Por que é importante dar um tempo após o término de um relacionamento?

Namoro, noivado, casamento, não importa, términos sempre são uma questão complicada de lidar, afinal, envolve separação, perdas, incertezas e uma porção de outros sentimentos e conflitos internos.
Quando o término é de comum acordo, geralmente devido à certeza de que é o relacionamento já não estava legal para ambos, as coisas tendem a ser bem mais tranquilas. No entanto, há os términos que não são uma decisão bilateral, ou seja, apenas um dos lados decidiu encerrar a união. No segundo cenário, a reação mais comum é resistir à constatação de perda, tendo em vista que ninguém gosta de ver chegar ao fim algo que lhe faz bem e que, em muitos casos, está sendo alimentado há muito tempo.
Relutar, discutir, brigar, tudo isso são formas da nossa mente tentar reverter algo que, num relacionamento, não depende apenas de nós. Mas nem sempre é fácil aceitar, pois há muito mais do que carinho, amor e momentos juntos envolvidos na história.
Há também as expectativas, e, acredite, são elas as maiores causas da nossa incapacidade de aceitar os términos, pois quebra de expectativa representa a quebra de todos os momentos passados juntos e, sobretudo, da esperança de poder viver todos os momentos que viriam, e isso dói bastante.
Mas o que fazer para lidar com o término, com a quebra de expectativa e com a dor? Dar uma resposta para essa pergunta é algo bastante complicado, porque temos várias formas de compreender e encarar a situação, lavando em consideração a forma como cada pessoa suporta viver esse momento de luto.
Independente da escolha de como encarar esse momento, um caminho tende a ser indicado pela maioria dos terapeutas e analistas quando o assunto é termino de relacionamento: você precisa dar um tempo. Mas por porque dar um tempo é algo tão importante depois de um término? Abaixo, trago dois bons motivos para você se permitir dar um tempo para si mesma.
Porque é importante dar um tempo após o término:
1. Permite que você se encontre consigo mesma
Durante um relacionamento, por mais saudável que seja, há uma mistura de sentimentos e de hábitos que, não raro, fazem com que as pessoas deixem de lado ou abandonem de vez práticas e cuidados que, anteriormente, eram coisas que lhe geravam bem-estar e que, mesmo não sendo algo ofensivo ao relacionamento, acabaram sendo escanteadas do seu cotidiano. É hora de olhar si, por fora e, sobretudo, por dentro, porque esse é o momento de se reencontrar e reencontrar tudo aquilo que já te fez bom. Isso fará uma grande diferença no enfrentamento da dor;
2. Fortalece o amor-próprio
Logo após um término, é comum que a pessoa comece a lançar toda a culpa daquela situação sobre si mesma, mesmo quando isso não é verdade. Isso acontece, na maioria das vezes, porque a nossa mente quer encontrar o motivo para tudo ter chegado ao fim. Dar um tempo permite que você entenda uma coisa básica, que o outro não é e nunca pode ser tudo na sua vida, isto é, sua única possibilidade de alegria e realização. É o momento de fortalecer o seu amor-próprio e aproveitar a sua própria companhia.
No mais, é imprescindível que você tenha em mente que, apesar da dor inevitável, esse é um processo que tem fim, e que tanto vivenciar esse processo de luto como atingir o seu fim podem se facilitados quando desenvolvemos práticas de autoanálise, busca por amor-próprio e amadurecimento sentimental. Amadurecer sentimentalmente é entender que toda relação é uma possibilidade, nunca uma certeza, e, mesmo sendo uma possibilidade, não quer dizer que não possa durar para sempre.
A única certeza que temos é que a vida tem apenas uma direção a ser seguida: em frente, então enfrente tudo da melhor forma possível. Buscando amar a sim mesma torna o caminho menos difícil de percorrer. Permita-se esse tempo. Use-o para fortalecer o que há de melhor em você e, acima de tudo, ame-se. Quando aprendemos a nos amar verdadeiramente, torna-se mais fácil amar novamente.
Imagem: Unsplash