Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Fazer uma tattoo pode ser a parte mais difícil – afinal, ter coragem para lidar com a dor sempre parece a decisão mais séria de todas. Mas o que muita gente esquece é que existem cuidados pós-tatuagem essenciais para que o desenho cicatrize bem e, principalmente, fique sempre bonito.

Escolher um profissional de confiança, claro, é um passo importantíssimo desse processo: decidir bem com quem você vai fazer o desenho e pesquisar sobre o estúdio ou o local em que a pessoa tatua, além dos equipamentos usados, evita problemas futuros. Porém, os cuidados pós-tatuagem entram como um reforço indispensável para que o seu desenho fique como você imaginou. Você pode fazer a tattoo com o profissional mais incrível do mundo, mas se não cuidar bem dela depois, é capaz dela borrar, perder a cor e até ficar torta e com traços irregulares.

Os cuidados pós-tatuagem começam entendendo o que é uma tatuagem

cuidados pós tatuagem - 2

Tatuagem não é só um desenho na pele. Para a tinta entrar na camada necessária de pele para fixar e não sair mais, você precisa ir fundo. É por isso são usadas agulhas e sai sangue quando você faz uma. No fim das contas, uma tattoo é como uma grande ferida que precisa cicatrizar e se recuperar depois. E toda ferida precisa de um cuidado específico para cicatrizar bem e não deixar marcas ou manchas na região.

Sim, a tatuagem é um machucado na sua pele, e para ficar bonita ela precisa cicatrizar direitinho, caso contrário, pode sofrer os efeitos de uma cicatrização ruim: traços tortos, queloides, desbotamentos… E você não quer nada disso, certo?

1. Ouça o seu tatuador

A dica de cuidados pós-tatuagem mais indicada para todo mundo é: ouça (e siga!) as recomendações do seu tatuador. Ele vai saber o que é melhor para o seu desenho e para você cuidar da arte dele com carinho (porque não deixa de ser uma arte, né?). Siga o que ele diz e, mande fotos para ele acompanhar a recuperação, se preciso. Aproveite para tirar algumas dúvidas: se você pode se exercitar depois de fazer o desenho, quanto tempo precisa ficar com o plástico, quantas vezes passar o hidratante, o que você pode e não pode comer… Assim por diante.

2. Não coce ou tire casquinhas

Quando começar a cicatrizar, acredite que a sua tattoo vai coçar (e bastante!). Evite a tentação de colocar a unha com tudo e deixe a tattoo descascar sozinha. Isso evita que o desenho fique deformado porque você mexeu e cicatrize exatamente como está. Fora que evita infecções e outros machucados que possam fazer o traço ‘cicatrizar errado’ depois.

3. Evite mexer na tatuagem com a mão suja

Um daqueles cuidados pós-tatuagem que parece óbvio, mas muita gente esquece. Como a tatuagem é um machucado na pele, o ideal é que você evite ao máximo mexer no desenho com a mão suja. A pele está ‘aberta’ enquanto não cicatriza e as chances de sujeiras e bactérias se alojarem ali é muito grande. Por isso: só mexa na sua tattoo com a mão limpa, ok? Ah, e nem é preciso dizer para você avisar as outras pessoas para não colocarem a mão no seu desenho, né?

4. Lembre de hidratar

Como a pele está machucada, ela precisa de hidratação para ficar bem novamente. Dependendo das recomendações do seu tatuador, lembre-se de passar um creme hidratante pelo menos uma vez no dia, para ajudar com esse processo. E não precisa de muito viu? É só um pouquinho para a pele absorver, não há necessidade de besuntar a região com hidratação (ou cremes cicatrizantes, diga-se de passagem).

5. Evite o sol

E isso não só para os primeiros dias pós-tatuagem. O sol é um perigo para as tattoos, principalmente porque ajuda com o desbotamento da tinta, com o passar do tempo. Se possível, nas primeiras semanas evite ao máximo a exposição ao sol. O protetor solar é indispensável para que esse desbotamento aconteça o mínimo possível e a sua tattoo fique com ‘cara de nova’ por muito mais tempo.

6. Passe longe de alimentos gordurosos

Muitos profissionais presam pelo cuidado extra: como alimentação influencia diretamente no funcionamento do seu organismo, é melhor evitar excessos de gorduras e açúcares para ter uma cicatrização tranquila. Muitos também pedem para que você não consuma alimentos altamente alergênicos – como amendoins e frutos do mar – para evitar problemas. Como muitas alergias podem ser desenvolvidas depois da vida adulta e sem motivo aparente, é sempre melhor prevenir do que remediar. Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável e tudo ficará bem!

cuidados pós tatuagem - 3

Cuidar de uma tatuagem não é algo só para os primeiros dias. Esses cuidados pós-tatuagem valem para a vida inteira: quando melhor você cuidar do seu corpo, mais bem-cuidada ficará a sua tattoo!

Dicas bônus: cuidados pós-tatuagem no verão:

cuidados pós-tatuagem no verão

Para saber um pouco mais sobre isso, conversamos com a dermatologista Bruna Borges, da Clínica MedPrimus, em São Paulo, para entender tudo sobre como cuidar da tatuagem no verão:

1. Abuse do FPS

Segundo a profissional, o ideal é usar um protetor solar com fator de proteção maior que 30 e que seja resistente à água. É preciso também lembrar de reaplicá-lo a cada duas horas. Se você não é fã do creme, saiba que já existem opções de roupas UV com FPS 50, que servem muito bem como aliadas nesse período.

2. Não esqueça o hidratante

Outro produto que não pode faltar na sua estante enquanto aproveita o verão é o hidratante. Se você tem tatuagens no corpo, a hidratação vira duplamente essencial, porque ajuda a manter a pele sempre saudável e evita que ela resseque ou estique com o tempo, o que também afeta a coloração e o desenho.

3. Cuidado com o sol

A Dra.Bruna recomenda que, se você pretende ficar no sol, o melhor a fazer é evitar os horários de pico (entre 10h e 15h) e tomar cuidado para não ficar muito tempo debaixo da luz solar – o risco da região queimar e descascar é grande, e isso pode danificar o desenho.

4. E se queimar a pele…

… Não esqueça da hidratação. Esse é o melhor remédio para que a região se recupere. No caso de dor, é possível tomar remédios que auxiliam nesse alívio, como analgésicos ou anti-inflamatórios, mas é importante primeiro consultar um médico. Ah, e se a pele descascar, evite puxar as pelinhas, ok? Além de piorar a sensibilidade isso também pode acabar machucando mais a região e a tatuagem ser ‘tirada’ da pele junto com esses descames.

Imagem: Unsplash


Tem uma tattoo e segue uma rotina de cuidados? Conta pra gente:

@ load more