Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você por acaso já ouviu dizer que o fracasso pode ser uma escolha sua, enquanto o medo não? Bem, se pararmos para pensar, essa frase faz todo o sentido do universo. Acontece que para fracassar, precisamos tentar. É como se déssemos um tiro no escuro, sabe? Temos aí 50% de chances de sucesso, e 50 % de derrota.

Já o medo é aquele sentimento que trava qualquer pessoa de seguir em frente. Ele reprime, fazendo a gente pensar que não vale a pena tentar algumas coisas. Ele é aquela vozinha dentro de nós que diz que precisamos continuar em nossas zonas de conforto.

E é claro que todos nós obedecemos porque o medo dá um “medo” do caralho! É um instinto. Mas vou te contar uma coisa: a melhor forma de saber como superar o medo do fracasso, é entendendo que ele não é um bicho de 7 cabeças. É saber que ele faz parte da vida e de nosso crescimento.

Mas olha, chega mais aqui um pouquinho, se puder, pegue um cafézinho e vem conversar comigo. Hoje eu vou te mostrar como superar o medo do fracasso sem sofrer, e melhor ainda, sem ter aquele TANTO de conflitos internos que EU SEI, e você também, que todos nós temos.

Como superar o medo do fracasso do jeito certo?

1 – Pare de dar tanta importância a ele

Silvio Santos, Beyoncé, Madonna, Michael Jackson, Anitta. Sabemos quem é o apresentador milionário, a cantora mais influenciadora do mundo, a rainha e o rei do pop, e a cantora que levou ao mundo um novo conceito de ‘twerking’. Mas ninguém se lembra de quantos tombos Silvio tomou para chegar ao lugar de dono de emissora que ocupa hoje. Muita gente desconhece o fato de que Madonna passou PÉSSIMOS BOCADOS antes de se tornar famosa. Michael então, nem se fala.

No entanto, eles estão aí hoje. Então assim, o que que acontece: quanto mais IMPORTÂNCIA você der ao erro, mais forte e insuportável ele se tornará. É isso que mais trava a gente a ter coragem e seguir em frente. Sabe como superar o medo do fracasso? É ter consciência de que dá para se levantar depois de qualquer tombo. É parar de demonizá-lo e entender que perder aqui e alí faz parte da vida. É meio que aceitar que, na vida, a gente mais erra do que acerta, e que é isso que constrói o nosso caráter.

Tá com medo de arriscar algo novo? Ah, e se não der certo? E se ninguém gostar? E se não der em nada? Olha, se tem uma frase que eu curto demais é a seguinte: o não você já tem. Não custa NADA tentar. Diquinha do dia: se você cair, do chão não passa.

2 – Trabalhe a sua autoestima

Presta atenção numa coisa: VOCÊ PODE, VOCÊ É CAPAZ. Insegurança é uma merda. Tem dificuldade em algo? Se esforce para se tornar melhor. Já sabe que é boa em alguma coisa? Faça questão de desenvolver ainda mais esse talento. Seja autodidata, pesquise, estude, corra atrás.

NÃO SABER não te torna inferior. NÃO TER a grana que o coleguinha tem também não. Para saber como superar o medo do fracasso, um dos primeiros passos é encontrar a força que existe dentro de você mesma. É SABER que você é capaz, é confiar em si mesma. Errou? Corrige. Errou de novo? CORRIGE DE NOVO, porra! CONFIE no seu taco, dê mais credibilidade a suas ações e extintos. Se não tiver dado certo, mude, analise a melhor situação e trace novos caminhos.

Para saber como superar o medo do fracasso, basta SAIR DA INÉRCIA. Entenda que você é capaz de tudo e que pode correr atrás do que quiser. Encontre sua força, sabe? Se encontre, se ame, se abrace e SE RECONHEÇA. Pode apostar que se a cada tombo que você der, você se levantar com uma certeza ainda maior de que agora pode ser que dê certo (porque você aprendeu com um erro), o medo do fracasso vai se tornar uma formiguinha perto de sua autoestima.

3 – Paciência é sinônimo de ‘um passo de cada vez’

como superar o medo do fracasso

Tem jeito de carregar um vídeo no YouTube e no dia seguinte já se tornar famoso, com entrevista marcada no Jô Soares? Assim… pode até ter, mas é bem improvável, não é mesmo? ENTENDA: saber como superar o medo do fracasso envolve saber, também, que é preciso ter paciência e persistência. É não ter medo de encarar um, dois, três ou mil erros. É aprender com todos eles. É somar toda e qualquer falha e construir um PUTA sucesso. É saber que NADA acabou, muito pelo contrário: só está começando.

Tenha fé em si mesma, e no tempo também. Tudo tem a hora certa para acontecer.

4 – Encare o medo de frente

Saiba como superar o medo do fracasso abraçando-o. Poxa vida, estou com medo! E aí, o que posso fazer? Sair correndo, ou enfrentá-lo, analisá-lo e entendê-lo? Vai desistir antes de saber o motivo pelo qual seus fantasmas existem? Não, né?

Ter medo não é vergonha alguma, e muito menos sinal de fraqueza. Fraqueza, na verdade, é se render a ele sem ao menos entender o que está acontecendo. É entregar os pontos MUITO antes da hora. Bora tomar coragem e entender, passo a passo, quais são esses medos, e colocá-los numa balança. Eles são tão importantes assim? Se sim, beleza, parta para o próximo. Se não, beleza também, siga em frente.

5 – Foco no presente

A gente não sabe o que vai acontecer no futuro, e também não consegue mudar o que já aconteceu no passado. Ou seja? Todos nós só temos controle do presente, então concentre-se nele! Chega de “e-se”. Faça o que puder agora e colha os frutos mais tarde. Procure sempre fazer seu melhor, e concentrar para que tudo dê certo dalí para frente. Pensamento positivo, garra e coragem sempre!

Não deixe o medo te segurar

Tornar o fracasso uma opção é mais fácil que tornar O MEDO uma opção, certo? Um a gente escolhe, o outro a gente sente. Mas perder o medo do fracasso é um exercício diário que a gente pode ir conquistando aos poucos. Você não vai virar o rambo de hoje para amanhã, pode ter certeza disso. Mas só de dizer a si mesma, todos os dias, que você é capaz, que errar faz parte e que todo fracasso pode gerar um sucesso, já é meio caminho andado.

Sem essa de ‘não dá’, ein? Coragem!

Imagens: Pinterest


E qual conselho você daria a essa leitora nossa, que se sente um fracasso?

@ load more