a pele bem fina e com poucas glândulas sebáceas, o que as tornam mais predispostas à desidratação. Em razão disso, faz-se necessário o uso de cremes hidratantes, dado que, além de reporem a água perdida e devolverem o toque macio, eles formam uma película protetora sobre a pele. Dessa forma, o ressecamento das mãos é evitado.
É recomendável utilizar cremes específicos para a região das mãos, já que eles são mais cremosos e possuem ativos em concentrações próprias para essa área do corpo.
4. Use protetor solar
O uso de filtro solar nas mãos é um hábito que deve ser incorporado ao dia a dia, visto que, além de prevenir as manchas e o envelhecimento precoce, ele evita doenças graves como o câncer de pele. Dê preferência por aqueles específicos para essa região do corpo. Caso isso não seja possível, não há problema em utilizar nas mãos um protetor solar de rosto, desde que sejam aqueles com toque seco e FPS acima de 30.
Para quem se expõe muito aos raios solares durante o trabalho, o ideal é aplicá-lo a cada duas horas. Já para aqueles que trabalham em locais fechados, o seu uso pode ser de duas vezes ao dia.
5. Aprenda uma receita caseira para adicionar aos cuidados com as mãos e pés
Se você deseja ter a pele das mãos ainda mais macias e suaves, pode optar por um esfoliante caseiro bem simples de se preparar. Ele poderá ser realizado uma vez por semana e utilizará apenas açúcar e mel. Veja abaixo como prepará-lo:
• em um recipiente, adicione uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de açúcar;
• misture bem e aplique nas mãos em movimentos circulares;
• deixe agir por 10 minutos;
• remova com água morna.
Cuidados com os pés
1. Lave e seque bem os pés
Uma boa higiene dos pés é primordial para evitar o aparecimento de frieiras e micoses. Desse modo, é preciso lavá-los diariamente com água e sabão e, em seguida, secá-los bem, sobretudo entre os dedos. Afinal, a umidade nessa região pode acarretar proliferação de bactérias e fungos.
É recomendável o uso de meias e sapatos sempre limpos e secos. Com isso, procure evitar o uso do mesmo calçado todos os dias. Ah, caso você tenha predisposição a transpirar nessa área do corpo, você pode optar pelo uso regular de desodorante apropriado para os pés.
2. Esfolie semanalmente
A esfoliação nos pés tem como propósito a remoção das células mortas, além da renovação da pele. Você pode usar um creme ou gel esfoliante de sua preferência, aplicando-o na região umedecida e fazendo movimentos circulares durante alguns minutos e, em seguida, enxaguar abundantemente com água. Por se tratar de uma área do corpo propensa ao ressecamento e descamação, o indicado é esfoliar os pés ao menos uma vez por semana. Lembre-se, no entanto, que a esfoliação em excesso pode gerar ressecamento e irritação na pele.
3. Não lixe os pés
O ato de lixar os pés pode, temporariamente, gerar uma sensação de maciez e melhora na aspereza da pele, porém, isso só dura alguns dias. Isso porque o corpo interpreta esse método como uma agressão ao local. Desta forma, ele irá produzir um tecido mais grosso com o objetivo de se proteger.
Ao invés do uso da lixa, você pode optar por um tratamento de hidratação com argila, conhecido como argiloterapia. O produto a ser utilizado é a argila branca, pois ela contém propriedades cicatrizantes e ainda auxilia na renovação do tecido. Para isso, a argila deve ser misturada ao creme hidratante e um pouco de água.
Após aplicá-la nos pés, envolva-os em um plástico filme, deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue em seguida.
4. Evite retirar as cutículas
A cutícula é uma pele cujo objetivo é proteger as unhas, evitando a entrada de microrganismos como fungos e bactérias. Quando retirada, favorece a penetração de produtos químicos e abre espaço para infecções da pele em torno das unhas.
Dessa forma, ao invés de remover as cutículas, o ideal é apostar em hidratantes e cremes redutores que as façam ficar mais finas e com um aspecto mais saudável.
Porém, se ainda assim desejar retirá-las, leve ao salão que você frequenta seu próprio kit de manicure/pedicure ou verifique os meios de esterilização e assepsia do local. Afinal, o uso de materiais não esterilizados pode transmitir muitas doenças como, por exemplo, micoses, hepatite B e C.
Que tal um escalda-pés caseiro para relaxar?
O escalda-pés, ou “banho dos pés”, é uma prática milenar que alivia o cansaço e o estresse, além de estimular a circulação sanguínea e reduzir o inchaço dos pés. Para esse autocuidado, você precisará de:
• pétalas de flores;
• pedras de rio ou bolas de gude;
• uma xícara de sal grosso;
• óleo essencial.
Em um balde ou bacia que possa acomodar bem os seus pés, adicione o sal grosso, as pedras de rio ou bolas de gude (para massagear a sola dos pés), água morna suficiente para cobrir os tornozelos, duas gotas de óleo essencial e as pétalas de flores. Coloque os pés e deixe-os relaxarem por cerca de 20 minutos. Após esse período, você pode retirar os pés e secá-los com uma toalha.
Gostou das dicas? Então compartilha com as suas amigas e não esqueça de nos seguir nas redes sociais!