7 motivos pelos quais o Dia do Orgulho Hétero é totalmente desnecessário

Aqui estão alguns argumentos para usar quando pessoas disserem que o Dia do Orgulho Hétero é algo normal…

Dia do Orgulho Hétero é como a criança que chorou até ganhar o presente no aniversário do irmão #DiaDoOrgulhoHetero
Mas antes, um pouco de contexto:
Dia 28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTI. A escolha dessa data foi devido ao que aconteceu no Bar Stonewall em 28 de junho de 1969.
Durante as décadas de 50 e 60, nos Estados Unidos, o sistema jurídico era contra a homossexualidade, então, foram anos bem difíceis, principalmente os últimos da década de 60. Eram raros os estabelecimentos que aceitavam o público LGBTI e aqueles que aceitavam, sofriam batidas policiais constantes.
O Bar Stonewall era um bar frequentado pela comunidade gay, entenda-se gays, lésbicas, transgêneros, drag queens, etc. e, consequentemente, era constantemente “visitado” repetidamente por policiais. No dia 28 de junho de 1969, as vítimas dessa perseguição resolveram se insurgir, dando início a praticamente 3 dias de confronto intenso.
Quanto ao estopim dessa reação, há controvérsias. Algumas histórias dizem que foi devido à agressão de uma lésbica por um policial e outras afirmam ter sido a prisão injusta de algumas travestis.
Fato é que essa luta marcou a história do movimento LGBTI. Tanto que um ano depois, em Nova Iorque, aconteceu a primeira Parada do Orgulho Gay, em homenagem ao acontecido em Stonewall, O dia em que a comunidade gay, vítima de tanta exclusão social, passou a lutar por seus direitos.
O Dia do Orgulho LGBTI tem uma história, uma origem, um motivo (ou vários motivos) e um propósito para existir. Não é por puro capricho. E mesmo assim, da mesma forma que uma criança muitas vezes não consegue aceitar a festinha de aniversário do irmão sem demandar um presente também, muitos bradam de forma infantil e despropositada o famoso “Orgulho Hétero”.
Por isso, vão aqui alguns motivos bem claros pelos quais o Dia do Orgulho Hétero seria totalmente desnecessário. Dessa forma, você pode compartilhar sem ter que se dar ao trabalho de pensar em uma resposta para quem acha isso aceitável.

Feliz Dia do Orgulho Hétero! O único dia do ano que pessoas heterossexuais podem ser elas mesmas sem preconceito ou discriminação
Por que o Dia do Orgulho Hétero é totalmente desnecessário
Argumentos para ter na ponta da língua:
1. A palavra Orgulho, nesse contexto, é o antônimo de vergonha, já que por muito tempo a comunidade LGBTI teve a vergonha imposta às suas orientações sexuais e identidades de gênero como forma de opressão e controle. Quantas vezes você, heterossexual cisgênero* (pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer, ou seja, a pessoa que não é transgênera), teve vergonha ou foi humilhado por ser cis hétero?
2. Temos orgulho de algo que foi difícil de conquistar. E conquistar espaço nessa sociedade tão repressora e homofóbica é extremamente difícil para um LGBTI. E pra você, cis hétero, é muito difícil?
3. Quando se sofre tanto ódio, humilhação e discriminação desde muito cedo, você acaba aprendendo a se odiar também por simplesmente ser quem é. Isso é extremamente injusto. O dia do orgulho LGBTI serve para reforçar o orgulho e o amor próprio, a aceitação da própria orientação sexual e da própria identidade de gênero. É um dia para se resgatar a autoestima perdida durante uma vida inteira de ataques preconceituosos. Você, cis hétero, também já se odiou muito por ser assim? Já teve sua autoestima mutilada por ser hétero e cis?
4. O Dia do Orgulho LGBTI é um dia de reflexão e de conscientização. Muitos gays, lésbicas, bissexuais, intersexuais e, principalmente, transexuais ainda apanham, são expulsos de casa, assassinados, mutilados, marginalizados, simplesmente por serem quem são.
O ódio e a violência sofridos pela comunidade LGBTI são gigantescos e esse é um dia para lembrarmos disso, para lutarmos contra essa discriminação tamanha. Para dizer “nós existimos e resistimos”. E você, hétero, sofre muita violência por ser heterossexual cisgênero? Quer um dia para conscientização sobre a sua “perseguição”?
5. Quando você é LGBTI você vive uma vida suportando desde a mais profunda violência e exclusão até as piadinhas constantes no dia a dia que humilham, ofendem e machucam. O Dia do Orgulho LGBTI é o dia de sentir ORGULHO, de se sentir feliz por ser quem é e se encher de força para lutar os próximos 364 dias. Por isso é necessário um dia especial que é muito mais do que uma celebração. É um dia para demandar o direito de existir e ser respeitado! E você, cis hétero, também precisa disso?
6. Você, heterossexual cisgênero, já tem todos os outros dias do ano para viver sua orientação sexual e identidade de gênero na plenitude e não pode suportar que por apenas um dia o foco não seja você?
7. Tenho certeza de que qualquer um que tenha mais de 12 anos já consegue sair do argumento raso de “se eles têm, nós também temos que ter”. Há muito mais elementos envolvidos na história e que devem ser considerados. Não é preciso ir muito fundo para entender, por exemplo, que não seria justo a doação de presentes no Natal para crianças ricas em detrimento de crianças pobres, não é? Igualdade não é tratar todo mundo da mesma forma, mas tratar os desiguais na medida da sua desigualdade!
Então, aos héteros e cisgêneros, em vez de continuarem bradando aos quatro ventos o seu “Orgulho Hétero” ou a necessidade de um ‘Dia do Orgulho Hétero‘, sintam-se felizes e gratos por não PRECISAREM de um.
Pronto! Agora você pode compartilhar esse conteúdo com quem ainda acredita na falácia do “orgulho hétero” e ajudar essa pessoa a evoluir sem precisar investir tanto o seu tempo nessas discussões, que na verdade pertencem ao século passado e fugiram para o nosso por razão ainda desconhecida.
E se você tem mais algum argumento para enriquecer o nosso debate, comenta aqui e vamos nos ajudar ainda mais! Um feliz dia do Orgulho LGBTI a todxs!