Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Muitas pessoas se questionam sobre se vale a pena ou não perdoar uma traição, entretanto isso é algo muito particular e que cabe a decisão de cada um, ou seja, não há uma resposta unânime.

Mas, independentemente de qual seja a sua atitude frente à isso, saiba que infelizmente, as chances de passar por uma infidelidade, ao menos uma vez na vida, são grandes.

Como eu lhe afirmo isso? Pois, segundo dados de uma empresa de aplicativo para pulada de cerca (Ashley Madison), o Brasil é o país recordista no número de usuários cadastrados.

Além disso, segundo uma pesquisa de infidelidade realizada pela psiquiatra Carmita Abdo, cerca de 50% dos homens relataram já ter traído e 30% com relação as mulheres. 

Então, embora o Brasil pareça ser um país conservador, saiba que somos sim, em uma quantidade alarmante, um povo infiel e que busca suprir suas necessidades fora de seus relacionamentos.

Afinal, devo perdoar uma traição ou não?

Antes de entrarmos no mérito dessa questão eu lhe pergunto: Você sabe o significado de traição?

Pois bem, primeiramente é preciso que você entenda exatamente sobre o que estamos falando.

Nesse sentido, o ato de trair está relacionado a ser infiel, isto é, ser desleal com algo que foi estabelecido em um compromisso.

Assim, a traição quer dizer que alguém rompeu ou violou o contrato estabelecido entre as partes, gerando inúmeros conflitos pessoais e emocionais.

A maioria dos casais tem o hábito de, logo no começo do relacionamento, adotar o contrato pré-estabelecido pela sociedade como padrão para o próprio relacionamento, sem sequer conversar sobre o que isso implica. Muitas vezes esse acordo é feito de forma tácita, sem deixar espaço para discussões, concordâncias ou mesmo novos termos.

Para algumas pessoas até mesmo por estar olhando uma foto e cobiçando alguém podemos estar traindo, já que o pensamento está focado nessa nova pessoa, para outras até mesmo uma relação sexual com outra pessoa pode não configurar traição.

Por essas e outras razões que não há uma decisão final sobre se vale a pena perdoar uma traição, já que isso é muito pessoal, pois depende do que ambas as partes combinaram anteriormente e o que estão dispostas a aceitar.

É possível superar uma traição?

Com relação à superação de um caso de infidelidade, é preciso pensar em dois fatores principais: se continuará o relacionamento e se estará feliz mesmo sabendo da traição.

Em ambos os casos você precisa escutar o seu coração, nada de opiniões a alheias, ok? Além disso, é crucial pesar na balança os prós e contras da sua decisão.

De nada adiantará você tentar salvar seu relacionamento se todos os dias lembrar da traição e continuar culpando o outro pelo fracasso da relação, não é mesmo?

Sendo assim, o primeiro passo rumo a superação é a inteligência emocional, isto é, ter consciência do que você quer para a sua vida e o que irá lhe fazer bem, aceitando as consequências posteriormente.

O próximo passo de como superar uma traição é não se vitimizar, já que muitas pessoas tendem a se colocar como vítimas da situação e isso é extremamente danoso ao seu estado emocional.

Afinal, se você é a vítima não há nada que você possa fazer para encontrar uma solução, ou para melhorar a situação.

Assim, você não deve tentar fugir de qualquer responsabilidade de melhorar esse momento ruim.

Além disso, jamais tente achar que só por que perdoou a pessoa que você ama você terá controle sobre ela, pensando que o outro fará tudo que você quiser, uma vez que assim você só agravará o problema.

Por fim, a última dica que lhe doou para vencer esse péssimo momento é não se culpar. A desonestidade do outro não é sua responsabilidade!

Nunca, em qualquer hipótese tente perdoar uma traição (ou aceitar) baseado nas desculpas e acusações da outra pessoa. 

Então, espero do fundo do meu coração que você vença essa batalha contra a traição no seu relacionamento e que consiga perdoar e seguir em frente, seja se reconciliando ou desistindo.

Saiba que em ambos os casos você estará ganhando, especialmente em amor próprio e qualidade de vida, já que ninguém merece estar ao lado de alguém que não nos valoriza, não é mesmo?

E caso tenha sido algo momentâneo que não virá mais a se repetir, perdoe de verdade, sem guardar rancor ou voltar no assunto sempre que vocês brigarem!

Imagem: Freepik

@ load more