Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já percebeu que algumas pessoas apresentam dificuldade em progredir em direção a seus objetivos? Sabe aquela amiga que está sempre sonhando com uma meta, mas nunca consegue alcançá-la? Por que isso acontece? O que podemos aprender com elas e não repetir em nosso dia a dia?

Algumas pessoas raramente sentam-se por alguns instantes e fazem uma reflexão sobre o que não está funcionando em suas vidas. Em vez disso, pessoas improdutivas (e muitas vezes estressadas e infelizes) ficam presas em um círculo vicioso, sempre olhando para o futuro. Elas querem saber quando as coisas vão mudar, quando vão conseguir uma promoção, quando elas serão capazes de dar um salto no padrão de vida ou quando seu empreendimento se tornará rentável.

Quando olhamos somente para o futuro, temos um grande problema. As pessoas bem-sucedidas gastam tanto tempo refletindo sobre o passado, quanto planejando o futuro. Normalmente, aquelas que realmente alcançam seus objetivos reservam tempo para se auditar.

Elas olham para trás na semana anterior, mês, trimestre, mesmo ano, procurando maneiras pelas quais poderiam ter melhorado. Elas analisam momentos em que foram assertivos e outros onde cometeram alguma falha. Elas questionam quantos dias eles ficaram tristes, improdutivas ou não renderam tanto quanto gostariam. E, acima de tudo, perguntam-se o que poderiam fazer de forma diferente, avançando para alterar alguns hábitos e atitudes.

Infelizmente, a verdade é que a maioria das pessoas quase nunca faz isso. Mas, Tatiana, como mudar isso?

Um hábito para deixar sua segunda mais produtiva

segunda mais produtiva

Todos os domingos, separe de 15 a 30 minutos e avalie a semana que passou. Esse exercício de reflexão pode ser feito com o apoio de uma agenda ou caderno de anotações. Eu gosto muito de utilizar um moleskine, que cabe na bolsa e está sempre ao meu alcance junto com uma lapiseira. Às vezes, é possível utilizar um quadro branco ou um flipchart. Ou ainda, simplesmente sentar em silêncio e pensar.

Olhe para a semana que passou e examine todas as horas, de todos os dias. Questione-se. Onde eu fui mais produtiva? Por quê? Onde eu fui menos produtiva? O que causou isso?

Eu desisti de algum projeto ou atividade prematuramente? O que aconteceu? Por que não terminei alguns dos projetos que eu disse que queria terminar? Eu estava ocupada com outras coisas? Como eu fiquei muito ocupada? Por que eu disse ‘Sim’ a essas outras oportunidades? Eu sabia que isso iria comprometer a conclusão das tarefas que eu realmente queria trabalhar?

Examine a semana que passou

Examine tudo – e então estabeleça um plano de ação para enfrentar a semana que vai começar. Se você não está constantemente auditando a si mesma, seus hábitos, sua agenda e a forma como você se aproxima da sua própria vida, você nunca terá o controle da direção para onde está indo. É aí que muitas pessoas dão errado.

Elas enrolam, procrastinam e ficam olhando para o futuro – em vez de sentar-se, refletir e abordar os maus hábitos ou decisões que as mantém estagnadas.

O que acaba acontecendo, então, é que essas pessoas permanecem passivas em relação à vida. Sentam-se no sofá e esperam que algo aconteça com elas, em vez de procurarem todas as pequenas oportunidades que poderiam ter conduzido a uma decisão diferente. E a razão pela qual as pessoas lutam para fazer isso é porque é difícil, é revelador, é vulnerável, e isso significa assumir a responsabilidade por suas próprias falhas.

Não é incomum optarmos por culpar a sorte, o destino e o resto do mundo pelas nossas deficiências. Se você deseja tornar seu domingo menos estressante e sua segunda-feira mais produtiva, separe quinze minutos para refletir sobre a semana que passou. Avalie os 7 dias anteriores.

Promova mudanças para a semana seguinte

Pergunte a si mesma: “Onde eu falhei?” Onde eu poderia ter tomado melhores decisões? Como poderia ter agido para chegar mais próxima das minhas metas? Dos meus objetivos? Então, imagine-se em uma situação similar na próxima semana, e estabeleça quais ações diferentes você vai fazer.

Se você foi para muitos eventos sociais na semana passada, decida agora que, quando alguém a convidar nesta semana – não importa o que seja – você vai dizer: “Não, obrigada. Estou ocupada.” E decida, agora mesmo, onde você vai investir seu tempo. 

Esse simples hábito de reflexão mudará fundamentalmente a direção de sua vida. Isso irá colocá-la em um estado mental melhor no domingo. E vai te preparar para o sucesso na segunda-feira.

segunda mais produtiva

Uma ótima semana, produtiva e feliz para todas!!!

Imagem: Pexels


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more